Projeto Anselminhos - Vestibular1

Projeto Anselminhos

Projeto Anselminhos tem primeira exibição de filmes

Calendário dos vestibulares

Não perca essa!

O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

Mostra de trabalhos de alunos da rede pública desenvolvidos com apoio do CEUNSP lotou a Sala Palma de Ouro

A primeira exibição de filmes produzidos pelos alunos do Projeto “Anselminhos: Pagadores de Promessas” foi realizada no dia 1o e lotou a Sala Palma de Ouro, no Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte, em Salto. A iniciativa é um desmembramento do Projeto Prumos, ambos desenvolvidos em parceria pelo Ponto de Cultura @FIM, CEUNSP e a Secretaria de Educação de Salto.

Foram exibidos o média-metragem “Conto de Meninas”, que tem como base o sincretismo religioso presente em algumas obras do cineastaAnselmo Duarte, e o curta-metragem “Café da Manhã dos Campeões”, inspirado nas histórias em quadrinhos.

O primeiro foi todo ele produzido pelos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da escola CEMUS IX, que integram o Projeto Prumos, enquanto o segundo foi criado pelos demais estudantes do Ponto de Cultura @FIM, com idade entre 10 e 17 anos, os Anselminhos.

Durante o evento de lançamento, Marcos Pardim, idealizador e coordenador geral do Projeto, leu algumas mensagens de parabenização recebidas, como a do ex-secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura e idealizador do Programa Cultura Viva, Célio Turino,além de uma carta de congratulação enviada pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura.

Entre os presentes no CEC estavam representantes da Secretaria da Educação de Salto, da @FIM e do CEUNSP, parceiros da iniciativa, assim como representantes do Ministério da Cultura, que vieram prestigiar acerimônia e receberam uma cópia dos trabalhos apresentados. Também compareceram alunos e adolescentes participantes do Projeto, integrantes da escola CEMUS IX, imprensa, familiares e o ex-secretário da Educação, Wilson Roberto Caveden, um dos incentivadores da ação.

Após a exibição dos filmes, diversas pessoas foram chamadas ao palco para serem homenageadas com uma réplica da Palma de Ouro.Foram elas: oficineiros, alunos e demais envolvidos nas produções cinematográficas, Taísa Gasparini Rizo, representando a Secretaria Municipal da Educação, Nilcimar Mazetto Veronezi, presidente da @FIM, Marcus Plessmann de Castro, Palena Duran e Yara Yguchi, do Ministério da Cultura e que representaram a ministra Ana de Hollanda, Edson Cortez, diretor da FCAD (Faculdade de Comunicação, Artes e Design) do CEUNSP, Wilson Roberto Caveden e Ana de Lourdes Meireles Cruz, diretora do CEMUS IX.

Yara Iguchi, representante do MinC, se disse surpresa com a qualidade das produções apresentadas. “Foi surpreendente, principalmente pelo tempo que o projeto tem. É um produção muito feita, o que nos deixa muito orgulhosos deste projeto fazer parte do Cultura Viva. Foi emocionante”, resumiu.

Antes de encerrar o evento, Pardim ainda comunicou que, além dos dois filmes produzidos, outros dois já estão em fase final de produção.

Sobre os projetos – Integrantedo Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, o Projeto Prumos, criado em 2008, leva semanalmente os alunos da EJA da rede municipal de Salto até o CEUNSP, onde participam de quatro diferentes oficinas profissionais. Cada curso possui duas etapas de aproximadamente 5 meses cada e os monitores são professores, técnicos e alunos da universidade ligados aos cursos de comunicação e artes, como Fotografia, Cinema, Teatro, Rádio e TV, entre outros.

Como um desmembramento do Prumos, foi criado em 2010 o Projeto “Anselminhos: Pagadores de Promessas”, que oferece aos alunos do CEMUS IX e da sociedade civil atividades voltadas à produção de curtas, documentários e longa-metragem, embasados na vida e obra do cineasta saltense Anselmo Duarte e, dessa forma, incentivar trabalhos culturais, resgatar a memória local e descobrir novos talentos da área, promovendo a autonomia e a autoestima.

O programa tem chamado a atenção de várias cidades do País, principalmente depois que foi apresentado no Fórum Social Mundial, no mês janeiro, em Porto Alegre (RS). “Muitas cidades me procuraram e querem montar um polo do Anselminhos”, revelou Pardim.

Saiba mais em: www.ceunsp.edu.br ou ligue 0800 10 95 35.

Vestibular1 leva 1 Prêmio

Livros Unicamp e Fuvest

Correção Fuvest

Cursinho FEA-USP

Depoimentos de Visitantes

Depoimentos Vestibular1

Depoimentos do Vestibular1

Vestibular1, Depoimentos

Cursinhos Populares

UniSEB Interativo

Formatura Ceunsp

Livra Livro

Extensivo do Anglo

Vestibular Aiec

5ª chamada Unicamp

Gestão do Comércio

Palestrante da ONU

Marketing Turístico

Livro de Publicidade

Despedida do TREMA

Calendário de Março

Aula inaugural Solidário

Novas pérolas do ENEM

Projeto Feminina

Especialização Unipli

Iniciação Científica

Coisas Nossas

Calouros da FAI

Gestão de clínica

FGV Direito

Cobertura jornalística

Notícias de Parceiros

Notícias dos Parceiros

Mais Tags do vestibular1

Veja também: Vai cair no Enem! e Vai cair na Fuvest!

Notícias Enem V1

Vídeo Aulas grátis no Vestibular1

Vibrações Positivas para vestibulandos

Depoimentos sobre o Vestibular1 – Deixe o seu também!

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página do Especial ProUni Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Fuvest – Vencendo a 1ª Fase

Passe na Fuvest

Fuvest – 2ª Fase Descomplicada

Passe na 2ª fase Fuvest

Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis!

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta