Menu fechado

Práticas sustentáveis

Práticas sustentáveis contra o desperdício

Calendário dos vestibulares

Não perca essa!

O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

Artigo escrito pelo professor Mario Coimbra Luzia Felix, professor do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Centro Universitário Anhanguera de Niterói (UNIAN). No texto, ele aborda a importância da atuação do Gestor Ambiental para evitar o desperdício de matérias-primas durante os processos produtivos industriais. A menos de duas semanas da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, o docente destaca o desafio de se estabelecer uma vertente inovadora de relacionamentos no planeta, com mais justiça social, ambiental e econômica.

Diante de um mercado cada vez mais ávido por matérias-primas, elaborar estratégias que visem melhorias para o ambiente traz para o Gestor Ambiental um grande desafio: ajudar a sociedade a caminhar rumo à sustentabilidade.

Uma das demandas deste profissional é buscar estratégias dentro dos processos produtivos para evitar desperdício de matéria prima e, consequente, perda de valor econômico. Em relação especificamente à madeira, as estatísticas revelam a gravidade do problema.

Segundo o gerente do Programa Nacional de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Hélio Pereira, a perda durante o beneficiamento é alta. Por ano, 17 milhões de metros cúbicos de árvores (cerca de 17 milhões de exemplares de diversas espécies) são retirados da região de floresta. No estado de São Paulo, que consome 15% do total vindo da Amazônia, a perda durante o beneficiamento chega a um milhão de toras.

“É necessária uma conscientização do consumidor e do madeireiro. Este último deveria se preocupar mais com o grau de tecnologia em sua empresa para combater o desperdício”, afirmou.

Tomar parte nesse processo é de extrema importância para a manutenção das áreas verdes ainda existentes próximas aos centros urbanos. Reinserir o resíduo ou descarte de madeira no mercado econômico favorece a conservação e a ampliação das áreas verdes em áreas urbanas. Além do que, se bem gerido, esse tipo de empreendimento gera renda. Como exemplo, podemos citar o Ecodesign que tem ganhado cada vez mais força no mercado com o desenvolvimento de produtos, sistemas e serviços que reduzam o uso de recursos não-renováveis e/ou minimizem o seu impacto ambiental.

A produção de lenha, peças de artesanato, carvão vegetal e painéis (aglomerados, MDF e outros) são ações simples que podem mitigar ou até mesmo reduzir os problemas ambientais causados pelo descarte e resíduos de madeira.

Aproveito o ensejo para lembrar que está próximo o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. A data é celebrada desde 1972, quando foi estipulada na Conferência de Estocolmo. Aqui no Brasil, um marco para esta discussão foi a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento, conhecida por ECO ou Rio 92, considerada a mais importante conferência ambiental mundial. Mesmo depois de tanto tempo, o que se constata é que há muito a fazer na agenda socioambiental mundial.

Ações como reusar, reciclar e reduzir são atitudes que devem permear o inconsciente coletivo, de forma que sejam realizadas de maneira natural e eficiente. Enfim, a Sustentabilidade não é só uma filosofia acadêmica ou um modismo, é a procura do homem por uma existência mais equilibrada no ambiente que o cerca. E para isso, é necessária a consolidação de uma vertente inovadora de relacionamentos no planeta, com mais justiça social, ambiental e econômica.

*Mario Coimbra é professor do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Centro Universitário Anhanguera de Niterói (UNIAN)

Calendário de vestibulares completo – Visite a seção!

Principais datas de Maio

Principais datas de Junho

Principais datas de Julho

Vestibular da UDF

Isenção na Unicamp

Comentários sobre nós

Especialização da FEI

Vestibular da Unimonte

Vestibular da FEI

Otimize tempo

Ensino integral

Volta da UDF

CEUNSP sedia Ficat

O ANO DE 1964

Vestibular do Inatel

Medicina na USCS

Fei Portas Abertas

Isenção na FGV

Vestibular da Fapcom

Mudanças na Unicamp

Aprendizado Acelerado

Extensão via EaD

Depoimentos Alunos

Vestibular da PUCPR

Vestibular EaD FGV

Bolsas do IED

Depoimentos para Vestibular1

Bolsas da Faap

Medicina na USCS

Engenharia à distância

Estude pela manhã

Importância de aprender

Dicas Valiosas do Vestibular1

4 passos para escolher

Cursinho Vestibular1

Planejar a carreira

Veja também:

ENEM deste ano

Sinopse do Guia de Carreiras e Profissões

Definindo a Profissão

Dúvidas na inscrição do Enem?

Profissão: uma decisão de vida

Dicas de Redação para o Enem

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página do Especial ProUni

Conheça o Exclusivo Guia de Como Escolher onde Estudar

Estude com nossas Vídeo Aulas

Apostilas Selecionadas

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também