Prevenção de Acidentes - Vestibular1

Prevenção de Acidentes

Acidentes de trabalho: falta de segurança, de preparo ou de atenção?

Calendário dos vestibulares

Não perca essa!

O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

Neste dia 27 de julho é comemorado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, mas as estatísticas não pedem celebração. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), todos os anos, cerca de 330 milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho em todo mundo. Somente em 2009, 723.452 acidentes de trabalho foram registrados no Brasil, segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social. Apesar desta última estatística apontar redução em relação a 2008, os números ainda são assustadores.

As causas mais frequentes de acidentes estão atreladas a fatores humanos (brincadeiras, improvisos, etc) e ambientais (pisos irregulares, instalações elétricas, falta de treinamento), além da exposição a outros riscos ambientais com agentes físicos, químicos, biológicos e ergonômicos. Dentro dos considerados acidentes de trabalho estão: as doenças profissionais, que são aquelas desencadeadas pelo exercício do trabalho peculiar de determinada atividade; doença do trabalho, adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente; e acidentes ocorridos fora do local e horário de trabalho. “Surdez ocupacional, depressão e acidentes de trajeto, por exemplo, são considerados acidentes de trabalho”, explica Alexandre Veronez, professor de Urgências e Emergências no curso de Biomedicina da Veris Faculdades.

Estudos mostram ainda que os acidentes ocorrem em maior intensidade de acordo com o tempo de serviço (falta de experiência ou excesso de confiança). A frequência também aumenta próximo da hora do almoço e no final do expediente, demonstrando a falta de atenção do trabalhador durante estes períodos.

Segundo Veronez, a prevenção, a conscientização e a fiscalização ainda são as principais maneiras de se minimizar os números de acidentes. “Em todo ambiente de trabalho há riscos, por isso o importante é manter sempre atenção nas tarefas e seguir as orientações corretas para cada função”, reforça o professor.

Acidentes em laboratórios

Os riscos para profissionais que lidam com atividades laboratoriais diariamente também são bem elevados. Grande parte dos acidentes ocasionados neste ambiente é decorrente de falta de atenção e de não obediência às normas de segurança. A falta de experiência e treinamento também contribui para as taxas elevarem. O principal risco é a intoxicação em virtude da exposição direta a substâncias químicas.

“O emprego de práticas seguras e o uso de equipamentos de proteção adequados reduzem significativamente o risco de acidentes ocupacionais”, afirma Rosana Siqueira dos Santos, professora na disciplina de Biossegurança no curso de Biomedicina da Veris Faculdades.

Ela explica que é necessário que todo laboratório tenha Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e Equipamentos de Proteção Individual (EPI), com suas devidas instruções de uso, pois no ambiente laboratorial, encontram-se numerosos contaminantes que podem ser tanto de origem biológica como química, dependendo do trabalho que o laboratório desenvolve, e dessa maneira tornam-se um perigo para a saúde dos profissionais da área.

“É válido ressaltar que um ambiente de trabalho adequado e seguro, em qualquer que seja a área, contribui significativamente para aumentar a produtividade, porque melhora a comunicação interna e as relações de trabalho, além de permitir e facilitar o planejamento da produção, porque fortalece o comprometimento e a cooperação dos trabalhadores, que passam a trabalhar com mais confiança e auto-estima”, conclui Rosana.

Veris Faculdades – Grupo Ibmec Educacional – www.veris.edu.br

Prêmio ao Vestibular1

Notícias Enem V1

Passe Fácil no Enem

Agenda de Julho

Agenda de Agosto

Passe Fácil no Enem

PUCMG pelo Enem

Vestibular Estácio BH

Católica de SC

Semestre Gratuito

Agendado da Fies

Prova da AIEC

Vestibular Unopar Virtual

Vestibular FGV/2012

Medicina de Petrópolis

Vestibular da Veris

Vestibular Soebras

Esamc sorteia curso

Vestibular Esamc

Vestibular da Fipen

Ceunsp de Setembro

Desafios da FGV

Unicid até dia 27

Unipli dia 31

Vagas remanescentes Fies

Vagas remanescentes Fumec

Salão de Humor Ceunsp

Básico de Tributação

Apoio da prefeitura

Tecnologia em Logística

Notícias do Enem

Notícias de parceiros

Tags Vestibular1

Notícias Enem V1

Vídeo Aulas grátis no Vestibular1

Veja sobre o Especial Fuvest

Vibrações Positivas para vestibulandos

Depoimentos sobre o Vestibular1 – Deixe o seu também!

PROMOÇÃO: Ganhe um E-Book

da Coleção Passe Fácil no Enem!

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página do Especial ProUni Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Fuvest – Vencendo a 1ª Fase

Passe na Fuvest

Fuvest – 2ª Fase Descomplicada

Passe na 2ª fase Fuvest

Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis!

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta