Menu fechado

Professora do CEUNSP tem artigo publicado na Revista de História da Biblioteca Nacional

Calendário dos vestibulares

Não perca essa!

O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

A professora do CEUNSP, Milena Fernandes Maranho, Pós-Doutorada em História da América portuguesa, teve um artigo publicado na edição de julho (nº 82) da Revista de História da Biblioteca Nacional.

A publicação é a única em seu segmento editorial especializada em História do Brasil e traz, a cada mês, reportagens e artigos assinados por importantes historiadores e sociólogos. Por isso, é reconhecida pelo rigor na seleção dos textos que veicula. No entanto, o público ao qual ela se destina não é só o de especialistas (historiadores e professores), mas sim todos aqueles que se interessam e são apaixonados pela História do Brasil em todos os seus períodos. A revista é vendida em bancas de todo o País e também distribuída nas 5000 escolas públicas do Estado de São Paulo.

No artigo intitulado “As desventuras de um pecador”, a professora Milena conta a história do português Gabriel Soares de Souza (1540-1591), senhor de um grande engenho de açúcar na Bahia que largou tudo para procurar riquezas minerais. “O açúcar e os metais preciosos foram as oportunidades de enriquecimento mais procuradas nos primeiros séculos da colonização portuguesa na América. Mesmo com o trabalho árduo na lavoura e com os animais nos séculos 16 e 17, o desejo pelo ouro era uma constante para muitos habitantes das Américas, e atingia até mesmo quem já conquistara posição social e grande produtividade com o açúcar”, comenta.

O texto apresenta os percalços vividos pelo aventureiro que embrenhou-se nas selvas e subiu rios a procura de um itinerário de minas de metais preciosos deixados como herança por um irmão. Em sua viagem, tudo dá errado, e ele morre antes de concluir a expedição. “Para além das desventuras dessa personagem histórica, o intuito foi mostrar que nos primeiros séculos de colonização portuguesa no Brasil as reais fontes de riqueza eram de fato constituídas pelo que a agricultura oferecia, o açúcar, além dos mais diversos cultivos para o abastecimento interno. Ironicamente, no ‘Tratado descritivo do Brasil’, escrito pelo senhor de engenho em 1584 para justificar os pedidos de auxílio financeiro à sua empreitada na busca por minérios e pedras preciosas, é este o tema mais presente: a riqueza e as possibilidades da produção agrícola e da natureza brasileiras”, conta a professora do CEUNSP.

Bacharel, licenciada (1997) e Mestre (1998-2000) em História pela UNICAMP, Milena defendeu seu doutorado na USP (2001-2006) e terminou uma pesquisa de Pós-Doutorado em História da América portuguesa na UNICAMP (2008-2011). Foi coordenadora e docente do curso de História do CEUNSP entre 2006 e 2008 e retornou à instituição após o Pós-Doc como docente da Faculdade de Educação. Tem dois livros publicados, “Vivendas Paulistas” pela gráfica do IFCH em 2003 (vencedor do Concurso de Monografias do IFCH – UNICAMP) e “A Opulência Relativizada – Níveis de vida em São Paulo do século XVII” pela Edusc com apoio da Fapesp em 2010, que é o resultado da pesquisa de Mestrado.

Vestibular Inatel

Vestibular FGV

Vagas na Fumec

Vestibular UniCarioca

Vestibular Newton Paiva

Vestibular da Ufla

Vestibular da FIT

Bolsas na FGV

Anhanguera de BH

Turismo na Unipli

Calendário de Agosto

Calendário de Setembro

Vestibular da FIPEN

Vestibular Unicid

Questões Fuvest

Cursinho Solidário

Inatel Notícias

Futuro Brilhante

Desafio de Impacto

Mudanças Unicamp

Agendado Opet

Manual da Fuvest

Ead da Fuvest

Talento Unicamp

Exposição de Romero

Deficiência na mídia

Congresso na Argentina

Pós na Impacta

Exercite Saúde

Notícias de Parceiros

Notícias em parceiros

Notícias Parceiros

Depoimento do Vestibular1

Veja também: Vai cair no Enem! e Vai cair na Fuvest!

Notícias Enem V1

Vídeo Aulas grátis no Vestibular1

Vibrações Positivas para vestibulandos

Depoimentos sobre o Vestibular1 – Deixe o seu também!

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página do Especial ProUni Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Fuvest – Vencendo a 1ª Fase

Passe na Fuvest

Fuvest – 2ª Fase Descomplicada

Passe na 2ª fase Fuvest

Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis!

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também