Menu fechado

Revista Científica e INICIA da FAI terão edições comemorativas em 2010 – Periódicos incentivam e divulgam pesquisas acadêmicas

Não perca essa!

Com intuito de disseminar as pesquisas técnico-científicas realizadas no ambiente acadêmico a FAI publica anualmente dois periódicos: a Revista Científica e a Revista Inicia. Enquanto a Revista Científica atende a pesquisadores (mestres e doutores) de diferentes instituições de ensino e pesquisa, a Inicia está voltada, exclusivamente, para os trabalhos de iniciação científica dos alunos de graduação da FAI.

Em comemoração aos 10 anos de lançamento das revistas, as edições de aniversário estão sendo organizadas pela equipe responsável e têm lançamento previsto para Outubro, durante a abertura da Feira de Tecnologia da FAI (XXI FAITEC).

Integrante de um projeto institucional da FAI, a Revista Científica foi criada e estruturada em 2000 por um grupo de professores, na época mestrandos, que viram no conteúdo proposto a oportunidade para a divulgação de trabalhos e pesquisas desenvolvidas pela própria instituição e demais faculdades, visando levar reflexões, produções, pesquisas e estudos sistematizados à comunidade.

Para avaliar o conteúdo da revista, constituído por artigos escritos por estudantes de pós-graduação, professores, pesquisadores e demais profissionais das áreas de gestão, tecnologia da informação, educação e áreas correlatas, foi estruturado um conselho editorial composto por uma equipe de doutores de diversas instituições de ensino superior.

Desde o seu lançamento em 2001, cerca de 60 artigos já foram publicados pela Revista Científica da FAI e, a partir de 2004, ela passou a fazer parte do programa de Coleta de Dados da Classificação de Periódicos, Anais, Jornais, Revistas da CAPES, constando portanto no estrato de indicativos de qualidade Qualis, com conceito B5.

De acordo com a bibliotecária, Lívia Santos, responsável pela revisão de normalização da Revista Científica, os conteúdos enviados devem ser de caráter inédito que apresentem inovações e avanços significativos. “Além dos artigos são também aceitos comunicações de pesquisas (com informações de projetos e pesquisas em andamento ou recém-concluídas, como teses, dissertações) e resenha”, comenta.

Outra publicação também importante no âmbito da pesquisa acadêmica é a Revista Inicia, que tem por objetivo divulgar artigos elaborados pelos alunos dos cursos de graduação da FAI. Esses artigos podem ser oriundos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica ou de estudos realizadas pelos demais acadêmicos dos cursos de Administração, Sistemas de Informação e Pedagogia.

Criada também por iniciativa de professores da FAI, o conselho editorial da revista é formado por docentes da própria instituição. Nas edições da Inicia já foram publicados em torno de 68 artigos.

A professora e também membro do conselho editorial da revista, Eunice Gomes de Siqueira diz que a Revista INICIA é distribuída para várias bibliotecas conveniadas, o que permite que o artigo do estudante fique conhecido pela comunidade podendo, inclusive, ser referenciado por outros autores em artigos posteriores.

Para os alunos que se interessarem em divulgar seus artigos na Revista Inicia, o prazo para submissão dos textos vai até dia 30 de agosto. O prazo para a Revista Científica 2010 já terminou no último dia 30 de junho.

Mais informações pelo site da FAI: www.fai-mg.br.

Principais Vestibulares de Inverno

Vestibulares mais disputados

Como superar a tensão

Catálogo Nacional de Carreiras

Vestibular FGV 2011

Vestibular FMU

Vestibular da Unopec

Vestibular Unipli

Lista de livros da Unitau

Benefícios na UniCarioca

MBA em EaD na Uva

Nova Parceria na FMU

Repelente eletrônico

Visitas do NEmp

Vídeo Aulas grátis no Vestibular1

Preparação e conteúdos para provas de vestibular

Conheça o Exclusivo

Guia de Como Escolher a Profissão

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também