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Otimização da Qualidade da Comunicação com Clientes, Colaboradores e Parceiros

Benefícios do Treinamento:

• Desenvolver o marketing pessoal e corporativo através de uma comunicação textual elegante que expande redes de relacionamento profissional

• Otimizar os processos de comunicação na empresa minimizando ruídos

• Atingir resultados através da redação de textos claros, concisos e objetivos

• Agilizar tomadas de decisão e operações através da comunicação eficiente

Objetivos do Treinamento:

• Oferecer ao participante a capacidade de redigir e revisar textos, através do uso de termos, expressões e orações adequadas ao mundo corporativo, a fim de produzir uma linguagem de qualidade que apresente resultados de comunicação para a organização, colaboradores e principalmente clientes

• Possibilitar ao participante criar textos coerentes, lógicos, informativos e elegantes que comunicam de forma eficaz as mensagens institucionais

• Mostrar ferramentas práticas de redação empresarial que possibilitam a eficácia no atendimento corporativo e empresarial

Público-Alvo:

• Diretores, gestores, coordenadores e supervisores

• Executivos dos departamentos de: recursos humanos, financeiro, produção, vendas e administração geral, para pequenas, médias e grandes empresas

• Microempresários, profissionais liberais e autônomos

Programa:

1. Redação simples, ágil e objetiva

• Desenvolvendo textos velozes para um mundo veloz

• Eliminando termos desnecessários

• Utilizando palavras apropriadas ao universo corporativo

2. Organizando o texto corporativo

• Destacando o objetivo do texto (foco)

• Despertando o interesse do leitor

• Adaptando-se ao perfil do leitor

3. Os 6 elementos de um texto básico

• Trabalhando o tema central do texto (assunto)

• Utilizando técnicas com alto teor informativo e baixa redundância

• Situando o texto no tempo e no espaço

4. Destacando seu texto entre milhares

• Utilizando o tópico frasal (oração de impacto)

• A importância de destacar suas ideias logo no primeiro parágrafo

5. A linguagem objetiva e os vícios de linguagem

• Fugindo do gerundismo, clichês e palavras-curinga

• Conhecendo as armadilhas do pleonasmo e dos neologismos

6. A economia de texto

• Escrevendo com precisão: o máximo de informação com o mínimo de palavras

• Como escrever utilizando termos adequados e focados no assunto abordado

7. Redação específica de e-mails

• Como utilizar os termos adequados para a linguagem formal e informal

8. A lógica do e-mail: introdução, desenvolvimento e conclusão

• Como iniciar um e-mail e abordar o interlocutor corretamente

• As palavras adequadas que ajudam a conectar ideias e parágrafos

• Finalizando a redação com estilo

9. A nova ortografia da Língua Portuguesa

• As mudanças na acentuação

• Uso do hífen: como e quando utilizá-lo

10. Concordância e coerência

• As transições entre os parágrafos

• O uso adequado de verbos e substantivos nas orações

11. Dúvidas frequentes de gramática

• Crase, acentuação e pontuação

• As regências verbais e nominais

• Verbos e pronomes

12. Redação de relatórios

• Articulando a linguagem impessoal e objetiva

• Descrevendo fatos com distanciamento

• A linguagem denotativa

13. A redação com etiqueta

• Termos convenientes e elegantes

• Como fazer solicitações de forma educada

14. Criando cartazes eficazes (murais corporativos)

• Desenvolvendo a comunicação visual corporativa

• Criando mensagens não-verbais eficazes

15. A importância da comunicação humana no cotidiano

• Compreendendo o interlocutor e seu repertório cultural

• Eliminando ruídos de comunicação no cotidiano corporativa

Metodologia das Aulas

• Exposição de fundamentos

• Estudos de Caso

• Dinâmicas de Grupo

• Discussões em grupo

• Laboratório prático de comunicação

Sobre o Instrutor: Marcos Gross

• Desenvolvedor de conteúdo da MBC (Master Business Communication) de Washington Olivetto e Boni, da Rede Globo

• Professor/consultor de Gestão Empresarial do Sebrae-SP (área de marketing e comunicação), da área de Educação Corporativa do Senac-SP e do Sescoop-SP

• Professor de Pós-Graduação da USP no curso de comunicação e liderança da Faculdade de Saúde Pública

 

Publicado em:Notícias

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