Intercâmbio de Medicina - Vestibular1

Intercâmbio de Medicina

UNICID é a única brasileira a integrar rede mundial de intercâmbio de estudantes de medicina

Calendário dos vestibulares

Não perca essa!

O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

A Universidade Cidade de São Paulo – UNICID é a única instituição brasileira a integrar a Global Health Learning Opportunities – GHLO (Oportunidades Globais de Ensino de Saúde), consórcio que integra 22 faculdades de medicina em todo o mundo com o objetivo de promover o intercâmbio de estudantes da área. Essa rede foi criada para atender os desafios do século XXI, quando a globalização será um fator chave no gerenciamento da saúde.

“Recentemente, temos tido inúmeras ondas globais de doenças contagiosas e com o crescente intercâmbio de pessoas, víveres e mercadorias, essa tendência deve aumentar”, destaca o Prof. Dr. José Lúcio Martins Machado, diretor do curso de Medicina da UNICID. “Por isso, cada vez mais profissionais da saúde pública e da rede privada precisam ter uma visão global da prática médica”. Machado lembra ainda que a migração de trabalhadores favorecida pela economia global coloca médicos cada vez mais em contato com pessoas de culturas e históricos biológicos distintos daqueles que são prevalentes em seus países de origem. “O estudo de medicina em outros países favorece o contato com populações com históricos e características de saúde diferentes”, ressalta.

A GHLO é uma iniciativa da American Association of Medical Colleges – AAMC (Associação Americana de Escolas Médicas), que identificou, nos Estados Unidos, uma grande demanda, por parte dos alunos, por oportunidades em outros países. “Além de enviar nossos estudantes, a UNICID também receberá alunos que querem se beneficiar da qualidade do ensino brasileiro de medicina”, completa Machado.

Para atender um programa internacional de intercâmbio que envolve instituições de ensino de países tão diferentes como Estados Unidos, Alemanha, Israel, Itália ou Malásia, o inglês foi definido como língua franca. “Estamos agora em fase de produção dos materiais em inglês e apoiando os professores no treinamento do idioma”, explica Machado.

O programa de intercâmbio é aberto a estudantes que tenham terminado os dois primeiros ciclos do curso, ou seja, tenham desenvolvido os conteúdos básicos e clínicos. Critérios de seleção, envio e acolhida de estudantes serão estabelecidos pelas próprias instituições de ensino participantes de agora até 2013, período no qual o projeto encontra-se em fase piloto. No caso da UNICID, a primeira turma a estudar no exterior poderá ter até 25 alunos. Assim como as demais instituições participantes, a UNICID divulgará entre abril e maio os detalhes para que os alunos interessados possam se inscrever. Os intercâmbios devem ter início no segundo semestre deste ano.

Detalhes sobre a GHLO podem ser obtidos em https://www.aamc.org/students/medstudents/ghlo/

Curso de Medicina na UNICID

O curso de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) recebeu em o reconhecimento máximo do Ministério da Educação, a nota cinco. Ele segue um projeto didático inovador, a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL- Problem Based Learning). Este método pedagógico leva à construção do conhecimento pelo estudante a partir da solução de problemas reais. Por isso, a diversidade de cenários de práticas do curso é alta, indo de vivências nos domicílios, creches e centros comunitários às Unidades de Saúde da Família, ambulatórios especializados, hospitais comunitários e hospitais de alta complexidade. O currículo é integrado em módulos constituídos por disciplinas básicas e clínicas, planejado com base na relevância e necessidades sociais. Além disso, o modelo didático foca em competências, priorizando os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para formar o médico que o País necessita. A UNICID teve seu curso de Medicina aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), de acordo com a Portaria nº 2.968/02, de 24 de outubro de 2002, após um criterioso estudo feito pelo próprio Ministério e por conselheiros do Conselho Nacional de Educação. O curso veio coroar uma longa tradição da Universidade na área da Saúde, iniciada na década de 80, com os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia.

Sobre a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Há 39 anos, a Universidade Cidade de São Paulo – UNICID mantém uma forte relação com a sociedade paulistana oferecendo cursos com diferenciais marcados por sua qualidade de ensino e pela formação afinada com o mercado, resultantes do trabalho de um corpo docente qualificado e de constantes investimentos em infraestrutura, clínicas e laboratórios equipados com tecnologia de última geração. A UNICID foi pioneira na oferta dos cursos de Fisioterapia, em 1984, e de Telecomunicações, em 1995, os quais, sob orientação do MEC, serviram de referência a muitas outras instituições de ensino superior. Na área da Saúde, são quase 30 anos de experiência e mais de 6 mil alunos formados e atuando no mercado, o que tornam os cursos concorridos e prestigiados pelos setores profissionais, sendo referência em todo o País. Atualmente, oferece cerca de 60 cursos de Graduação e Graduação Tecnológica, cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, presenciais e a distância, nas áreas de Saúde, Negócios, Comunicação, Ciências Jurídicas, Exatas e Turismo, entre outras, além de diversos cursos de Extensão e Programas de Parcerias no Brasil e no exterior, todos afinados com as necessidades e exigências do mercado de trabalho.

GLHO – Instituições participantes:

Estados Unidos

Boston University School of Medicine – Boston, Massachusetts

University of California – San Diego, California

Case Western Reserve University – Cleveland, Ohio

University of Minnesota – Minneapolis, Minnesota

Rochester School of Medicine

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta