Menu fechado
TI é área com demanda por Vestibular1

TI é área com demanda

TI é área com demanda

Mercado de trabalho: TI é área com demanda maior do que oferta no RS

A presença das novas mídias na sociedade brasileira já não é mais tendência e sim uma realidade cada vez mais consolidada, o que abre boas oportunidades de trabalho na área de Tecnologias da Informação (TI). De acordo com a Pesquisa brasileira de mídia: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira realizada em, a internet é apontada por 42% da população como meio de informação. Os dados mostram também que 65% dos jovens com até 25 anos acessam internet todos os dias e 20% das pessoas com renda familiar mensal de até um salário mínimo acessam a internet pelo menos uma vez por semana.

Além do acesso à rede, há outros fatores que contribuem para a demanda por profissionais da área, como destaca a coordenadora do curso Tecnologia em Sistemas para a Internet da Faculdade Senac de Porto Alegre, Aline de Campos. “A evolução dos processos comunicacionais mediados por computador e o crescente interesse em ambientes de interação, colaboração e criação por parte dos usuários abre a possibilidade de novos sistemas, negócios e mídias, como se pode comprovar analisando a constante aparição de serviços, redes sociais, ambientes de colaboração, sistemas de gestão entre outros recursos aplicado a plataforma web”.

Os apontamentos feitos pela coordenadora são confirmados pelos dados do mercado de trabalho em TI levantados pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). De acordo com a pesquisa, no Rio Grande do Sul, a demanda por profissionais ainda é maior do que a oferta. A proporção é de 1.998 vagas para 1.829 formados.

“Para quem está pensando em ingressar nessa área profissional, é importante escolher uma graduação que tenha currículo alinhado às exigências do mercado e com foco em vivências práticas capazes de desenvolver competências técnicas em convergência com as competências humanas necessárias para uma atuação consciente”, orienta Aline.

Além da formação oferecida nas graduações, é importante estar atento aos novos nichos de trabalho e às abordagens inovadoras, o que contribui para aumentar a empregabilidade. “Dentro do área de desenvolvimento de sistemas para internet, uma profissão que vem crescendo em termos de demanda é a de desenvolvedor Front-end, ou seja, o responsável pelo desenvolvimento de interfaces para web utilizando de linguagens de marcação e estilo, bem como Javascript e diversos frameworks. Outra demanda é o chamado Desenvolvedor Full-Stack, aquele que possui habilidades tanto na área de front-end, quando na área de back-end”, exemplifica a docente.

As graduações tecnológicas em Sistemas para Internet, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores são opções no Vestibular de Inverno da Faculdade Senac Porto Alegre. O processo seletivo é gratuito e interessados podem se inscrever pelo site www.senacrs.com.br/vestibular. A prova única de redação será aplicada no dia 5 de junho, às 10h, nos Campus I e II da Faculdade (rua Coronel Genuíno, 130 e 358).

 

Depois de ver TI é área com demanda, veja o apoio dado pela seção Redação Nota 10 do Vestibular1 tem informações e dicas exclusivas em que você pode enviar textos para correção e ainda consultar outras redações corrigidas seguindo os critérios do MEC. TI é área com demanda Visite as seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a entrar na Faculdade!

Publicado em:Notícias das Universidades

Você pode gostar também