Menu fechado

Presidente do Inep comenta resultados do Ideb e aponta metas para o Ensino Médio

Calendário dos vestibulares

Não perca essa!

O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

Presidente do Inep apresentou os resultados do último Ideb na Câmara dos Deputados. Segue nota sobre o assunto.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, falou nesta quarta-feira (19), na Câmara dos Deputados, em Brasília, sobre o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e os desafios do Ensino Médio. “O Brasil tem muito o que comemorar no avanço da educação”, afirmou. A palestra foi organizada pela Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional.

Apesar da comemoração, o presidente do Inep, que também é professor, reconhece que o ensino brasileiro ainda precisa melhorar muito para alcançar os níveis dos países desenvolvidos. “Temos muito que trabalhar para melhoramos a nossa educação. Os desafios ainda são grandes para alcançarmos os patamares dos países desenvolvidos, mas o Brasil está no caminho certo. As políticas públicas surtiram efeitos, o Brasil é um dos países que mais avançaram para melhorar a educação”, afirmou.

Luiz Cláudio Costa também destacou as mudanças que devem ser implementadas no ensino médio. “No mundo inteiro o ensino médio é um desafio, mas no Brasil é ainda maior. Um dos avanços que tivemos no ensino médio foi a migração significativa dos estudantes do ensino médio noturno para o diurno. Agora o Inep deve apresentar um estudo sobre mudanças no ensino médio em no máximo 60 dias. As principais propostas são enxugar o currículo e termos o ensino médio em período integral”.

O Ideb mede a qualidade do ensino brasileiro a partir de cada escola e rede de ensino. O indicador é calculado pelo desempenho dos alunos em português e matemática e em taxas de aprovação. Em, as médias nacionais foram maiores do que as metas estabelecidas para que o país cumpra o objetivo de chegar ao nível educacional de países desenvolvidos em 2021.

Neste Ideb, 77% dos municípios alcançaram a meta. A pontuação para o ensino médio, de 3,7, foi atingida (aumento de 0,1 em relação a 2009), mas ainda está muito distante da média dos países que fazem da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que é de 6,0.

Para o presidente da Frente Parlamentar Mista de Educação, deputado Alex Canziani (PTB/PR), a educação ainda precisa de muita atenção dos governos. “O maior gargalo da educação brasileira hoje é o ensino médio. Tivemos muitos avanços, mas ainda temos que mudar muito para melhorar esta modalidade. O Congresso está atento a este problema. Temos aqui na Câmara uma Comissão Especial que está trabalhando para apresentarmos mudanças para o ensino médio. Analisando os dados do Ideb, notamos a melhora, mas ainda muito tímida. Avançou, mas não na velocidade que é preciso”, disse Canziani.

A série histórica de resultados do Ideb se inicia em 2005, a partir de onde foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo país, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação. A lógica é a de que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da OCDE. Em termos numéricos, isso significa progredir da média nacional 3,9, registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental, para um Ideb de 6,0 em 2022.

Revisão de conteúdos

Plantão do Enem

Redação do Enem

Avaliação Redação Enem

Manual da Fuvest

Agenda de Setembro

Agenda de Outubro

Agenda de Novembro

Calendário Setembro

Calendário Outubro

Calendário Novembro

Inscrições Outubro

Cursos Online

Vestibular da FMP

Agendado da UniBrasil

EaD na Unicid

Vestibular de Odonto

Vestibular Evangélica

Concurso de bolsas

Dicas de Estudo

Temas quentes

Vestibular UEPG

Vestibular Cruzeiro do Sul

Vestibular Antecipado

Vestibular e Enem

Recorde Unicamp

Vestibular FGV

Vestibular Fumec

Vestibular Ceunsp

Cursos de extensão

Feira das Profissões

Contabilidade

Exposição gratuita

Adoção NEAP

Responsabilidade Social

Depoimentos de Usuários

Comentários: Vestibular1

CONFIRA OS CURSOS GRÁTIS VESTIBULAR1!

Vai cair no Enem! e Vai cair na Fuvest!

Notícias Enem V1

Vídeo Aulas grátis no Vestibular1

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página do Especial ProUni Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Fuvest – Vencendo a 1ª Fase

Passe na Fuvest

Fuvest – 2ª Fase Descomplicada

Passe na 2ª fase Fuvest

Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis!

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também