Menu fechado

Corina Gastronomia Escola de Culinária

Calendário dos vestibulares

Não perca essa!

O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

Curso de Pós-Graduação em Gestão de Restaurantes e Gastronomia, exclusivo em Campinas, é nova aposta da Policamp visando o setor em franco crescimento

A Gastronomia tem se tornado uma profissão conceituada e que conquista espaço em todo o mundo, inclusive no Brasil – um país que oferece uma diversidade cultural e de tradições culinárias de várias partes do mundo. Com o setor em franco crescimento e uma forte tendência pelo segmento, com inúmeras opções de bares e restaurantes no mercado, nada melhor que uma formação acadêmica na área.

Mais uma vez a Policamp – Faculdade Politécnica de Campinas, considerada uma das melhores faculdades do Estado de São Paulo, saiu na frente e lançou em parceria com a Corina Gastronomia Escola de Culinária, o Curso de Pós-Graduação em Gestão de Restaurantes e Gastronomia – exclusivo em Campinas. As aulas começaram neste início de ano letivo, mas ainda restam vagas remanescentes e os interessados podem se inscrever para o Vestibular Continuado até o dia 31 deste mês.

A Corina Gastronomia Escola de Culinária está funcionando ao lado da cantina externa, num Espaço Gourmet patrocinado pela Policamp e GE. O curso pretende formar executivos gastronômicos e é voltado tanto a pessoas que já atuam no segmento alimentício, como gerente, chefe de cozinha, consultor ou proprietário de restaurante, bem como àqueles que gostam da arte de cozinhar.

Para o coordenador do curso, prof. Sérgio Rauen de Souza, esse é o sonho do negócio próprio, mas com os pés no chão, já que o setor gastronômico fatura o equivalente a 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e é responsável por 8% dos empregos diretos no país, o que representa quase 6 milhões de pessoas.

De acordo com o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro – divulgado pela Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (ABRESI) – o setor de alimentação emprega mais de 100 mil trabalhadores no Estado e exige cada vez mais mão-de-obra qualificada. Os recentes investimentos de grandes redes de restaurantes e hotéis internacionais no Brasil estão tornando o segmento cada vez mais competitivo. Dessa forma, as oportunidades de trabalho estão se ampliando e a busca por profissionais qualificados aumenta a cada dia.

“Apesar de ser bastante recente o reconhecimento da gastronomia como importante geradora de renda e empregos no Brasil, o peso deste setor na economia se torna cada vez maior e com um enorme potencial de crescimento, não só em função dos grandes eventos que terão o país como sede, mas também pelo fato de que são pouquíssimos países no mundo que podem oferecer a diversidade e riqueza de insumos aqui encontrados”, disse.

De acordo com o coordenador, o crescimento vertiginoso do setor fez crescer também o número de cursos de gastronomia do país, que até 15 anos não era oferecido por nenhuma instituição e hoje é oferecido por mais de 100 instituições de ensino.

Porém, é necessário se atentar à qualificação profissional. Ainda segundo a ABRASEL, 35% dos restaurantes fecharam em menos de um ano de funcionamento e somente 3 em cada 100 estabelecimentos sobrevivem mais de 10 anos, devido a falta de preparo dos proprietários que, na maioria das vezes, não têm o conhecimento sobre a gestão de uma empresa como esta.

Profissionais experientes

O acadêmico do curso de Gastronomia tem contato com as ferramentas necessárias para acompanhar com segurança o trabalho de uma brigada de cozinha, como também para executar os procedimentos de administração, imprescindíveis para o sucesso deste negócio, tais como Custos, Recursos Humanos, Administração Financeira, Marketing, Legislação Fiscal e Trabalhista, Nutrição, entre outros.

“Este curso é indicado não apenas aos profissionais formados em gastronomia e áreas ligadas ao segmento da alimentação, como também profissionais com formação superior em qualquer área que pretendam investir em um negócio no ramo de alimentos e bebidas e necessitem de conhecimentos que auxiliem a gestão da empresa”, completou o coordenador prof. Sergio Rauen de Souza.

Para o sucesso deste curso, o Corpo Docente foi escolhido entre profissionais com vasta experiência em suas áreas de atuação e também acadêmica, que possam agregar ao aluno muito mais do que conhecimento teórico, mas exemplos práticos do dia-a-dia e experiências reais de um negócio na área de alimentação.

O prof. Sérgio Rauen de Souza é formado em administração de empresas pela EAESP-FGV, e se dedica a gastronomia há 25 anos, como proprietário e chef dos restaurantes Spice, Corina e também da Corina Gastronomia Escola de Culinária.

Ex-diretor de Gastronomia e ex-presidente do Campinas e Região Visitors Convention Bureau, Sérgio Rauen de Souza foi um dos mentores do Festival Gastronômico de Campinas que em terá a quarta edição, e já faz parte do calendário turístico de Campinas e Região. Foi também professor da Faculdade de Jaguariúna nos cursos de Hotelaria e Turismo.

A prova do Vestibular Continuado deve ser agendada na secretaria ou no portal, e poderá ser feita até o dia 31 deste mês, de segunda a sexta, às 19h30, e aos sábados, 10h.

Corina Gastronomia Escola de Culinária

Vestibular1 leva 1 Prêmio

Cursinho FEA-USP

Depoimentos Vestibular1

Depoimentos do Vestibular1

Cursinhos Populares

UniSEB Interativo

Formatura Ceunsp

Livra Livro

Extensivo do Anglo

Vestibular Aiec

6ª chamada Unicamp

Graduação EaD Unicid

IR na Unibrasil

Visita ao Museu

Web Science

Palestra Gratuita

Medicina Estética

IPCS e IPCP

Curso da Maturidade

Pós-Graduação FAI

Dia do Turismo

Gestão do Comércio

Palestrante da ONU

Marketing Turístico

Despedida do TREMA

Calendário de Março

Notícias nos Parceiros

Notícias dos Parceiros

Mais Tags do vestibular1

Veja também: Vai cair no Enem! e Vai cair na Fuvest!

Notícias Enem V1

Vídeo Aulas grátis no Vestibular1

Vibrações Positivas para vestibulandos

Depoimentos sobre o Vestibular1 – Deixe o seu também!

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página do Especial ProUni Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Fuvest – Vencendo a 1ª Fase

Passe na Fuvest

Fuvest – 2ª Fase Descomplicada

Passe na 2ª fase Fuvest

Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis!

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também