Menu fechado

Projeto TV Cela é destaque na Folha de São Paulo

Não perca essa!

Reportagem destaca programa produzido por reeducandas de Votorantim com apoio da Faculdade de Comunicação e Artes do CEUNSP.

O programa “TV Cela”, produzido por reeducandas de um presídio feminino em Votorantim com o apoio da Faculdade de Comunicação e Artes do CEUNSP, ganhou projeção nacional a partir de uma reportagem de meia página publicada na segunda-feira no Caderno Cotidiano, da Folha de São Paulo, com chamada na capa, na seção “Boa Notícia”.

A iniciativa já havia sido abordada em algumas reportagens, como dos programas de TV “Jogo de Cintura”, da TV Tem (afiliada da Rede Globo em Sorocaba), “Social Clube”, da ESPN Brasil, e pelo “Profissão Repórter”, também da Rede Globo, que irá integrar um programa sobre inclusão carcerária.

O “TV Cela” conta com o suporte de uma equipe externa de voluntários, coordenados pelos jornalistas Werinton Kermes, ex-professor do CEUNSP, e Luciana Lopez.

“Não se trata de mostrar o mundo da cadeia, mas como a cadeia vê o mundo”, afirma Kermes. Luciana conta que o programa de TV é a evolução natural do programa de rádio “Povo Marcado”, também realizado por detentas e coordenado pela mesma equipe de voluntários.

O programa foi ao ar entre 2007 e 2008 e virou um documentário exibido em 28 festivais de cinema pelo Brasil, tendo conquistado três prêmios, um deles no Festival de Gramado, em 2009, na categoria vídeo-social.

Todas as etapas de produção são organizadas como em um estúdio de TV profissional. Antes das gravações há reuniões de pauta para definir os entrevistados e as perguntas mais importantes.

No dia da entrevista, o estúdio é montado em frente ao pátio da prisão. Um técnico do CEUNSP auxilia na instalação dos equipamentos e na captação de imagens e som, orientando a operadora de câmera Edicleusa Gomes.

“Já gostava de filmagem desde que tinha fita cassete. Sempre tive essa curiosidade. Assim que surgiu o programa fui voluntária para filmar.” explica ela.

Pelo programa já passaram os deputados estaduais Raul Marcelo e Maria Lúcia Amary, o jurista Hélio Bicudo, o médico Antonio Sérgio Ismael, o prefeito de Votorantim Carlos Pivetta, o ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Sorocaba, Luiz Henrique Ferraz, o promotor de Justiça Wellington Veloso, e o historiador Célio Turino, idealizador do programa Pontos de Cultura do governo federal, entre outros.

As perguntas são feitas sob o olhar atento de espectadores, dezenas de mulheres, por trás de uma grade. Quem apresenta o programa é Iara de Mello, que se produz com roupas e maquiagem de uma produtora voluntária.

“Nunca me imaginei na frente das câmeras”, conta. A experiência na TV já lhe rendeu diversas cartas, recados de apoio, até pedidos de autógrafo, entregues por sua mãe nos dias de visita.

Após as entrevistas, o programa é editado nos laboratórios da Faculdade de Comunicação e Artes para depois ser transmitido pela TV Votorantim e por 48 canais comunitários do Estado, além de poder ser acessado via internet.

Para os coordenadores, o objetivo maior do programa não é capacitar para uma nova profissão, mas resgatar autoestima e ocupar o tempo das reeducandas.

Queremos mostrar às detentas que elas têm condições de tocar a própria vida, de aprender, de serem produtivas, depois de cumprirem suas penas, afirma Luciana.

Mais informações estão disponíveis em www.projetotvcela.blogspot.com.

Principais Vestibulares de Inverno

Vestibulares mais disputados

Como superar a tensão

Catálogo Nacional de Carreiras

Vestibular Social da Uva

Vestibular da Unicarioca

Provas do Vestibular da Opet

IFMG prorroga as inscrições

Pós-Graduação em Betim na PUC

Curso de Tecnologia em Hotelaria

Gestão em Recursos Humanos

Unicamp divulga notas do Simulado

Laboratório Coral em Itajubá

Protótipo movido a hidrogênio

I Jornada de iniciativa

Vídeo Aulas grátis no Vestibular1

Preparação e conteúdos para provas de vestibular

Conheça o Exclusivo

Guia de Como Escolher a Profissão

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também