Menu fechado
Notícias, confira conosco do Vestibular1

Jovens falam sobre a expectativa do primeiro voto

Jovens falam sobre o voto

Calendário dos vestibulares

Não perca essa!

O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

Alunos do Colégio São Luís se preparam para exercer a cidadania e escolher os novos dirigentes do País

Eleitores de primeira viagem, os jovens entre 16 e 17 anos têm demonstrado interesse pela política nacional e desejam cumprir seu dever, exercendo a cidadania por meio do voto, mesmo ainda facultativo. “Este ano, será a primeira vez que poderei contribuir para as mudanças no Brasil. Precisamos reivindicar por melhorias e mostrar nossa força. A eleição é o melhor momento para isso”, afirma Rafael Facchini, 17, aluno do 3º ano do Ensino Médio do Colégio São Luís.

Ciente dos problemas do País e preocupado com a falta de soluções para as questões mais graves, principalmente as que atingem as classes mais pobres, Facchini procura se informar e conhecer melhor cada candidato. “Eu busco me inteirar sobre o que esta acontecendo, pois sempre gostei do tema politica. Além disso, sei que a votação é algo muito importante,” diz.

Facchini sente falta de compromisso por parte dos candidatos. “A maioria prefere falar e levantar escândalos de seus adversários, ao invés de mostrar ao povo as ações que serão tomadas para a melhoria do saneamento básico, moradia e emprego, entre tantos problemas enfrentados pela maioria da população”, conclui o estudante.

Para a aluna Maria Gabriela Farah de Moraes, 17, também do São Luís, “os jovens têm retomado a consciência sobre a importância de seu papel no estado democrático. E poder fazer parte desse momento, escolhendo quem estará à frente do meu estado e do meu País, nos próximos quatro anos, é um sentimento muito bom”.

Maria Gabriela critica a falta de propostas palpáveis e aplicáveis para a solução dos problemas que se têm hoje, principalmente em São Paulo. “Há um desinteresse em relação a questões como saúde, educação e moradia, e um interesse muito grande em se autopromover.”

Segundo o coordenador de formação Cristã, Ceciélio Cortes, o Colégio São Luís tem uma metodologia de ensino que é justamente a formação humanística, que visa ampliar a visão do aluno, formando cidadãos conscientes de seus deveres, éticos e ativos na sociedade. “Temos inúmeros projetos na escola que despertam a autonomia dos estudantes e fazem com que tenham um olhar crítico sobre a vida.”

Cortes explica que no São Luís os alunos recebem orientações e participam de diversas atividades, como discussões, fóruns de debates e simulados sobre temas da atualidade, que despertam a consciência social e contribuem para a compreensão de questões que dizem respeito ao Brasil e ao mundo. A Simulação das Nações Unidas – SINU, por exemplo, realizada em setembro, visa desenvolver a oratória e a habilidade de argumentação dos participantes, além de proporcionar aos alunos a chance de debater temas importantes e polêmicos de âmbito nacional e internacional. “Experiências como essa ajudam a escolher bem um candidato, analisar as propostas e filtrar tudo o que tem sido transmitido na propaganda eleitoral”, completa Cortes.

Calendário de vestibulares completo – Visite a seção!

Principais datas de Agosto

Principais datas de Setembro

Novos cursos São Judas

Cursos livres na FGV

Capturar o conhecimento

Crédito Educacional

Comentários de usuários

Bolsas no São Luís

Fisioterapia Respiratória

Comportamento contemporâneo

Tags de Busca

Faap abre inscrições

Vestibular do CEUNSP

Vestibular da FEI

Apoiar os jovens

Estudando o problema

Decorar sem gastar

EaD da Unisa

Mais vagas Unicamp

Engenharia Têxtil

Livro Redações

Dicas para estudar

Ainda dá tempo

Bolsas da Puc-Rio

Pré vestibular do Inatel

Influencias no aprendizado

Estudantes premiados

Comentários usuários

Comentários Vestibular1

Matérias básicas

Vestibulares com Bolsas

Vagas gratuitas

Cursinho Popular

Vontade de estudar

Otimize tempo

Veja também:

Revisão Para o Enem

Sinopse do Guia de Carreiras e Profissões

Definindo a Profissão

Dúvidas na inscrição do Enem?

Profissão: uma decisão de vida

Dicas de Redação para o Enem

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página do Especial ProUni

Conheça o Exclusivo Guia de Como Escolher onde Estudar

Estude com nossas Vídeo Aulas

Apostilas Selecionadas

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também