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Em curso, futuros pilotos de submarino passarão três dias a bordo

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Piloto Avançado de ROV é a última fase da capacitação promovida pelo NUTECMAR. Eduardo Meurer é formado como piloto de Micro ROVs no Instituto Shirshov de Oceanologia, na Academia Russa de Ciências.

Aprender na prática. Este é o objetivo da etapa final da qualificação de pilotos de minisubmarinos de observação à distância do fundo do mar, promovida pelo Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (NUTECMAR), em Santos (SP). Os futuros pilotos avançados de ROV (Remotely Operated Vehicle) passarão três dias a bordo da embarcação cientifica e terão noções de navegação, segurança no mar, treinamento prático com missões reais de inspeção de cascos de embarcações e de balizamento marítimo, além de reconhecimento de navios naufragados e da fauna marinha, assim como técnicas de apoio a mergulhadores através de seus robôs.

A etapa final será realizada apenas em janeiro de. Porém, para participar desta fase é necessário ter concluído os cursos Introdução ao ROV e Piloto de Micro ROV, que seguem com inscrições abertas até o próximo dia 4 de novembro. Muito antes de estar apto a dirigir uma carreta, que exige treinamento específico, o motorista precisa desenvolver primeiro a habilidade em um carro de passeio comum. Acreditamos que com os ROVs não deveria ser diferente, compara um dos sócios-diretores do NUTECMAR, Eduardo Meurer.

Os pilotos de ROV são fundamentais nas operações de extração de petróleo em águas profundas. Podem atuar ainda no mercado portuário, trabalhando em inspeções de cascos de navios e do cais. O profissional é capaz ainda de atuar em operações de segurança, missões de resgate subaquático, inspeções de obras de engenharia de usinas hidrelétricas e nucleares, pontes, estações de tratamento de água e esgoto, reservatórios, entre outras ações.

A área carece de profissionais e, por isso, trata-se de um trabalho bastante valorizado. Em apenas um mês de trabalho, a depender do contrato, paga-se todo o investimento destinado à formação, explica. Um trainee pode começar recebendo um salário de até R$ 3 mil. Já quando piloto formado pode vir a ganhar em média R$ 10 mil por mês, comenta Meurer.

O curso Introdução ao ROV será realizado de 5 a 7 de novembro, das 9 às 18 horas na sede do NUTECMAR. Na ocasião, os alunos serão orientados sobre as funções e aplicações do ROV e seus acessórios, manutenção básica e técnicas iniciais de pilotagem, em equipamento real e em simulador. O investimento é de R$ 900, que pode ser dividido em até três vezes sem juros. Estão disponíveis dez vagas.

Na sequência, de 8 a 11 de novembro, também das 9 às 18 horas, ocorre o curso Piloto de Micro ROV, com pilotagem em simulador que traz dificuldades reais progressivas, como redução de visibilidade e aumento da intensidade de corrente aquática. O aluno tem treinamento consistente para operar o minisubmarino. Introdução ao ROV é um pré-requisito para esta capacitação. O valor é R$ 1.340 e pode ser parcelado em até quatro vezes. Estão disponíveis dez vagas.

A última etapa é o curso Piloto Avançado de Micro ROV, a ser realizado de 14 a 17 de janeiro de. Neste curso, estritamente prático, o aluno permanece três dias a bordo da embarcação de pesquisa, com saída de São Sebastião (SP).

No conteúdo programático estão noções de navegação e segurança no mar, treinamento prático com missões reais de inspeção de balizamento marítimo, além de reconhecimento de navios naufragados e da fauna marinha. O valor de R$ 2.400 pode ser divido em quatro parcelas sem juros. O pré-requisito para a capacitação é o diploma de Piloto de Micro ROV.

Segundo Meurer, cursos como estes são bastante procurados no exterior, por isso, além da vantagem do pagamento em Real, quem optar por fazer o curso no Brasil conhece a realidade marinha do País. O curso é totalmente adaptado à realidade das águas brasileiras. Além disso, a formação total não chegará a um terço do valor gasto em um curso de três semanas na Inglaterra, por exemplo, ressalta.

O NUTECMAR fica na Avenida dos Bancários, 76, cj. 14, na Ponta da Praia, em Santos (SP). Mais informações pelo telefone (13) 3345-6766, ou no site www.nutecmar.com.br.

NUTECMAR

O Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (NUTECMAR) é formado por uma equipe multidisciplinar e especializada com vocação educacional e tecnológica. Seus principais objetivos são a capacitação de mão-de-obra qualificada e a busca por soluções tecnológicas que contribuam com a melhoria das condições ambientais e que confiram maior facilidade e segurança à realização de tarefas em ambientes marinhos ou em outros corpos hídricos.

Quem são os fundadores do NUTECMAR

Eduardo Meurer, 45 anos, é cinegrafista submarino, mergulhador profissional, instrutor de mergulho e navegador, formado em Gestão Ambiental e especialista em Aplicação das Energias Renováveis. Foi idealizador e comandante da Expedição Segredos Submersos do Atlântico e autor do livro de mesmo nome. Atualmente é sócio-diretor do NUTECMAR (Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental).

Eric Joelico Comin, 31 anos, biólogo marinho, instrutor de mergulho e mergulhador técnico. É coordenador científico do Instituto Laje Viva, atuando ativamente na conservação do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, e sócio-diretor do NUTECMAR (Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental).

Marcelo Gentil, 50 anos, analista de sistemas, Capitão-amador pela Marinha do Brasil e Yachtmaster – Commercialy Endorsed – pela Royal Yachting Association do Reino Unido. Acumula a experiência de quatro travessias do oceano Atlântico e uma do Pacífico, além de diversos anos embarcado como engenheiro de bordo, entre outras funções, em mega-iates por vários locais do mundo. É mergulhador experiente, divemaster PADI e participou de várias expedições importantes de pesquisas submarinas. Atua ainda como sócio-diretor do NUTECMAR (Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental).

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Publicado em:Notícias

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