Menu fechado
Resumo de Livro Obra por Vestibular1

Livros exigidos na Unibrasil

Livros exigidos na Unibrasil

Confira! UniBrasil indica quatro livros para o vestibular

A UniBrasil indicou os cinco livros que farão parte de seu vestibular de inverno, marcado para o dia três de junho. “O Santo e a Porca”, de Ariano Suassuna (Teatro); “Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meireles (Poesia); “Dom Casmurro”, de Machado de Assis (Romance); “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector (Contos); e “São Bernardo”, de Graciliano Ramos (Romance), são as obras indicadas para as provas de Literatura e Língua Portuguesa.

Sinopse

Clique aqui para ver os resumos dos principais livros exigidos

Biografias de Autores, Escolas Literárias

»
“O Santo e a Porca”, de Ariano Suassuna
Esta comédia em três atos, escrita em 1957, traz todas as características do movimento Armorial, criado por Suassuna. Aproximando-se da literatura de cordel e dos folguedos populares do nordeste, narra a história de Euricão Árabe, um velho avarento devoto de Santo Antônio que esconde em sua casa uma porca cheia de dinheiro. Em O Santo e a Porca, Suassuna promove a mistura do religioso e do profano, em que os personagens (todos muito cômicos) estão inseridos no universo nordestino.

“Meus Poemas Preferidos”, de Manuel Bandeira
Este é o livro em que Manuel Bandeira reuniu, ainda em vida, seus poemas de maior encanto, entre tantos outros de indiscutível valor. Sua obra é permeada por uma angustiante busca pelo significado das coisas, pela reflexão da poesia em si e pela total falta de limites para o lirismo. Há uma maturidade no tratamento dos grandes temas da poesia universal, em sua faceta mais cotidiana. Um dos mais importantes poetas brasileiros, Bandeira se aproximou de vários modelos estéticos da literatura, sem nunca aderir efetivamente a nenhum deles.

“Dom Casmurro”, de Machado de Assis
Escrito em 1900, é tido como a obra-prima de Machado de Assis (1839-1908), o maior escritor brasileiro. O romancista inventou um mito, o de Capitu – bela mulher, sedutora, mas cigana oblíqua e dissimulada. Além disso, atraiu o leitor com a suspeita do adultério. Mas é possível ler a obra prestando atenção também em Bento Santiago, o Bentinho. Truque do escritor genial: ao condenar Capitu, a moça ambiciosa de família pobre, o advogado condena a si próprio, homem que desconfia dos que são socialmente diferentes.
Contendo emoção e melancolia, as memórias do Dom Casmurro são belas porque fazem lembrar do primeiro beijo e dos medos do amor, mas principalmente porque estão envenenadas pelo ciúme mortal. O solitário Bentinho, ao relembrar sua vida e seu amor pela intrigante Capitu – um dos maiores personagens da literatura brasileira – partilha com o leitor o ciúme e a desconfiança que encheram de amargor sua vida.

“Leão-de-Chácara”, de João Antônio
Segundo livro de João Antônio (1937-1996), que o situa como autor de contos de uma linguagem ricamente inventiva, calcada nos diálogos da malandragem urbana. Aqui ele reúne quatro histórias sobre “trancos” e embates ocorridos em camadas populares das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro nas décadas de 60 e 70.
Nos contos de Leão de chácara, João Antônio vai buscar seus personagens no meio do povo humilde das grandes capitais, entre a arraia miúda que aprende a viver nos embates, trancos e barrancos da rua, postos à margem da ordem social, que suportam ou enfrentam de acordo com as circunstâncias. Segundo o autor, as narrativas são “sumarentas de vida e porejantes de verdade humana”.
Não aparecem protagonistas marcados por traços pitorescos que os transformem em coloridas figuras do folclore urbano. Pelo contrário, são o retrato veraz das camadas sociais a que pertencem. Foram recortados com total fidelidade e na plenitude de suas grandezas e misérias.

O resumo de livro serve para você relembrar, rever o que foi lido para a hora da prova. Nada substitui a leitura da íntegra do livro!

Depois de ver Livros exigidos na Unibrasil para ver mais livros exigidos, Mais resumos de livros, Mais resumos de livros e Mais Livros de Leitura obrigatória ou recomendada em nossa seção de Resumos de Livros, acesse e garanta a sua leitura desta obra! No Vestibular1 você encontra tudo que precisa para Vestibular e Enem.

Publicado em:Notícias de Vestibular

Você pode gostar também