Menu fechado
Noticias de faculdades e UNiversidades

Marina Silva no Ceunsp

Senadora Marina Silva faz palestra no CEUNSP

Não perca essa!

A senadora Marina Silva (PV-AC), pré-candidata à Presidência da República, estará em Itu na próxima quinta-feira, dia 15, às 19h30, para uma palestra aos alunos do CEUNSP.

O tema a ser abordado será “Educação e Sustentabilidade”. Entre as autoridades que já confirmaram presença estão o prefeito Herculano Passos Júnior, correligionário de Marina.

No Senado, Marina Silva participa como membro titular da Comissão de Meio Ambiente, além de suplente nas comissões de Constituição e Justiça, de Relações Exteriores e Defesa Nacional, de Educação, Cultura e Esporte, de Direitos Humanos e Legislação Participativa, e de Infraestrutura.

A vida política de Marina Silva começou em 1984, quando fundou a CUT no Acre, ao lado de Chico Mendes, ele coordenador, ela vice. Com a intensa atividade de Chico Mendes nos seringais de Xapuri, Marina assumia na maior parte do tempo a liderança do movimento sindical no Estado.

Em 1988, foi eleita como a vereadora mais votada para a Câmara Municipal de Rio Branco e conquistou a única vaga da esquerda. Em 1990, candidatou-se a deputada estadual, quando novamente obteve a maior votação.

Eleita para o Senado pela primeira vez aos 36 anos como representante do Acre, Marina foi a senadora mais jovem da história da República, e a mais votada no Estado, com 42,77% dos votos válidos.

Seu primeiro cargo no Executivo foi o de ministra do Meio Ambiente, de 2003 a 2008. Nestes cinco anos que participou do Governo Lula, Marina afirma que optou por não fazer pirotecnia, mas trabalhar por políticas estruturantes, baseadas em quatro diretrizes básicas: maior participação e controle social, fortalecimento do sistema nacional de meio ambiente, transversalidade nas ações de Governo e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Um dos grandes desafios que a ex-ministra encontrou foi o crescimento acelerado do desmatamento da Amazônia. De acordo com dados do Ministério, em três anos, o desmatamento na Amazônia caiu para 11,5 mil quilômetros quadrados, uma redução de 57% na área desmatada. Esse esforço permitiu ao Brasil rever as restrições que vinha apresentando no âmbito da Convenção de Mudanças Climáticas da ONU, para assumir metas internas de redução de emissão de gases de efeito estufa, uma vez que o desmatamento representa 75% das emissões, segundo o último relatório de emissões realizado pelo País.

A posição também credenciou o País para lançar na COP-13 o Fundo Amazônia, um projeto piloto de incentivo à redução de emissões de gases de efeito estufa devido a desmatamento de florestas tropicais. Esse fundo – já adotado no Brasil – se constituiria de doações voluntárias de países e empresas. Na ocasião, a Noruega anunciou a decisão de apoiar o fundo brasileiro com a doação inicial de US$ 1 bilhão.

A biografia de Marina Silva fez com que ela fosse escolhida pelo jornal britânico The Guardian, em 2007, uma das 50 pessoas em condições de ajudar a salvar o planeta. Recebeu ainda o prêmio 2007 Champions of the Earth, o maior prêmio concedido pelas Nações Unidas na área ambiental.

Em seu segundo mandato no Senado e após 30 anos no Partido dos Trabalhadores, Marina trocou de sigla em agosto do ano passado com a expectativa de o Partido Verde ter candidatura própria para presidente nas próximas eleições.

A palestra em Itu, na quinta-feira, será às 19h30 no Auditório Nobre Imaculada Conceição, no campus II do CEUNSP (Rua do Patrocínio, 716, Centro). O evento é aberto à população.

Como fazer monografia

Como escrever um livro

Administrar Melhor o Tempo

Vestibular Newton Paiva

Isenção da Taxa na Unicamp

Curso de Objetos e Aspectos

Sábado Solidário na PUC-MG

Fai no desafio do Sebrae

Lip dub gravado no Ceunsp

Certificação de Água ou Hídrica

Zilda Arns recebe homenagem

Novo prêmio recebido pelo Vestibular1

Conheça o Exclusivo

Guia de Como Escolher a Profissão

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Publicado em:Notícias,Notícias das Universidades

Você pode gostar também