Projetos universitários - Vestibular1

Projetos universitários

Projetos universitários são destacados em mostra de engenharia

Calendário dos vestibulares

Não perca essa!

O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

Ponte alternativa para ligação entre Santos e Guarujá, tapete de alerta de presença, handbike e uma linha ferroviária para passageiros entre a Baixada Santista e a Capital foram premiados

A I Mostra de Engenharia ESAMC Santos superou as expectativas do professor Doutor Ricardo Oi. A atividade criada para estimular os estudantes desde o início do curso a aplicar conceitos de Engenharia nos problemas do cotidiano apresentou 18 projetos desenvolvidos pelos alunos do 1º semestre de Engenharia Civil e de Produção.

“Percebemos que eles se envolveram com o evento e ficaram mais motivados com o curso. Isso é muito importante, pois os cursos de Engenharia, nos primeiros semestres, apresentam uma evasão escolar acima da média de outras graduações”, salienta o docente.

Para Oi, envolver os universitários com projetos é fundamental para a formação dos engenheiros que estarão aptos para o ingresso no mercado de trabalho. “Este é um diferencial”, afirma.

Na mostra quatro trabalhos ganharam diploma de honra ao mérito. Foram eles: ponte alternativa para ligação entre Santos e Guarujá, tapete de alerta de presença, handbike e uma linha ferroviária para passageiros entre a Baixada Santista e São Paulo.

“Na avaliação foi considerada a proposta de solução de problemas, aplicando a Engenharia e a funcionalidade, e estética do protótipo ou maquete”, contou Ricardo Oi. Segundo ele o julgamento foi realizado por uma comissão de professores especialistas.

Em primeiro lugar ficou a proposta alternativa do projeto já apresentado da ponte que fará a ligação entre Santos e Guarujá. O protótipo dos alunos mostrou que é possível viabilizar o comércio e reduzir o impacto ambiental por ter uma menor extensão em comparação com a proposta atual.

O tapete alerta de presença chamou a atenção dos julgadores por apresentar um sistema alternativo de sinal sonoro que dispensa a instalação elétrica. A proposta alcançou a segunda colocação, por sua simplicidade e utilidade, já que avisa sempre que uma pessoa fica diante de uma porta.

A handbike, projeto para mobilidade de portadores de necessidades especiais através da adaptação de um triciclo, dividiu o terceiro posto com a linha férrea para passageiros entre as regiões metropolitanas da Baixada Santista e de São Paulo.

“Esse sistema de transporte alternativo visa à transposição da Serra do Mar por meio de uma linha ferroviária para passageiros, reduzindo assim os intensos congestionamentos”, frisa o professor.

Segundo ele o tapete alerta de presença e a handbike podem se transformar em produtos comerciais, para tanto é necessário maiores estudos técnicos e mercadológicos.

“Neste estágio inicial, essas alternativvas propõe atender uma solução a um baixo custo, trazendo benefícios para os futuros consumidores. Os outros dois tratam-se de obras públicas, que dependem de uma série de análises nas esferas legais e ambientais, além da questão política, mas a princípio apresentam uma boa solução para o transporte, item essencial para o desenvolvimento econômico da região”, comenta.

Planos futuros – De acordo com Ricardo Oi, já existe um planejamento para realizar este evento semestralmente. “Nas próximas edições pretendemos envolver turmas de todos os semestres e inclusive os formandos, de forma a se realizar a Semana da Engenharia ESAMC Santos, com palestras e minicursos”, adianta.

Segundo ele, está nos planos convidar empresas para que elas conheçam os projetos e os alunos, fazendo uma “ponte” para o recrutamento de estagiários e trainees.

As melhores propostas – aquelas que apresentam viabilidade técnica e econômica –poderão ser trabalhados também por estudantes de Administração, Economia, Direito e Propaganda e Marketing, revela o docente.

“O intuito é transformar as ideias acadêmicas em produtos com sucesso, prática comum nas universidades americanas e em algumas universidades públicas brasileiras”, diz Oi, ressaltando que grandes empresas surgiram de iniciativas de estudantes, como Microsoft, Yahoo, Google, Facebook, entre outras.

Vestibular – A ESAMC Santos está com inscrições abertas para vestibular até o próximo dia 15. Além das graduações de Engenharia Civil e Produção, a faculdade oferece outros 15 cursos ministrados nos períodos matutinos e noturnos. Os aprovados começam a estudar no dia 1 de agosto.

Os interessados podem confirmar sua participação no processo seletivo através do site www.esamc.br ou na secretaria da faculdade, localizada na rua Egydio Martins, 181, Ponta da Praia, ao custo de R$ 30.

Este ano a ESAMC foi destacada entre as 30 melhores escolas de ensino superior do País pelo MEC (Ministério da Educação). A unidade santista tem a marca de 96% de empregabilidade e, oferece, entre outros, vivências extraclasses e programa de coaching para aperfeiçoamento dos alunos.

Prêmio ao Vestibular1

Notícias Enem V1

Passe Fácil no Enem

Agenda de Julho

Agenda de Agosto

Passe Fácil no Enem

Vestibular da FASE

Vestibular Ratio

Vestibular da Fies

Bolsa de Estudo no Japão

Faculdade Inspirar

Aproveitando as Férias

PUCMG pelo Enem

Vestibular Estácio BH

Católica de SC

Semestre Gratuito

Unicid de Julho

Agendado da Fies

Prova da AIEC

Unipli de Julho

Aprovados Puc Minas

Vestibular Unopar Virtual

Vestibular FGV/2012

Medicina de Petrópolis

Cursos de Férias

UFV no Consórcio

Ambiente Coorporativo

Ex-alunos do Inatel

Café Empresarial

Curso de Mestrado

Notícias de Parceiros

Tags Vestibular1

Notícias Enem V1

Vídeo Aulas grátis no Vestibular1

Veja sobre o Especial Fuvest

Vibrações Positivas para vestibulandos

Depoimentos sobre o Vestibular1 – Deixe o seu também!

PROMOÇÃO: Ganhe um E-Book

da Coleção Passe Fácil no Enem!

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página do Especial ProUni Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Fuvest – Vencendo a 1ª Fase

Passe na Fuvest

Fuvest – 2ª Fase Descomplicada

Passe na 2ª fase Fuvest

Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis!

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta