Paraolimpíadas ajuda inclusão - Vestibular1

Paraolimpíadas ajuda inclusão

Paraolimpíadas ajuda inclusão

Ex-Ministro da Educação acredita que as Paraolimpíadas vão ajudar no cenário da inclusão no Brasil

Não perca essa!

Carlos Alberto Chiarelli, ex-Ministro da Educação e atual Presidente Associação da Cadeia Produtiva de Educação a Distância (ACED), acredita que a preparação para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016 irá fomentar o cenário de inclusão do Brasil.

“Um dos aspectos mais importante de tão celebradas competições, por ser vitrine da inclusão social, são as Paraolimpíadas. Superar as dificuldades e enfrentar os desafios sem medo do preconceito é o que move os especiais atletas que delas participam”, destaca.

Diz mais: por meio dessas competições, a sociedade olha com mais atenção para essa parcela significativa da população que, muitas vezes, não tem acesso à educação, ao trabalho e, muito menos, ao esporte.

Esta entidade engloba um expressivo número de instituições brasileiras de setores como universidades, escolas, editoras, produtoras de vídeo, empresas de informática, agências de publicidade e marketing, transportadoras, ONGs educacionais, entre outros.

“No Brasil, as Paraolimpíadas serão mais do que apenas um evento esportivo e, sim, um alerta para os que se esquecem de preocupar-se com a precária qualidade de vida enfrentada pelas pessoas com deficiência”.

Segundo o ex-Ministro o esporte tem contribuído positivamente. A inscrição de atletas deficientes em Paraolimpíadas comprova. No entanto é preciso ir além. Pesquisa realizada, em 2003, pela Fundação Getúlio Vargas, por meio do Centro de Políticas Sociais (CPS), mostra que a taxa de abandono, no que diz respeito ao ensino, é muito mais alta entre as pessoas com algum tipo de limitação física ou sensorial, além de comprovar que o tempo que os estudantes com restrições permanecem na escola é muito mais curto.

“Sem educação, o esporte fica perdido no meio do caminho e tanto esforço por um país mais digno fica sem sentido. É aí que entra a Educação a Distância, que pode ajudar a atender com eficácia boa parcela dos mais de 25 milhões de pessoas com deficiência no Brasil”, finaliza

A ACED (Associação da Cadeia Produtiva de Educação a Distância) foi criada para abrigar as instituições que atuam nas áreas que participam do processo viabilização do sistema educativo a distância.

O objetivo é alavancar, cada vez mais, as ações em prol da Educação a Distância (EAD). Mais informações sobre a ACED podem ser obtidas no site www.aced.org.br

Principais Vestibulares de Inverno

Vestibulares mais disputados

Vestibular da Unitoledo

Vestibular Faef e Faip

Vestibular Senac-RS

Vestibular do IFMG

Últimos dias da Fumec

Divulgação do simulado Unicamp

IFSuldeMinas lança EaD

Geração do Fcont

Unifei abriu 22 vagas

Simpósio de Turismo

Debate Responsabilidade Social

4 Rodas Experience 2010

Pós-graduação, MBA na Mauá

ESAMC e TV Tribuna no Jô

7 trabalhos vencedores

Prova da Aiec dia 23

Novo prêmio recebido pelo Vestibular1

Conheça o Exclusivo

Guia de Como Escolher a Profissão

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta