Menu fechado

Revolta da Chibata ganha exposição online em seu centenário

Calendário dos vestibulares

Não perca essa!

O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

Acaba de ser lançada uma exposição online sobre a Revolta da Chibata, que completou 100 anos em. A exposição contempla os principais momentos da Revolta, suas causas e consequências, através de ilustrações e documentos de época. Oferece ainda algumas sugestões de exercícios que podem tanto ser aproveitados por estudantes ocupados com o vestibular, como por professores em sala de aula.

O Núcleo de Ação Educativa do Arquivo Público do Estado de São Paulo apresenta a exposição online “A Revolta da Chibata” no ano que esta completa cem anos e olha para as questões dos direitos da cidadania que envolveram este episódio da história do Brasil.

As lutas pela conquista dos direitos humanos foram diversas e muitas delas sugerem a incapacidade que as lideranças têm de lidar com as reivindicações populares. A História do Brasil é repleta dessas histórias e de personagens que são lembrados por feitos de coragem e bravura em direção à “ordem e liberdade”. Era esse o lema dos marujos que se revoltaram para brigar por seus direitos.

A exposição virtual “A Revolta da Chibata” é uma iniciativa do Núcleo de Ação Educativa do Arquivo Público do Estado de São Paulo para divulgar documentos de seu acervo sobre o tema. A exposição lança um olhar sobre o contexto histórico do período, buscando entender os motivos que deflagraram a Revolta e os seus desdobramentos. Outro objetivo é gerar o interesse de professores, estudantes, pesquisadores e curiosos em reavivar a discussão sobre as questões dos direitos de cidadania assegurados pela Constituição Brasileira.

O contexto histórico mostra-nos um cenário desfavorável aos marinheiros que tiveram seu candidato, Rui Barbosa, derrotado por Hermes da Fonseca nas eleições. Os maus tratos, as chibatadas, a falta de qualidade na alimentação e a impossibilidade de formação de carreira provocaram a insatisfação dos marujos que, em 1910, declararam a “Revolta dos Marinheiros”, como o episódio ficou conhecido pela imprensa da época.

Navegando pelas nove salas da exposição, o usuário poderá visualizar cerca de 230 ilustrações da imprensa da época, artigos e notícias de jornais e revistas, assim como textos mais recentes que tratam de diversos temas: os ideais republicanos, a situação dos marinheiros, o estopim, as negociações e o desfecho da Revolta, a importância da imprensa e as ações tomadas após o conflito.

Nessa exposição também é apresentada a história de um dos “protagonistas” da Revolta da Chibata, o marinheiro João Cândido. Porém, não se pode deixar de ressaltar que esse episódio contou com a participação de outros marinheiros que, também descontentes com sua situação dentro da Marinha, aderiram à causa.

A exposição ainda disponibiliza a todos os interessados 8 propostas de atividades pedagógicas que podem ser trabalhadas em salas de aula, além de uma vasta seleção de fontes de pesquisa sobre a Revolta. Para a elaboração das atividades, tomou-se como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). “A proposta pedagógica desta exposição virtual é oferecer ao professor sugestões pontuais de atividades a partir da utilização de diferentes linguagens presentes em nosso cotidiano”, explica Andresa Oliver Barbosa, responsável pala produção dos textos e atividades pedagógicas.

Acesse: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/exposicao_chibata

Visite também o site Memória da Educação:

www.arquivoestado.sp.gov.br/educacao

Sobre o Arquivo Público do Estado de São Paulo

O Arquivo Público do Estado de São Paulo é um dos maiores arquivos públicos brasileiros. Vinculado à Casa Civil, sua função é formular uma política estadual de arquivos e recolher, tratar e disponibilizar ao público toda documentação de caráter histórico produzido pelo Poder Executivo Paulista. A instituição mantém sob sua guarda aproximadamente 6 mil metros lineares de documentação textual permanente, 17 mil metros de documentação intermediária, 900m de material iconográfico e uma biblioteca de apoio à pesquisa com 45 mil volumes.

Desde a retomada de suas atividades, em 2008, o Núcleo de Ação Educativa do Arquivo Público desenvolve atividades que visam aproximar as fontes documentais do universo escolar por meio de visitas monitoradas, palestras, produção de material pedagógico e projetos de pesquisa e estágios para alunos de graduação em História.

Especial Fuvest

Especial Unicamp

Especial Unesp

Notícias Enem V1

Nova prova do Enem

MPF quer anular Enem

Manifesto Público Federais

Federais abraçam ENEM

Vestibular Social ANET

Vestibular Unisal

Vestibular da UEL

Vestibular Unicamp

Redação da Unicamp

Vestibular da Unopar

UniCarioca / Vestibular

Vestibular da Fapec

Vestibular do UniCEUB

Vestibular USF

Continuado Policamp

Novas vagas UFLA

Formação Solidária

Faculdades do Senac-RS

Agendado Unibrasil

EaD da Unopar

FMP prorroga prazo

Direito Empresarial

Nova Miss Salto

Elimine entulho da mente

Vídeo Aulas no Vestibular1

Notícias Enem V1

Guia de Estudos para a prova da Fuvest

Vídeo Aulas grátis no Vestibular1

A Disciplina de um Vestibulando

Vibrações Positivas para vestibulandos

Depoimentos sobre o Vestibular1 – Deixe o seu também!

Fuvest – Vencendo a 1ª Fase

Passe na Fuvest

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis!

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também