Menu fechado

Portal gratuito facilita acesso às informações financeiras de todos os municípios brasileiros

Calendário dos vestibulares

Não perca essa!

O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

Portal gratuito que facilita acesso às informações financeiras de todos os municípios brasileiros. Com raio X de receitas e despesas, o projeto foi lançado no Insper e a Fundação Brava e visa contribuir para melhoria da gestão pública eficiente.

É possível ver de forma bem simples os dados sobre as finanças dos municípios brasileiros. O site www.meumunicipio.org.br reúne informações como receita, despesa, nível de investimento e endividamento, entre outros, para consulta aberta e interativa voltada especialmente para gestores públicos e para o cidadão.

Com raio X de receitas e despesas, projeto lançado no Insper visa contribuir para melhoria da gestão pública eficiente

A Fundação Brava, em parceria com o Insper lançaram o portal Meu Município, que organiza e disponibiliza, de forma bem simples, dados sobre as finanças dos municípios brasileiros. O site www.meumunicipio.org.br reúne informações como receita, despesa, nível de investimento e endividamento, entre outros, para consulta aberta e interativa voltada especialmente para gestores públicos e para o cidadão.

“A base para informações do portal é pública e está disponível no site do Ministério da Fazenda – Secretaria do Tesouro Nacional e no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Nosso objetivo, com o Portal, é facilitar a visualização dos dados, apresentando-os de forma simples, prática e que possa auxiliar os gestores públicos em suas análises e decisões. Assim, contribuímos para aumentar a transparência de informações à população e auxiliar o administrador público”, explica a diretora executiva da Fundação Brava, Denise Yagui.

O site apresenta um verdadeiro raio X das finanças dos mais de 5 mil municípios do país que disponibilizaram as informações no site do Tesouro Nacional. É possível verificar, por exemplo, quanto um município arrecada com receita tributária ou com transferências intergovernamentais ou ainda, saber como estão distribuídas as suas despesas entre educação, saúde, transporte, saneamento, etc. Além disso, o portal oferece a possibilidade do usuário de comparar suas receitas e despesas com outros municípios.

“A ferramenta é útil, pois oferece comparações automáticas entre o município selecionado com outros municípios de porte semelhante, segundo variáveis disponíveis no Censo IBGE 2010. Além disso, é possível escolher o grupo de comparação e analisar a série histórica, possibilitando uma análise mais aprofundada dos dados relativos às finanças municipais de determinada cidade ou grupo”, afirma o vice presidente do Insper, Marcos Lisboa.

São Paulo, por exemplo, maior cidade do país, é comparada com sete capitais (Rio de Janeiro-RJ, Belo Horizonte-MG, Curitiba-PR, Porto Alegre-RS e Recife-PE, Salvador-BA e Fortaleza-CE) e três municípios (Campinas-SP, São Bernardo-SP e Santo André-SP). No conjunto das despesas da capital paulista, a educação ocupa o maior espaço: 21% do total de gastos, ou seja, o município destina, para essa área, R$ 21 de cada R$ 100 gastos, enquanto a média do grupo para este item é de 17%. Por outro lado, este grupo de municípios, em média, gasta relativamente mais com saúde do que a cidade de São Paulo: 19,5% contra 17,5%. O site também permite ao usuário fazer suas próprias comparações, com municípios à sua escolha.

O estímulo à participação e à interatividade também faz parte do objetivo do site: o portal disponibiliza um canal especialmente voltado para que os usuários enviem suas ideias e sugestões. Futuramente, também será possível compartilhar estas análises em suas redes sociais.

Calendário de vestibulares completo – Visite a seção!

Principais datas de Outubro

Principais datas de Novembro

Principais datas de Dezembro

Principais datas de Janeiro

Unicamp aplica Exame

Extrair o máximo

Experiências inovadoras

Preparatório ENEM

Últimos dias Unimonte

Vestibular Cruzeiro do Sul

Novos cursos São Judas

Jovens falam

Cursos livres na FGV

Capturar o conhecimento

Crédito Educacional

Comentários de usuários

Bolsas no São Luís

Fisioterapia Respiratória

Comportamento contemporâneo

Tags de Busca

Faap abre inscrições

Vestibular do CEUNSP

Vestibular da FEI

Apoiar os jovens

Estudando o problema

Decorar sem gastar

Livro Redações

Dicas para estudar

Ainda dá tempo

Bolsas da Puc-Rio

Pré vestibular do Inatel

Influencias no aprendizado

Estudantes premiados

Comentários usuários

Comentários Vestibular1

Matérias básicas

Vestibulares com Bolsas

Vagas gratuitas

Veja também:

Revisão Para o Enem

Sinopse do Guia de Carreiras e Profissões

Definindo a Profissão

Dúvidas na inscrição do Enem?

Profissão: uma decisão de vida

Dicas de Redação para o Enem

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página do Especial ProUni

Conheça o Exclusivo Guia de Como Escolher onde Estudar

Estude com nossas Vídeo Aulas

Apostilas Selecionadas

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também