Menu fechado

Notícias da Unifal – Universidade Federal de Alfenas

Calendário dos vestibulares

Não perca essa!

O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

RELEASES – UNIFAL-MG

UNIFAL-MG participa de seminário sobre planejamento estratégico na Unicamp

Aconteceu no dia 11 de maio o Seminário Internacional sobre boas práticas alinhadas ao planejamento estratégico, coordenado pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp-Unicamp). O evento está relacionado ao projeto Telescopi – Rede de Observatórios de Boas Práticas de Gestão Estratégica Universitária na América Latina e Europa, tendo como foco as boas práticas relacionadas a gestão estratégica.

Estiveram presentes cerca de 30 participantes de diversas instituições de ensino superior, incluindo servidores da UNIFAL-MG relacionados com o planejamento estratégico: prof. Tomás Dias Sant´Ana (Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional), seu Adjunto prof. Gabriel Gerber Hornink, Diogo Guilherme Pereira (Analista de Tecnologia da Informação) e Thaís Ashcar Lima Moreira (Chefe de Desenvolvimento Estratégico e Ações Transversais de Pesquisa e Pós-Graduação).

A realização desse evento indica a preocupação atual das instituições na realização e implementação dos planejamentos estratégicos, assim como de seus Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Algumas discussões, durante o evento, direcionaram para a possibilidade da criação de uma rede nacional entre as instituições visando a discussão e o compartilhamento de experiências sobre gestão estratégica nas universidades.

Funari retorna a Alfenas na III Semana Nacional de Museus na UNIFAL-MG

Teve início ontem (16) a IX Semana Nacional de Museus e a III Semana Nacional de Museus na UNIFAL-MG com a palestra do professor Reinaldo Bertini (Unesp-RC), às 14:00 horas no Museu de Memória e Patrimônio da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG, localizado na Praça Dr. Emílio da Silveira, 14, juntamente com a inauguração do Museu de História Natural da Instituição. No evento houve a apresentação de uma orquestra musical dos jovens de Alfenas, e durante a noite aconteceu a abertura oficial do evento com a presença do Vice-Reitor da UNIFAL-MG, Edmêr Pereira Júnior e do pesquisador de renome internacional Pedro Paulo Funari (Unicamp) que realizou a conferência de abertura.

A coordenadora da semana e também museóloga da Instituição, Luciana de Menezes, comentou sobre a política do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) de integração dos museus nacionais. Relatou que nessa IX Semana Nacional o Ibram reuniu mais de 3000 eventos espalhados por todos os pontos do Brasil e a UNIFAL-MG, prontamente, participando do processo. Outra nota importante comentada pela museóloga, é que a Instituição passa a fazer parte do número Internacional Normalizado para Publicações Seriada (ISSN) que significa o compromisso de publicações científicas em todas as edições da semana.

Na conferência de abertura Funari traçou dois pontos teóricos de análise, uma delas é a condição de museus como memória e patrimônio e a segunda é a memória museológica brasileira voltada, intrinsecamente, como fator de exclusão social, demonstrado pela condição colonial de relações de escravidão que existiu no Brasil durante 400 anos e que ainda hoje persiste em alguns lugares do país. Após a proposição inicial, o pesquisador mostrou a origem iluminista dos museus onde se criou a necessidade de criar um laço com o passado que fosse comum a todos os cidadãos com a finalidade de sedimentar a ideia de compartilhamento e homogeneidade da sociedade, com a necessidade de transpor uma projeção do presente com o passado.

Posteriormente, Funari traçou um paralelo interessante das diferenças de análise das memórias com a influência do ambiente como leitura, discussões, meios de comunicação e qualquer outro tipo de interação como influência direta no entendimento de determinada situação, que chamou de memória social. Citou como exemplo a relação patriarcal, hierárquica e desigual que estão expressas na maioria dos museus do Rio de Janeiro e São Paulo que o museu nada mais é que uma estrutura social que vem reforçar as hierarquias sociais.

UNIFAL oferece Curso de Drupal aos servidores

O setor de Desenvolvimento e Capacitação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UNIFAL-MG ofereceu o curso de Drupal aos seus funcionários e servidores. O curso que estava previsto no Plano Anual de Capacitação dos Servidores Técnico Administrativos em Educação ocorreu aos sábados (dia 7 e 14 de maio), trouxe conhecimentos aos participantes e os auxiliou de maneira positiva, facilitando o dia a dia de cada um que utiliza o servidor periodicamente.

O Drupal é um software, um conjunto de códigos que deve ser instalado, mas por ser um sistema que atua na web ele tem suas especificidades. Uma delas é trabalhar em um servidor de web e em conjunto com um banco de dados. O curso teve duração de 20 horas e foi ministrado pelo professor Cléber Moterani Tavares que primeiramente apresentou o conteúdo através de uma apostila simples e clara inteirando a turma dos assuntos e desenvolvendo com tranquilidade a ementa que havia sido preparada. O treinamento foi do básico ao avançado, mas sem aprofundar demais no desenvolvimento, citando sobre a configuração do site, administração de conteúdo, criação de tipos de conteúdo, além de outros tópicos sobre a administração do servidor. Uma participante do curso ressaltou que, o Drupal não serve somente como ferramenta de publicação de conteúdo na internet. Na verdade, é muito mais que isso. Atualmente ele tem vários módulos que o torna bastante flexível, e assim obtermos sites de comunidade, loja virtual online, portal de notícias, blog e muitas outras aplicações, que vão depender unicamente da nossa imaginação e capacidade de adaptá-lo às nossas reais necessidades. Acredito que o pessoal conseguiu crescer um pouco mais no desenvolvimento.

Para finalizar cada participante criou um site colocando em prática seus novos conhecimentos.

Laboratório de Brinquedos – Brinquedoteca Universitária UNIFAL-MG

A Brinquedoteca da UNIFAL-MG que continua funcionando na sala 209 de segunda a sexta está recebendo em média de 10 a 15 crianças, sendo filhos de funcionários, professores e alunos, e também crianças que procuram o atendimento odontológico da UNIFAL-MG. Ainda há as visitas que acontecem com agendamento antecipado das escolas, em que recebemos em torno de 20 crianças por visita.

O projeto de extensão que foi criado em outubro de 2009, com o objetivo de atender crianças, e proporcionar momentos de brincadeiras e interação, contribuindo para o desenvolvimento cultural infantil num ambiente projetado para atnder as necessidades lúdicas das crianças.

UNIFAL-MG realiza campanha pelo uso racional de medicamentos

O dia 5 de Maio é conhecido como o Dia Nacional do Uso Correto de Medicamentos. Neste dia, estudantes de Farmácia de todo o Brasil vão às ruas, hospitais e postos de saúde, conscientizar a população sobre o uso racional de medicamentos, sobre a profissão farmacêutica e suas atribuições, permitindo uma interação do acadêmico com a população.

Este ano, a campanha foi realizada no Centro de Vivência (antiga rodoviária) pelos discentes da Faculdade de Farmácia da UNIFAL-MG, através de um Projeto de Extensão organizado pelo centro acadêmico (Cafar), sob coordenação da professora Márcia Helena Miranda Cardoso Podestá. Além da orientação sobre uso correto dos medicamentos, houve aferição da pressão arterial e determinação de glicemia capilar da comunidade alfenense, durante o dia todo. Estas atividades foram desenvolvidas pelos acadêmicos, que previamente foram treinados pelas professoras Verônica Ferreira Magalhães e Fernanda Borges de Araújo Paula.

A Farmácia Escola participou do evento com um estande, a presença do professor Ricardo Radighieri Rascado e da farmacêutica Danielle Aparecida F. de Oliveira.

A dedicação dos acadêmicos, professores e funcionários da Extensão contribuíram para o êxito da campanha!

Notícias Enem V1

Datas da Fuvest

Datas da Unesp

Calendário da Unicamp

Datas do vestibular (SP)

Calendário de Maio

Calendário de Junho

Calendário de Julho

Vestibular Puc Minas

Vestibular da Unopar

Vestibular da Fipen

Vestibular da Univix

Vestibular da UniBrasil

Inscrições na Esamc

Vestibular da FGV

Vestibular Infnet

Vestibular da Fapec

Vestibular Unificado

Vestibular da Católica SC

Simulado Aberto Enem

Curso de Oceanografia

Gramática para o MEC

Juri Simulado Ceunsp

Juri Simulado UniBrasil

Pós-Graduação Unipli

Debate.com Unipli

Personalidade da Comunicação

Presenças Internacionais

Trainee Comau Fiat

Governança de TI

Notícias de Vesibulares

Tags Vestibular1

Notícias Enem V1

Vídeo Aulas grátis no Vestibular1

Vibrações Positivas para vestibulandos

Depoimentos sobre o Vestibular1 – Deixe o seu também!

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página do Especial ProUni Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Fuvest – Vencendo a 1ª Fase

Passe na Fuvest

Fuvest – 2ª Fase Descomplicada

Passe na 2ª fase Fuvest

Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis!

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também