Menu fechado

CEUNSP (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio) terá curso de Psicologia em 2010

Não perca essa!

Após ser avaliado com nota máxima, MEC divulgou nesta quinta-feira liberação de 200 vagas que serão oferecidas já no Vestibular Antecipado

O CEUNSP (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio) está autorizado pelo MEC (Ministério da Educação) a abrir o curso de Psicologia em 2010. A publicação aconteceu na edição desta quinta-feira, dia 13, do Diário Oficial da União, e representa uma grande conquista para toda a região.

Pelas normas que regem a educação no País, alguns cursos precisam da autorização prévia do MEC, mesmo que sejam pleiteados por Universidades e Centros Universitários, que têm autonomia na oferta de cursos. É o caso de Direito, Medicina, Odontologia e Psicologia, cujo procedimento de autorização depende de deliberação do Conselho Nacional de Educação, além de consulta prévia à Ordem dos Advogados do Brasil e ao Conselho Nacional de Saúde, respectivamente.

Os técnicos do MEC estiveram recentemente em Itu, onde o curso será oferecido, e avaliaram o projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura, atribuindo nota máxima, assim como Biomedicina já havia recebido no ano passado e Direito em 2006, quando foi reconhecido.

O presidente do Conselho Acadêmico-Pedagógico (CAP) do CEUNSP, Nilson Rogério Nogueira de Mattos, comenta que o resultado da avaliação reflete a forma como o curso foi estruturado e o know-how que o CEUNSP detém nas diversas áreas do saber. “Por contarmos com a experiência de grandes profissionais, elaboramos um curso muito avançado, preparado para formar profissionais aptos a desenvolver com competência as diversas ações que envolvem a profissão do psicólogo, tendo como diretriz a promoção, proteção, prevenção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto individual como em nível coletivo. Para o CEUNSP, o resultado reforça a qualidade dos seus cursos. Para a região, é um grande avanço em termos educacionais”, comemora.

Um dos diferenciais do curso, segundo Rogério, será o Serviço de Psicologia, que funcionará como um braço educacional e extencional de apoio curricular, assim como já ocorre nas clínicas de Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia e Psicopedagogia, que prestam atendimento gratuito à população. “O atendimento supervisionado na Clínica de Psicologia será uma importante ferramenta na formação do profissional. As ações responderão pela articulação entre os projetos de atenção à comunidade e atividades de ensino e pesquisa, considerando as demandas reais e potenciais identificadas na comunidade local e regional”, explica ele.

Na publicação do MEC, foram autorizadas 200 vagas, a serem oferecidas nos períodos diurno e noturno. Com isso, o CEUNSP passa a ter 73 opções de cursos, turnos e habilitações de graduação. Estas 200 vagas já poderão ser disputadas pelos interessados no Vestibular Antecipado, que acontece no dia 19 de setembro, às 14h.

O curo de Psicologia terá a duração de 5 anos e concede ao formando o título de Bacharel. O valor das parcelas é a partir de R$ 346,66 para quem se matricular após aprovação no Vestibular Antecipado.

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.ceunsp.edu.br ou no 0800-109535.

O que faz um psicólogo?

A área clínica é a mais conhecida forma de atuação do profissional, mas como o interesse do psicólogo é o ser humano e suas mais diversas manifestações, a atividade está presente em vários ramos da sociedade contemporânea.

Entre os desafios que se colocam hoje ao profissional estão as chamadas patologias urbanas, como o atendimento a vítimas de violência. Outras áreas são a Psicologia Jurídica, Psicologia do Trânsito, Psicologia Social e a Psicologia Educacional, com possibilidade de atuação em penitenciárias, asilos, escolas e centros de atendimento a crianças e adolescentes.

Também configuram áreas de atuação a Orientação Profissional, a Psicologia Esportiva e a análise de comportamento do consumidor, fornecendo informações para orientar o marketing de empresas privadas e agências de publicidade.

No campo da Saúde, o profissional atua em conjunto com médicos e assistentes sociais, colaborando com pacientes e familiares na recuperação da saúde física e mental. Entre as áreas específicas estão a Psicomotricidade e a Neuropsicologia, além da Psicooncologia, aplicada ao tratamento do câncer.

Nestas funções, o psicólogo participa ativamente do planejamento, da implementação e avaliação das atividades clínicas. Também elabora parecer psicomotor em clínicas de reabilitação e nos serviços de assistência escolar, hospitalar e esportiva.

Instituições públicas de São Paulo divulgam simultaneamente calendário dos vestibulares, os candidatos que pretendem participar das provas da Fuvest, Unesp, Unicamp, UFSCar, Unifesp, ITA, PUC-SP e PUC-Campinas, já podem conferir as datas dos exames. Veja o calendário:

Fuvest Unicamp Unesp Unifesp PUC-São Paulo

Início das inscrições na Unicamp

Recepção do Calouro na Unaerp

CEUNSP na Fevest

Cientista Jovem

Semana da Juventude

Pós-Graduação em Direito

MBA Executivo

Sustentar

Geração Consciente

CONIC na Unaerp

Mais uma Faculdade Gratuita

Conheça o Exclusivo

Guia de Como Escolher a Profissão

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis!

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também