Programa de matérias - Vestibular1

Programa de matérias

Programa de matérias ou disciplinas do vestibular da Puc-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)

Confira abaixo o que vai cair na prova!

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS

Língua Portuguesa

A prova de Língua Portuguesa tem como objetivo avaliar a competência e o desempenho linguístico do candidato, tanto na produção de textos quanto na reflexão sobre a organização da linguagem. Assim, a avaliação da prova de Língua Portuguesa está centrada nas habilidades de leitura, de escrita e de reflexão sobre os fatos da língua.

Tópicos do Programa:

Leitura e interpretação de textos.

Diferentes gêneros textuais.

Organização textual: coesão e coerência.

Significação do discurso: palavras, expressões e inferências.

Em relação à organização do texto, consideram-se os seguintes aspectos:

Fonética e Fonologia: encontros vocálicos e consonantais, acentuação, divisão silábica e ortografia.

Morfologia: estrutura, formação, flexão e classificação das palavras.

Sintaxe: concordância, regência, colocação; termos da oração; período simples e composto.

Semântica: homonímia, sinonímia, antonímia, paronímia, polissemia; denotação e conotação; hiponímia e hiperonímia.

Produção de Texto: (Redação)

Quanto à produção escrita, a avaliação leva em conta a clareza, a coerência, a coesão, a eficiência comunicativa e a correção. A variedade linguística utilizada deve ser a do padrão culto.

Cada produção textual deve:

ater-se ao tema proposto;

atender às características do gênero textual proposto;

apresentar organização lógica e coerente das ideias;

adequar o vocabulário, tanto ao tema proposto quanto ao gênero textual;

observar as recomendações apresentadas na própria prova.

Literatura Brasileira

A prova de Literatura Brasileira tem por objetivo avaliar a capacidade do candidato de compreender a literatura como gênero específico, relacionado ao processo histórico, cultural e artístico.

Tópicos do programa:

Romantismo:

características: o contexto histórico, estético e literário;

autores e obras.

Texto indicado: Senhora, de José de Alencar.

Realismo, Naturalismo, Parnasianismo e Simbolismo:

características: o contexto histórico, estético e literário;

autores e obras.

Modernismo:

características: o contexto histórico, estético e literário;

autores e obras.

Literatura brasileira contemporânea:

a poesia, a ficção e o teatro;

autores e obras.

Literatura paranaense:

manifestações literárias no Paraná no século XX;

autores e obras.

Texto indicado: Poemas de Paulo Leminski.

Língua Estrangeira

A prova de Língua Estrangeira tem como objetivo avaliar a competência de leitura, bem como a habilidade de reflexão sobre os fatos da língua em diferentes gêneros textuais.

Leitura e interpretação de diversos gêneros textuais.

Significação de palavras e expressões e suas relações semânticas no texto.

Morfologia: classificação de palavras.

Sintaxe: concordância; regência; colocação; termos da oração; período simples e composto.

História

Antiguidade Oriental e Ocidental; Antigo Egito; Mesopotâmia; os Hebreus; os Persas; os Egeus; o Mundo Grego; a Macedônia; o Império Romano; o Cristianismo.

Idade Média: os bárbaros, as grandes invasões bárbaras; o Império Bizantino; os Sarracenos; a sociedade Feudal; as Cruzadas; a Igreja na Idade Média; a cultura medieval.

A Civilização da Renascença e a Civilização Ocidental Moderna; o Renascimento; os descobrimentos marítimos; a revolução comercial; progressos materiais e científicos; as reformas religiosas; formação do Estado Moderno; Absolutismo e Despotismo Esclarecido; o Iluminismo.

A Civilização Contemporânea Européia e Americana: A Revolução Francesa; o Império Napoleônico; o parlamentarismo britânico; o advento do capitalismo; independência das colônias inglesas; independência da América Espanhola; a Revolução Industrial e os Estados Unidos no Século XIX; a democracia na América.

O Mundo Contemporâneo: a política das nacionalidades; o desenvolvimento científico do século XX; a Primeira Guerra Mundial; os regimes políticos e sociais do século XX; a Segunda Guerra Mundial; o mundo do pós-guerra fria; Extremo Oriente; bipolaridade; “perestroika” e “glasnost”.

As navegações portuguesas: o descobrimento da América. Brasil: descobrimento, conquista e

civilização. As primeiras tentativas de colonização; as capitanias; o Governo Geral; a vida econômica do Brasil Colonial.

O surgimento do Espírito Nativista e a Independência: as invasões estrangeiras; Companhias de Comércio; movimentos revolucionários; a sociedade brasileira do Período Colonial; autonomia política; a Guerra da Independência, o reconhecimento da Independência.

O Primeiro e o Segundo Império: fundação do Primeiro Império; a abdicação, o período regencial; a revolução da maioridade; os partidos políticos; a política interna do Segundo Império; a política externa do Segundo Império; o desenvolvimento econômico; o problema da escravidão.

A República e o Estado Novo: evolução do pensamento republicano; instauração da República; a consolidação da República; a pacificação política; a Revolução de 1930; Getúlio Vargas e o

Governo Provisório; o Novo Regime; o Estado Novo.

A Reorganização Política e o Brasil Contemporâneo. O Brasil na 2.ª Guerra Mundial. O Parlamentarismo Brasileiro; a Revolução de 1964; o período revolucionário; a redemocratização; a economia brasileira; a evolução comercial; a política exterior do Brasil; o Brasil na atualidade.

Geografia

Princípios e divisões da Geografia; escalas geográficas; convenções e projeções cartográficas; fusos horários.

Estudo do Espaço Geográfico:

A Geologia: formação da Terra e suas camadas; eras e períodos geológicos.

Atmosfera: clima e tempo; fatores, elementos e agentes climáticos; classificações climáticas.

Relevo: formas fundamentais; agentes e fatores modificadores; principais tipos de solo.

Vegetação: paisagens vegetais fundamentais; principais espécies.

Hidrografia: oceanos, mares, lagos e rios; tipos de drenagem dos solos; localização das principais bacias hidrográficas do mundo.

Aspectos da Geografia Humana: população absoluta e relativa; densidade populacional, crescimento vegetativo, natalidade e mortalidade; migrações; tipos humanos; integração homem-espaço geográfico.

Geografia Econômica

Setores da Economia: agricultura, pecuária, extrativismo, indústria, serviços.

Estrutura Fundiária, função social da terra, uso da terra nas diversas regiões do planeta em cada um dos setores da Economia.

Energia e Transportes: principais tipos e sistemas.

Os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento: aspectos físicos, políticos, econômicos e humanos.

Brasil

Espaço e Posição: aspectos físicos, políticos, econômicos e humanos.

As regiões brasileiras: aspectos físicos, políticos, econômicos e humanos; a interação homem-meio ambiente, a população, movimentos migratórios, pirâmide etária, processo de urbanização.

Região Sul: desenvolvimento da Região Sul em relação ao quadro geral do país; o Paraná no quadro regional e nacional; o elemento humano formador: suas origens e características.

Física

Grandezas Físicas: Grandezas fundamentais e derivadas; unidades de medida; Sistema Internacional(SI); algarismos significativos.

Mecânica: Referencial, velocidade média e instantânea, movimento retilíneo uniforme: descrição gráfica e analítica. Aceleração média e instantânea, movimento retilíneo uniformemente variado: descrição gráfica e analítica; queda livre. Movimento parabólico; Movimento circular uniforme: grandezas cinemáticas circulares. Leis de Newton: equilíbrio de uma partícula; peso e massa de um corpo; forças de contato; movimentos de corpos sob ação de forças constantes; forças de ação e reação; gravitação universal: Leis de Kepler. Trabalho de uma força constante, potência, energia cinética, relação trabalho/energia cinética, energia potencial gravitacional e elástica, conservação da energia mecânica; momento linear (quantidade de movimento) e impulso. Conservação do momentum, colisões em uma e duas dimensões.

Mecânica dos Fluidos: pressão, princípio de Pascal e de Arquimedes, massa específica e densidade, gases, pressão atmosférica.

Energia Térmica: temperatura – escala Celsius e Kelvin, dilatação térmica de sólidos e líquidos.

Gases ideais: transformações isotérmicas, isobáricas, isométricas e adiabáticas de um gás ideal; equações de estado.

Calor, trabalho e energia interna: capacidade térmica, calor específico; equivalente mecânico do calor, condução, radiação e convecção, transições de fase, calor de mudança de fase; princípios da termodinâmica, máquina de Carnot, rendimento de máquinas térmicas.

Ondas: movimento harmônico simples, cinemática e dinâmica do MHS; ondas mecânicas, ondas longitudinais e transversais, princípio da superposição, fenômenos de propagação, reflexão, refração, interferência, ressonância, a onda estacionária, velocidade de propagação.

Som: qualidades fisiológicas e físicas, velocidade de propagação, reflexão, eco; ressonância; difração e interferência; instrumentos sonoros.

Óptica: propagação e reflexão da luz, espelhos planos, espelhos esféricos de pequena abertura, formação de imagens, localizações de imagens gráfica e analiticamente; refração da luz, índice de refração, dispersão, espectros, reflexão total, lâminas paralelas e prismas. Lentes esféricas delgadas: formação de imagens de objetos reais, determinação gráfica e analítica de imagens. Associação de lentes. Instrumentos ópticos: o olho humano, lupa, telescópio, defeitos da visão. Reflexão e refração sob o ponto de vista ondulatório: difração e interferência luminosa. Experiência de Young.

Eletrostática: carga elétrica, lei de Coulomb, eletrização, condutores e isolantes, interação entre cargas pontuais. Campo elétrico: campo devido a uma ou mais cargas pontuais, campo de uma esfera carregada, linhas de força, campo uniforme. Potencial elétrico, diferença de potencial, relação entre potencial e campo elétrico, energia potencial elétrica de cargas pontuais, trabalho no campo elétrico. Capacitância e capacitores, associações de capacitores, energia armazenada em um capacitor, capacitância de capacitores planos.

Eletrodinâmica: Corrente elétrica, resistência, resistividade, lei de OHM, efeito Joule, associações de resistores, potência dissipada em um trecho do circuito. Geradores e receptores: força eletro e contraeletromotriz. Resistência interna. Circuitos simples de corrente contínua, capacitores associados a circuitos. Medição elétrica: voltímetro, amperímetro, ohmímetro. Ponte de Wheatstone.

Eletromagnetismo: Experiência de Oersted: campo magnético de cargas em movimento; vetor indução magnética; linhas de indução, campo magnético de um elemento de corrente, de um fio retilíneo e um solenóide. Força exercida por um campo magnético sobre cargas em movimento e sobre condutores. Movimento de carga pontual em campo magnético uniforme. Medidores elétricos de quadro móvel. Força eletromotriz induzida, fluxo magnético, lei de Faraday, lei de Lenz. Noções de corrente alternada. O transformador. Ondas eletromagnéticas, espectro eletromagnético.

Matemática

Conjuntos: noção de conjunto, subconjuntos, operações com conjuntos.

Conjuntos Numéricos (N, Z, Q, R): operações fundamentais; critérios de divisibilidade; máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; frações; decimais periódicas; operações com números decimais; números relativos; representação dos números por pontos da linha reta; números reais: operações e propriedades, relação de ordem, valor absoluto, desigualdade.

Razões e proporções: grandezas direta e inversamente proporcionais; regras de três simples e composta.

Porcentagem, juros e descontos simples.

Funções: conceito, definição e representação gráfica de funções – do 1.° grau, quadrática, definida por várias sentenças, modulares; composição de funções; função inversa.

Função Exponencial: definição e representação gráfica; resolução de equações e inequações exponenciais.

Logaritmo: definição; propriedades operatórias; sistemas de logaritmos; mudanças de base; logaritmos decimais e neperianos: definição e representação de funções logarítmicas; resolução de equações e de inequações logarítmicas.

Sequências: noção de sequência; termo geral, limite das sequências.

Progressões aritméticas: conceitos, fórmulas do termo geral, propriedades; soma dos termos de uma P. A. finita.

Progressões geométricas: conceito, fórmula do termo geral, propriedades; soma dos termos de uma P. G. finita e de uma P. G. infinita. Produto dos termos de uma P. G. finita.

Análise Combinatória: fatorial; arranjos, permutações e combinações simples e com elementos repetidos; números binomiais; triângulo de Pascal.

Binômio de Newton: desenvolvimento de binômios; soma dos coeficientes; termo geral do desenvolvimento de um binômio.

Matrizes: conceito, igualdade de matrizes, operações; matriz inversa.

Determinantes: determinante de uma matriz quadrada; propriedades; teorema de Laplace; regra de Chió.

Sistemas de Equações Lineares: resolução de sistemas pela regra de Cramer; discussão de sistemas pelo teorema de Rouché.

Trigonometria: as funções trigonométricas; gráficos; redução ao 1.° quadrante; relações fundamentais; transformações trigonométricas; funções circulares inversas; equações trigonométricas; resolução de triângulos retângulos e triângulos quaisquer.

Números Complexos: conceitos fundamentais; adição, subtração, multiplicação e divisão de números complexos na forma algébrica; plano de Argand-Gauss; multiplicação, divisão, potenciação radiciação e de números complexos na forma trigonométrica; equações binômias e trinômias.

Polinômios: conceitos fundamentais; polinômio nulo e polinômios iguais; operações com polinômios; teorema do resto; teorema de D’Alembert; dispositivo prático de Briot-Ruffini.

Equações Polinomiais: conceito; decomposição de um polinômio num produto de fatores do 1.° grau; raízes múltiplas; imaginárias e nulas; pesquisa de raízes racionais; relação entre coeficientes e raízes.

Probabilidades: experimentos determinísticos e aleatórios. Espaço amostral. Espaços equiprováveis. Eventos. Probabilidades em um espaço amostral finito. Distribuição de probabilidades. Cálculo de probabilidades. Probabilidade condicional. Independência. Distribuição binomial.

Geometria Plana: reta; semi-reta; segmentos; ângulo. Paralelismo: perpendicularismo. Polígonos: congruência, semelhança. Relações métricas no triângulo retângulo. Cálculo de áreas e perímetros dos polígonos.

Circunferência: comprimento, área do círculo. Relações Métricas nos polígonos inscritos e circunscritos na circunferência.

Geometria Espacial: paralelismo e perpendicularismo de retas e planos; diedros; triedros; ângulos poliédricos; poliedros convexos. Prismas e Pirâmides: conceito, elementos, classificação, áreas e volumes. Tronco de Prisma e de Pirâmide: áreas e volumes. Cilindro e Cone: conceito, elementos, classificação, relações métricas, troncos de cilindro e do cone. Áreas e volumes da esfera e de suas partes. Sólidos geométricos inscritos e circunscritos à esfera.

Geometria Analítica: distância entre dois pontos; razão de secção; condição de alinhamento de três pontos: equação da reta que passa por dois pontos; formas da equação da reta; equação do feixe de retas; condição de paralelismo e perpendicularismo de retas; distância entre ponto e reta; bissetrizes; ângulo entre duas retas; área de um triângulo; inequações do 1.° grau; equação da circunferência; posições relativas de ponto e circunferência; de reta e circunferência; de duas circunferências. Problemas de tangência.

Química

Matéria e Energia: classificação química da matéria; classificação da energia.

Teoria Atômica: partículas subatômicas; modelos atômicos.

Ligações: ligação iônica, covalente e metálica.

Tabela Periódica: elementos; grupos; períodos; propriedades periódicas e aperiódicas.

Leis das Combinações Químicas: Lei de Lavoisier; Lei de Dalton; Lei de Richter e Wenzel.

Cálculos Estequiométricos: massa atômica; átomo-grama; massa molecular; molécula-grama; mol; fórmula centesimal; fórmula mínima; fórmula molecular; problemas.

O Estado Gasoso: propriedades dos gases e leis de Boyle-Mariotte; Charles e Gay-Lussac; equação de Clapeyron.

Funções Inorgânicas: ácidos; bases; sais; óxidos, hidretos. Conceitos, nomenclatura, obtenção, principais aplicações e reações químicas.

Soluções: concentração das soluções: comum, molar, título, fração molar.

Propriedades Coligativas: tonometria; ebulimetria; criometria; osmometria; leis e aplicações em solução.

Equilíbrio Químico: velocidade das reações; equilíbrio iônico; pH.

Termoquímica: calor de reação; entalpia; entropia.

Eletroquímica: reações de oxidação-redução, eletrólise; pilhas.

Radiatividade: reações nucleares; partículas; famílias e radiações.

O Átomo de Carbono: hibridação; orbitais moleculares; orbitais atômicos; cadeias carbônicas.

Nomenclatura das Substâncias Orgânicas: nomenclatura oficial e não oficial.

Isomeria: isomeria plana; isomeria espacial.

Reações Orgânicas: classificação; mecanismos das reações orgânicas.

Funções Orgânicas: conceito; obtenção; propriedades físicas, propriedades químicas e aplicações das principais substâncias.

Biologia

Citologia: Células vegetais e animais: características essenciais (forma, tamanho, número e estrutura).

Estrutura e função dos componentes celulares: citoplasma; sistema vacuolar citoplasmático, plastos, condrioma, centro celular, núcleo: cariolinfa, nucléolo, cromatina, cromossomos.

Síntese protéica, ácidos nucléicos e código genético.

Divisão celular: mitose e meiose.

Fisiologia celular-respiração: tipos e etapas bioquímicas mais importantes.

Fotossíntese: etapas bioquímicas mais importantes e fatores influentes.

Embriologia e Histologia:

Processos generativos assexuado e sexuado.

Gametogênese e gametas.

Fecundação: tipos de ovos e segmentação.

Embrião, folhetos e anexos embrionários.

Origem embrionária dos tecidos.

Tecidos vegetais: características morfológicas e fisiológicas.

Tecidos animais: características morfológicas e fisiológicas.

Fisiologia: Estudo comparado do sistema digestório, respiratório, circulatório, excretor, de sustentação, locomotor, nervoso e de coordenação hormonal.

Genética: Princípios básicos do Mendelismo; leis de Mendel; mutações gênicas e cromossômicas; herança ligada, influenciada e limitada ao sexo; pleiotropia; polialelia; grupos sanguíneos; interação e vinculação gênicas; genética de populações: equilíbrio de Hardy-Weinberg.

Diversidade dos seres vivos:

Classificação dos seres vivos: critérios, categorias taxonômicas e regras básicas de nomenclatura.

Vírus; Reinos: Bacteria, Protista, Chromista e Fungi.

Reino Plantae: categorias taxonômicas, características gerais, morfológicas e fisiológicas.

Reino Animalia: categorias taxonômicas, características gerais, morfológicas e fisiológicas.

Ecologia:

Biosfera: bioma, águas continentais e oceanos.

Ecossistemas e seus componentes.

Comunidade e população; relação entre os seres vivos; ciclos biogeoquímicos; adaptações; fatores abióticos do meio; equilíbrio e desequilíbrio ecológico; ecologia aplicada: combate biológico, uso de indicadores biológicos e conservacionismo.

Principais poluentes do meio: tipos de poluentes e suas consequências.

Relações ecológicas intra e interespecíficas, harmônicas e desarmônicas.

Biologia Sanitária:

Saúde – Higiene – Saneamento.

Doenças parasitárias que ocorrem no Brasil e seus agentes transmissores e agentes causadores.

Epidemiologia e profilaxia.

Controle e métodos de combate.

Doenças de carência.

Conceitos de imunidade.

Filosofia

A prova de Filosofia tem como objetivo avaliar a capacidade do vestibulando em compreender, a partir de textos clássicos do pensamento filosófico ocidental, aspectos que envolvem a existência humana: a ética, a política e o conhecimento.

Textos indicados

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco (Livro I). Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973. Páginas 245 a 264.

BACON, Francis. Novum Organum ou Verdadeiras Indicações Acerca da Interpretação da Natureza (Livro I). Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1999. Páginas 31 a 98.

FOUCAULT, Michel. Disciplina (terceira parte). Vigiar e Punir. 27 ed.Petrópolis: Vozes, 2003. Páginas 115 a 192.

ROUSSEAU, J-J. Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens. Coleção Os Pensadores. 2 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978. Páginas 227 a 282.

TÓMAS DE AQUINO. (Sobre a prudência). Suma Teológica. Volume V, 2ª parte da 2ª parte, questões – XLVII – LVI. 2 ed, Porto Alegre: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes; Livraria Sulina Editora; Universidade de Caxias do Sul, 1980. Páginas 2409 a 2479.

Conheça o Exclusivo

Guia de Como Escolher a Profissão

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta