Menu fechado

Curso de Segurança no Trabalho do CEUNSP obtém conceito “muito bom” em seu 1o reconhecimento

Calendário dos vestibulares

Não perca essa!

O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

O curso de Segurança no Trabalho do CEUNSP passou pelo processo de reconhecimento do MEC e obteve um excelente resultado na avaliação. Após a visita in loco dos representantes do Ministério da Educação, o curso recebeu o conceito “muito bom” (nota 4). O resultado foi muito comemorado por professores e alunos, que no dia 18 fizeram uma confraternização com bolo e refrigerante.

A avaliação leva em conta o projeto pedagógico do curso, a qualidade do corpo docente e a infraestrutura oferecida. No relatório, os avaliadores ressaltaram diversas qualidade do curso, como na organização didático-pedagógica, em que os especialistas do MEC observaram que o “conteúdos (.) possibilitam o desenvolvimento do perfil profissional do egresso” e que o curso “atende muito bem o objetivo de formar profissionais aptos a identificar, operar e gerir informações sobre saúde e segurança, por agregar valor profissional aos cursantes no sentido gerencial (diferenciado das atividades de um técnico)”.

Já na avaliação do corpo docente, os profissionais do MEC atribuíram nota máxima tanto para a experiência profissional como para a experiência de magistério no ensino superior dos professores do CEUNSP. Além disso, em conversas com os alunos, foi destacado “o ótimo atendimento” da coordenadora e demais professores, tratando prontamente as demandas.

O relatório também traz diversos elogios à infraestrutura do curso, como acesso dos alunos à equipamentos de informática, bibliografia complementar e laboratórios específicos. Neste último, os avaliadores deram nota máxima em quantidade, qualidade e serviços oferecidos, confirmando a excelente estrutura do curso, que conta com os laboratórios de Segurança no Trabalho, Combate e Prevenção de Incêndios, Suporte à Vida, Equipamentos de Proteção Individual, Química, Física e de Instalações Elétricas, além da utilização de softwares específicos para a realização de experimentos e ensaios.

O diretor da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (FEA), Valmir Tadeu Fernandes, considera que o resultado final da avaliação foi ótimo, pois o relatório do MEC não traz críticas ao curso. “Não tiramos a nota máxima pois o avaliador da área de Engenharia tem um perfil muito exigente. Por isso, para nós, é como se fosse um 5”, aponta. Ele destaca que a participação dos alunos no processo foi decisiva. “Os avaliadores gostaram de conversar com os alunos, acharam muito participativos e motivados. Isso foi fundamental.”

A coordenadora do curso, Sumara de Arruda Sampaio Zimbardi, também ressaltou que os avaliadores elogiaram muito a performance dos alunos, além da qualidade dos laboratórios e do corpo docente. Ela aponta ainda que havia uma grande expectativa pelo resultado. “Esse reconhecimento era muito esperado, pois já temos duas turmas formadas e a comissão do MEC não vinha. Agora podemos comemorar”, disse.

Durante a confraternização, o professor Fausto Camilotti lembrou aos alunos da importância do resultado. “É nosso primeiro reconhecimento e já começamos com nota 4 numa área de Engenharia que é muito exigente, por isso é um resultado que deve ser muito valorizado”, disse.

Alguns alunos também discursaram, agradecendo aos professores pelo empenho e dedicação e passando um pouco da experiência aos alunos mais novos. “As aulas que você menos gosta são as que você mais precisa. Por isso, aproveitem tudo o que o curso oferece”, disse a aluna Graciele Aparecida da Silva, que já atua na área. Willian Sotero, que também já é um profissional atuante, destacou o quanto o curso tem avançado e ressaltou a qualidade dos professores. “Vocês [alunos mais novos] poderão aproveitar ainda mais, pois o curso tem ganhado muito em qualidade”, afirmou.

Sobre o profissional – Com 3 anos de duração, o curso de Tecnologia em Segurança no Trabalho forma profissionais frequentemente ligados ao setor industrial e construção civil, mas que podem atuar em diversas áreas em todos os setores da economia, como hospitais, concessionárias de rodovias, empresas comerciais, mineração e extração, agricultura e beneficiamento, grandes estatais, empresas de alimentos e bebidas, entre muitos outros. Este profissional planeja, implanta, gerencia e controla os sistemas de segurança destas empresas e compõe equipes multidisciplinares em instituições, como membro do sistema de saúde e segurança no trabalho.

Também desempenha atividades de vistoria, perícia, avaliação e emissão de pareceres sobre a qualidade dos diversos processos e condições de trabalho, bem como pesquisa e aplicação tecnológica. Sua atuação visa a qualidade de vida dos trabalhadores e do meio ambiente, por meio da promoção da saúde, prevenção de acidentes, doenças do trabalho e acidentes industriais com impacto sobre os ecossistemas.

Aulões de Revisão para o Enem

Onde vai ser o Enem?

30 dicas de assuntos para o Enem

Agenda de Outubro

Agenda de Novembro

Calendário Outubro

Calendário Novembro

Inscrições Outubro

Vestibular Impacta

Inscrições em Outubro

Inscrições em Novembro

Calendário de Dezembro

Cursos Gratuitos

Motivos para estudar

Aulão ENEM

Vestibular Unicid

Vestibular FAAP

Grandes Vestibulares

Cursos Tecnológicos

Bolsas de estudo

Final Vestibular FGV

Ensino Médio

Ranking Faap

Simulado Unicamp

Bolsas Opet

Redações Vestibular

Temas para o Enem

Artigo Vestibulares

Museu Giramundo

Matemática financeira

Tecnologia Assistiva

Fonte de Tecnologia

Engenharia Faap

Teste Windows 8

Extensivo Anglo

Instituto Infnet

Depoimentos usuários

Depoimentos Vestibular1

Como se preparar para o Enem e vestibular

Prepare-se para as provas

Como se preparar para o Enem e vestibular

CONFIRA OS CURSOS GRÁTIS VESTIBULAR1!

Notícias Enem V1

Vídeo Aulas grátis no Vestibular1

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página do Especial ProUni

Conheça o Exclusivo Guia de Como Escolher onde Estudar

Estude com nossas Vídeo Aulas

Apostilas Selecionadas

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também