Menu fechado

Coluni a melhor do Enem

Não perca essa!

Inep aponta Coluni como melhor escola pública do país!

Três vezes o melhor do país nos últimos quatro anos. Esse foi o resultado conquistado pelo Colégio de Aplicação da UFV (Coluni) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os dados, divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tornam o Coluni, pelo segundo ano consecutivo, a escola pública mais bem classificada em todo o Brasil.

Segundo o Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o Coluni alcançou também a sétima posição no ranking geral, que inclui escolas das redes pública e particular, com 734,66 pontos. Não é de hoje, porém, que a colocação alcançada pelos estudantes do Coluni se destaca no cenário nacional: os dados divulgados em 2007, referentes ao Enem 2006, indicam liderança no ranking das instituições de ensino médio mantidas pelo governo.

No ano seguinte, o Colégio de Aplicação da UFV se manteve entre os melhores: ficou em segundo lugar no conjunto das escolas públicas e nono geral. Já em 2008, conforme o resultado veiculado ano passado, o Coluni novamente chegou ao topo da lista entre colégios estatais e ficou em terceiro no cômputo geral.

O reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa – MG), professor Luiz Cláudio Costa, avalia que esse resultado é a demonstração de que as escolas públicas podem funcionar e prestar um grande serviço. Para ele, “uma escola pública de qualidade se faz com um bom projeto pedagógico, infraestrutura e pessoas”.

A diretora do Coluni, professora Eunice Bittencourt Bohnenberger, afirma que o colégio não se preocupa em preparar os alunos para o Enem ou vestibular, mas sim formá-los como cidadãos, assim a boa classificação é apenas uma consequência de um conteúdo programático que prioriza o raciocínio lógico, entendimento dos conceitos, conciliação de teoria com a prática e interdisciplinaridade.

A professora ainda atribui o sucesso ao fato do Coluni localizar-se no campus universitário, ter professores capacitados, infraestrutura disponível, além do nível dos estudantes que são selecionados em um exame concorrido que acaba gerando turmas de ensino médio homogêneas.

O Coluni

O Coluni foi criado em 26 de março de 1965. Com o passar dos anos, tornou-se referência de um ensino de qualidade e mantém a tradição de ser o melhor colégio de Minas Gerais, sendo considerado um paradigma para as escolas do sistema oficial e particular. Exemplos da excelência do trabalho realizado são as participações vitoriosas de seus estudantes em eventos nacionais, como a Olimpíada Brasileira de Matemática e a elevado índice de aprovação em exames vestibulares nas melhores instituições de ensino do Brasil.

Como informa a professora Eunice, o Colégio conta com professores habilitados, que trabalham em regime de dedicação exclusiva, o que permite maior atendimento às dificuldades individuais dos alunos. A procura do aprimoramento de seus métodos e suas técnicas de ensino permite uma aprendizagem efetiva e capacita os alunos para a aplicação dos conhecimentos em situações novas, evitando a simples memorização de conteúdos.

O Coluni destaca-se, também, por ser uma comunidade escolar aberta ao diálogo, em que os alunos participam ativamente de todo o processo educacional, condição imprescindível para o desenvolvimento de sua personalidade.

Para suas atividades de ensino o Coluni dispõe de modernas instalações no campus da UFV. Além de salas de aula, conta com salas de projeção, laboratórios de química, física, biologia e humanidades, bem como de informática, que possibilita acesso a uma rede de computadores.

Além do Enem, os alunos do Coluni estão entre os mais bem classificados nos principais vestibulares do país. Este ano o índice de aprovação nas instituições federais foi de 92%. Essa vitória é comprovada pelo primeiro lugar geral do Vestibular UFV, com 100% de pontuação, de André Luiz de Souza Marques.

Ele passou no curso de Engenharia Química da UFV e em mais três universidades públicas: a Federal de Minas Gerais (UFMG), Federal de São Carlos (UFSCar) e Estadual de Campinas (Unicamp). Outro destaque é o estudante Alcimar de Melo Rosa, que, ficou em 1º lugar em Medicina na UFMG.

O que você quer do vestibular?

O processo de uma redação

Vestibular Soebrás

Novas Notícias sobre Vestibular

Resultados novos para vestibular

Resultados de Notícias de Vestibular

Resultados do Enem

Vestibular da Unigranrio

70 cursos na FMU

Profissões Verdes

Palestras Gratuitas

Concurso Cultural

Pós na Newton Paiva

Mostra Profissional na QI

O que estudar para o Vestibular

Vestibular de inverno QI

Bolsas de Estudo na FGV

História das olimpíadas

Química: Aldeido Fenol

Como superar a tensão

Vídeo Aulas grátis no Vestibular1

Preparação e conteúdos para provas de vestibular

O Código de Ética para Vestibulando

Conheça o Exclusivo

Guia de Como Escolher a Profissão

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também