Menu fechado

MAUÁ estreia na classe micro durante a 12ª edição na SAE Brasil Aerodesign

Calendário dos vestibulares

Não perca essa!

O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

Alunos enfrentaram o desafio de projetar aeronaves rádiocontroladas

As equipes do Instituto Mauá de Tecnologia já estão prontas para alçar voo na SAE Brasil Aerodesign 2010, que ocorre de 21 a 24 de outubro, no Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), localizado em São José dos Campos (SP). A competição é destinada a estudantes de graduação em Engenharia, Física ou Ciências Aeronáuticas. Eles têm o desafio de projetar, fabricar e testar um avião rádiocontrolado, em escala reduzida. A novidade da Mauá neste ano fica por conta da estreia de uma de suas equipes da classe micro, a Ideafix, além de contar com as duas tradicionais equipes, Asterix e Obelix, na classe regular.

Estreante na classe micro, a equipe Ideafix surgiu por conta da paixão dos alunos da Mauá pela aviação. Como a maioria dos membros do grupo está na última série do curso de Engenharia e precisava dedicar-se somente ao seu trabalho de conclusão de curso (TCC), eles decidiram-se por um projeto que tanto poderia participar da competição quanto servir de trabalho de graduação. “Apesar do tempo de construção da aeronave ser menor, o desafio é igual ao das demais categorias”, revela o formando do curso de Engenharia Mecânica, Ricardo Augusto Moreno, capitão da equipe.

“Teremos um grande desafio como estreantes. Tudo pode acontecer, pois não tivemos parâmetros de projetos anteriores para criar o nosso avião”, pondera Ricardo. Para alcançar um lugar no pódio, os estudantes apostaram no conhecimento adquirido na Mauá e, para garantir o sucesso durante as provas, a equipe realizou alguns testes bem-sucedidos com o aeromodelo de asa alta e motor com configuração trator.

Também inovadoras, as equipes Asterix e Obelix começaram seus respectivos projetos do zero. Conforme nos conta o capitão da Asterix, aluno da 3ª série do curso de Engenharia de Controle e Automação, Fernando Tersetti, a equipe observou as competições passadas e constatou que a maior parte dos vencedores era de aviões pequenos. Decidiram, então, mudar completamente o projeto, deixando de lado a característica robusta das aeronaves apresentadas nas edições anteriores para investir numa de menor porte. “Um projeto menor, além de apresentar uma melhor logística, tem construção mais rápida. No entanto, o aluno revela que, com base nas regras vigentes da competição, é possível obter uma pontuação idêntica à de um avião com dimensões maiores.

Em busca de uma aeronave mais competitiva, os estudantes da Obelix também criaram um projeto com inspiração nos aeromodelos já construídos na Mauá. “Nosso diferencial está no tamanho mediano do avião de asa baixa”, explica Caio César Forni, capitão da equipe Obelix e estudante da 3ª série do curso de Engenharia de Controle e Automação. Com a aeronave deste ano, os alunos pretendem pontuar bem em todas as avaliações, realizar uma ótima prova de voo e, assim, ficar entre os melhores da categoria.

Tags do Vestibular1

Vestibular da UEPG

Vestibular UDF

Vestibular da UFPR

Vestibular IFMG

Vestibular Unitau

Vestibular UFSJ

Vestibular Newton Paiva

Cursos gratuitos da FGV

Vestibular Del Rey

Vestibular IBRM

Medicina da Unicid

Ajudas dos Testes

ESAMC encerra

Produção Científica

Vestibular da UPIS

Ficat no Ceunsp

Orientação Vocacional

Educação Empreendedora

Alunos conhecem Bolsa

Mais Notícias Enem/Vestibular

Bolsas de Estudos

Você sabia? Parte 1

Você sabia? Parte 2

Você sabia? Parte 3

Novos vídeo Aqui!

Vestibular Unitau

Vestibular EaD Unaerp

Últimos dias da Ufla

Vaga na UFSJ

Desconto na FUMEC: 50%

Carreira Publicitária

Guia de Estudos para a prova da Fuvest

Vídeo Aulas grátis no Vestibular1

Preparação e conteúdos para provas de vestibular

Depoimentos sobre o Vestibular1 – Deixe o seu também!

Fuvest – Vencendo a 1ª Fase

Passe na Fuvest

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis!

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também