Gestores de Recursos Naturais - Vestibular1

Gestores de Recursos Naturais

Nova pós-graduação forma gestores de recursos naturais

Não perca essa!

Profissionais atenderão demanda de um dos setores que mais cresce e recebe investimentos em Minas Gerais e no mundo

A expansão contínua do consumo mundial de recursos naturais vem motivando as organizações que atuam no setor a ampliarem a contratação de mão-de-obra e investirem em pesquisa, treinamento e produção. Atenta a este movimento, a Universidade FUMEC, de Belo Horizonte,lança a pós-graduação lato sensu em Gestão Estratégica de Recursos Naturais, com o objetivo de formar gestores para atuar estrategicamente na administração de funções organizacionais nas áreas de mineração, recursos hídricos e petróleo e gás.

“A exploração sustentável dos recursos tem gerado desafios importantes. O crescimento deste mercado é estável, mas requer, cada vez mais, profissionais que aliem formação técnica à formação sólida em gestão, com visão global do setor”, destaca o coordenador do curso, professor Daniel Pardini. A especialização visa à capacitação em quatro áreas: estratégia organizacional; inovação, tecnologia e pessoas; legislação ambiental e internacionalização e especialização em áreas afins da administração de recursos hídricos e minerais.

A FUMEC tem hoje como prioridade a internacionalização de seus programas de mestrado, trazendo professores de renome internacional para palestras sobre temas emergentes de gestão, o que poderá vir a ser aproveitado também pelos alunos da pós de Recursos Naturais. “Estudos desenvolvidos no mestrado em Administração da FUMEC têm colaborado para ampliar o conhecimento na gestão de áreas específicas da economia (siderurgia, mineração, gestão pública de recursos hídricos e outras) e possibilitado uma maior aproximação com organizações estrangeiras”, completa Pardini.

“Apesar da crise financeira global, o setor de mineração deve ser um dos primeiros a retomar o aquecimento de vendas verificado em 2007 e 2008”, afirma o coordenador. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, em 2008, a exportação dos minérios de ferro não aglomerados e seus concentrados correspondeu a 28,1% do total das vendas externas do estado, com variação positiva em mais de US$ 2 bilhões. A mineração também é um importante gerador de empregos no estado. De acordo com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, antes da crise havia uma estimativa de 40 mil contratações diretas e indiretas até 2012.

No setor de petróleo e gás, com as promissoras descobertas na camada de pré-sal no litoral brasileiro, um grande volume de investimentos está previsto para a cadeia de suprimentos envolvida com a indústria petrolífera. Em Minas Gerais, no dia 01 de julho o governo estadual anunciou a perfuração do primeiro poço para exploração de gás na Bacia do Rio São Francisco. O governo também investe na expansão da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), concessionária de distribuição de gás canalizado. A empresa deverá alcançar, em 2010, um incremento superior a 100% em malha de gasodutos e volume de distribuição de gás natural.

Segundo Pardini, o segmento de recursos hídricos é outro que merece atenção, não só pelo aumento da demanda desse bem público, como também pela necessidade de entender o impacto dos aspectos regulatórios e normativos que afetam a sua gestão. De acordo com o presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais, estão previstos investimentos de R$ 2 bilhões na construção de 70 Pequenas Centrais Hidrelétricas, em todas as regiões mineiras.

Instituições públicas de São Paulo divulgam simultaneamente calendário dos vestibulares, os candidatos que pretendem participar das provas da Fuvest, Unesp, Unicamp, UFSCar, Unifesp, ITA, PUC-SP e PUC-Campinas, já podem conferir as datas dos exames. Veja o calendário:

Fuvest Unicamp Unesp Unifesp PUC-São Paulo

UNIFIEO estende prazo de inscrições

Último dia para a inscrição no ENEM

3º etapa do PAS da Ufla

Tênis Amador

Festa das Nações Unidas de Indaiatuba

Workshop sobre Educação em Computação

Mais uma Faculdade Gratuita

Conheça o Exclusivo

Guia de Como Escolher a Profissão

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis!

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta