Menu fechado
Notícias das Universidades

Pedagogia na Singularidades

Faculdade com grande número de alunos bolsistas; com bolsas de estudo que o Estado e a Prefeitura de São Paulo oferecem para estudantes de pedagogia que podem, assim, pagar o seu curso de graduação e se tornar professores.

Não perca essa!

O Instituto Superior de Educação de São Paulo – Singularidades, é uma faculdade de pedagogia que apareceu no ranking do MEC recentemente divulgado com a seguinte colocação:

– 2ª melhor faculdade particular de pedagogia do Estado de São Paulo e 3ª do Brasil;

– 14ª faculdade privada do estado de São Paulo e 26ª faculdade privada do Brasil.

A possibilidade de financiar os estudos com o próprio trabalho já a partir do segundo semestre da faculdade, ao mesmo tempo que se ganha experiência prática na profissão, estudando em faculdade com excelente ranking do MEC

Pouquíssimos estudantes do ensino médio têm conhecimento que a graduação de pedagogia pode oferecer uma formação autofinanciada e uma rápida profissionalização.

Talvez porque as faculdades particulares têm se preocupado em atrair estudantes com a distribuição de brindes, como celulares, inscrição em academias de ginástica e serviços de baby sitters, e deixado de lado a maior preocupação do jovem que está saindo do ensino médio, isto é, como se posicionar e se inserir no mercado de trabalho.

O estudante de pedagogia conta com algumas possibilidades que aliam o financiamento dos seus estudos ao treinamento valioso da prática precoce da sua profissão, com a devida supervisão. Vamos conhecer melhor:

1 – Escola da Família – desde 2003 o Governo do Estado de São Paulo abre as escolas nos finais de semana para que a população possa usar o espaço para atividades esportivas, culturais, de saúde e de trabalho. Nestas atividades, há universitários, que trabalham aos sábados e domingos orientando a população, chamados de Educadores Universitários. A contrapartida deste trabalho semanal de 12 horas é uma bolsa de estudos concedida pelo governo que representa 50% do valor da mensalidade da faculdade; a faculdade concede os outros 50% de bolsa.

Há um número máximo de alunos por faculdade que pode se candidatar ao programa Escola da Família. Ademais, o governo prioriza os estudantes de baixa renda na concessão das bolsas, entendidos por estudantes de baixa renda aqueles cuja família, além da baixa renda per capita, não tem imóvel próprio, isso é, estudantes que de fato necessitam da bolsa para poder viabilizar sua educação.

Porque o valor da bolsa de estudos paga pelo governo não é reajustado desde o início do programa, nem todas as faculdades de pedagogia têm se inscrito no programa. Por outro lado, há instituições que estão inscritas no programa e cujos cursos de pedagogia ainda não são reconhecidos pelo MEC, ou cuja qualidade é considerada ruim pelo próprio MEC conforme o ranking que o Ministério prepara. Portanto o aluno deve ser bastante cuidadoso ao selecionar a instituição de ensino.

2 – Toda a Força ao 1o ano – o Município de São Paulo quer garantir a alfabetização dos alunos de 1a série. Para dar a atenção adequada a cada aluno da classe, o município tem um programa chamado Toda a Força ao 1o ano, pelo qual um aluno de pedagogia, que cursa do 3o semestre em diante, presta um auxílio qualificado ao professor municipal encarregado da classe de 1o ano, e ao mesmo tempo faz um treinamento para suas futuras funções profissionais.

Este é um programa para o qual a faculdade de pedagogia se inscreve, propondo-se a participar com um determinado número de alunos; e o município dá uma contrapartida financeira à faculdade de pendendo do número de alunos que participarem do programa. Esta contrapartida financeira é o financiamento que permite á faculdade conceder as bolsas de estudo aos alunos que participarem do programa.

Como este é um programa anual, é necessário um comprometimento prévio dos alunos interessados na participação no projeto para que a faculdade possa se comprometer junto ao município com o número de alunos que participarão do programa. O programa tem cerca de 1.700 vagas em São Paulo. Nem todas as faculdades de pedagogia estão inscritas no programa; novamente, há que verificar se a faculdade inscrita no programa tem o curso registrado no MEC e se a faculdade tem boa nota segundo o ranking do próprio MEC.

3 – Estágios em escolas privadas – há em São Paulo um grande número de escolas infantis e de ensino básico, e uma demanda cada vez maior por qualidade de ensino e de tratamento das crianças. Para isso, o professor precisa ser qualificado. As boas escolas de São Paulo sabem distinguir os bons professores; portanto, os alunos de uma boa faculdade de pedagogia são requisitados ainda nos bancos da faculdade.

O que as instituições de ensino superior que distribuem brindes também não estão dando muita atenção é a qualidade de ensino. Uma boa formação possibilita a abertura de muitas portas. Um canudo comprado em prestações tem pouca valia num mundo competitivo em que se busca conteúdo.

No ranking das melhores faculdades divulgado pelo MEC no final de agosto de 2009, entre as 15 melhores faculdades do Estado de São Paulo estão:

– adm de empresas/mkt/econ 7

– medicina/odontologia 3

– engenharia e tecnologia 2

– pedagogia 2

– agronomia 1

Ou seja, há faculdades de pedagogia que oferecem cursos que estão no mesmo nível dos cursos de elite de administração de empresas, engenharia e medicina oferecidos no Estado de São Paulo.

Por outro lado, há um grande número de faculdades de pedagogia que estão listadas no ranking do MEC na Faixa 2, considerada ruim. Portanto, cabe ao aluno avaliar se o investimento de tempo em uma faculdade ruim terá qualquer retorno para a sua vida profissional e pessoal.

Acesse e saiba mais! www.singularidades.com.br

Vestibular da Singularidades

Fuvest Unicamp Unesp Unifesp PUC-São Paulo

Vestibular Ibmec

Maratona Enem do Anglo

Semana de Tendências

Pós-graduação Senac-RS

Secretariado Executivo

Última semana Ceusnp

Vestibular Antecipado CEUNSP

Vestibular Mauá

Congresso de EaD

Mais uma Faculdade Gratuita

Conheça o Exclusivo

Guia de Como Escolher a Profissão

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página de Opção de Carreira

Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras

Veja as tendências de carreiras

Publicado em:Notícias,Notícias das Universidades

Você pode gostar também