Menu fechado

O sexo feminino já representa 40% do total de alunos em salas de aula

Não perca essa!

Na FGV cresce o número de mulheres em MBAs e cursos de pós-graduação. Dados da Fundação Getulio Vargas mostram um aumento no número de mulheres em suas turmas de pós-graduação e MBAs. O percentual de alunos do sexo feminino passou de 35%, no primeiro semestre de 2008, para 40% em igual período deste ano. Atualmente, 1.165 mulheres estão matriculadas em seus cursos. A maior concentraçãoé em São Paulo,estado com grande número de Conveniadas da FGV.

– O aumento do grau de escolaridade da mulher é uma realidade nos dias de hoje.A nossa participação em atividades antes buscadas apenas pelos homens só vem aumentando. Encontramos hoje em dia muitasengenheiras, administradoras, médicas, promotoras e juízas, por exemplo – avalia Ana Maria Reis,professora da FGV e especialista em comportamento humano. “Não percebo mais tanta discriminação de sexo no mercado de trabalho. Ao contrário, as empresasestão se estruturando no sentido de identificar as competências necessárias para a ocupação de seus cargos, independentemente de sexo. Há, decerto, restrições para algumas profissões, porém vejo isso como uma questão cultural e paradigmática”.

A professora atribui o aumento de 5% no número de alunas de educação executiva à garra eà determinação das mulheres para assumir desafios eà mudança no foco de vida delas, agora voltado para a independência e para a realização profissional. “Já os homenscostumam sermais cautelosos em período de crise, enquanto as mulheressão mais afoitas. Afinal, foi por meio delas que os homens vieram ao mundo”, afirma Ana Maria, com bom-humor.

AEscola de Administração de SP da FGV acaba de fechar parceria com a espanhola IE Business School para o projeto 10.000 Women.O curso, de 228 horas-aula, promovido há um ano pelo banco americano Goldman Sachs, prevê investimentos da ordem de US$ 100 milhões em parcerias com instituições do mundo todo. O público-alvo é formado por mulheres que necessitam desenvolver habilidades empreendedoras e de liderança para ascender na carreira profissional por meio de fundamentos nas áreas de marketing, comunicação, jurídica, economia, finanças, recursos humanos, administração e tecnologia.

Em 2008, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma pesquisa mostrando que as mulheres estão mais presentes nas salas de aula que os homens, e que já dominam uma importante fatia do mercado de trabalho. Fatores como multifuncionalidade, intuição, agilidade e flexibilidade feminina foram apontados pela especialista da FGV como fundamentais para essa conquista.

– Gostaria, para finalizar, de sugerir que esse Dia Internacional não se chamasse “da mulher”; isso já é, quem sabe, outra discriminação. Não poderíamos criar o Dia Internacional do Ser Humano? – sugere a professora.

TI em EaD

Trote Solidário na FGV

Doação de sangue na Unitau

UNIFIEO – cursos na área de informática

Comvest da Unicamp libera a 4a. chamada

Fashion Business na FGV

Trote da Cidadania na Fetc

Multiformação Profissional na Unifran

Unifei com inscrições abertas

Para Passar no Vestibular!

Mais uma Faculdade Gratuita

Conheça o Exclusivo

Guia de Como Escolher a Profissão

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis!

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também