Selecionados Medicina na Rússia - Vestibular1

Selecionados Medicina na Rússia

Rússia recebe universitários brasileiros e abre novas vagas de medicina em inglês para 2010

Não perca essa!

Brasileiros são selecionados para estudar na Rússia; Abertas novas vagas de medicina para 2010

Na próxima sexta-feira, 6 de novembro, 17 brasileiros embarcam para a Rússia para realizar seu sonho universitário e cursar uma graduação.

Os estudantes, oriundos de sete estados diferentes mais o Distrito Federal, estudarão medicina, engenharia aeroespacial, relações internacionais e ecologia.

Além disso, estão abertas 30 vagas para graduação de medicina em inglês na Academia Médica Sechenov, em Moscou, com embarque previsto para abril de 2010. O processo seletivo recebe cadastros até 9 de dezembro.

Ao todo, serão 17 estudantes que embarcam para Kursk, Moscou e Belgorod

Estudar no exterior por meio de um ensino qualificado e ter uma formação acadêmica diferenciada é o sonho de muitos jovens brasileiros.

Na próxima sexta-feira, seis de novembro, 17 deles, vindos de nove estados diferentes, darão início a esse desafio. Isso porque, eles embarcam para a Rússia para realizar graduação em medicina, engenharia aeroespacial, relações internacionais e ecologia.

Assim, eles se juntam a outros 350 que já foram enviados, desde 2005, pela Aliança Russa de Ensino Superior, entidade que representa as universidades russas no País.

A Universidade Médica Estatal de Kursk (KSMU) é a que receberá mais estudantes. De todos que viajam, 13 serão encaminhados para a instituição, que possui reconhecimento da W.H.O (World Health Organization ou Organização Mundial de Saúde), Red Cross Internacional e do Conselho Geral de Medicina (G.M.C.) dos principais países europeus como Inglaterra e França.

A qualidade de ensino na Rússia foi o fator que mais chamou a atenção do paulistano Robson Rafael Ferreira, de 17 anos. “Eu vejo um ensino qualificado e digo isso porque já me informei a respeito.

A grade curricular do curso é maior que a brasileira e há matérias mais específicas. Posso dizer que serão seis anos bem aproveitados”, explica o jovem, que fará medicina na Universidade Médica Estatal de Kursk.

Antes de iniciar a graduação, ele fará uma Faculdade Preparatória (FP) direcionada para a área de biológicas e que garantirá sua entrada no curso.

Assim como Robson, os demais integrantes que compõem a delegação de estudantes também dão início a FP assim que chegarem à Rússia. Durante nove meses, eles aprendem o idioma local e os termos técnicos aplicados à área escolhida, além de disciplinas como física, química e biologia. Logo depois, são encaminhados diretamente para o primeiro ano da graduação.

Vale lembrar que a Aliança Russa oferece total suporte aos brasileiros durante os seis anos da graduação e nos nove meses da faculdade preparatória. Já na chegada ao aeroporto de Moscou, eles são recepcionados por um representante da entidade e outro das universidades russas.

Eles estão sempre à disposição dos estudantes durante o período de estadia na Rússia. Logo depois, são encaminhados para o alojamento que comporta de duas a três pessoas por quarto e possui dormitórios, toalete e aquecimento central.

Revalidação do diploma de medicina – Os brasileiros que estudam na Rússia e optarem por exercer sua profissão no Brasil deverão, a partir de 2010, realizar uma prova para revalidar seu título. O teste será feito em duas etapas: uma avaliação escrita e outra, prática, de habilidades clínicas.

A nova regulamentação tem como objetivo agilizar o método atual utilizado pelas universidades, que se baseia nas análises de currículos e documentos.

Os candidatos terão que provar que concluíram um curso de medicina reconhecido pelo órgão que gerencia a educação no país onde estudaram. O curso deve ter carga horária mínima de 7.200 horas durante seis anos e 35% dessa carga em regime de treinamento. A KSMU, por exemplo, possui uma carga de 11.400 horas durante os seis anos da graduação.

Novas vagas – Já aqueles que tem interesse de fazer parte da próxima turma (prevista para abril de 2010) podem concorrer a uma das 30 vagas de medicina em inglês oferecidas pela Academia Médica Sechenov, em Moscou. Para isso, os interessados devem procurar a Aliança Russa de Ensino Superior até o dia 9 de dezembro. Mais informações por meio do telefone 11 3854-2515 ou através dos sites www.medicinarussia.com.br ou www.aliancarussa.com.br.

Estudo reconhecido

A Aliança Russa é representante oficial das principais universidades russas no Brasil desde 2005. Seu trabalho consiste na seleção dos candidatos, no processo de orientação da faculdade, na obtenção da documentação necessária para o visto da permanência legal do estudante na Rússia, na entrega da vaga e posterior inscrição na universidade, no encaminhamento do aluno para FP e, posteriormente, para o primeiro ano do curso escolhido e na assessoria durante a viagem até a chegada do estudante ao seu local de destino.

O candidato interessado em estudar na Rússia passa por um processo seletivo avaliado pela universidade de sua escolha e administrado pela Aliança Russa que inclui reunião com os pais, análise de histórico escolar, exames de saúde, exames toxicológicos e checagem de antecedentes criminais, tudo para garantir que o aluno se encaixe no perfil da faculdade.

Ao voltar para o Brasil, o estudante submete o diploma adquirido a um processo de reconhecimento em uma universidade brasileira, um procedimento padrão para qualquer brasileiro que faça graduação em centros de ensino estrangeiros.

A boa novidade é que a partir de 2010, os diplomas das universidades russas passarão a ser reconhecidos em toda União Européia (o chamado Diploma Único de Estudos Superiores da Europa).

Serviço: Aliança Russa de Ensino Superior

Av. Antônio de Souza Noschese, 373

Parque Continental – São Paulo – SP

Tel: 55 (11) 3854-2513 / 3854-2514 / 3854-2515

Fax: 55 (11) 3854-2516

CAIXA POSTAL nº 67036 – CEP 05323-970 SP

www.aliancarussa.com.br

Vestibular Unibrasil

Medicina na UFV

Vestibular agendado Inet

MAUÁ será realizado sábado

Newton Paiva será domingo

Cursos de Direito e Fisioterapia

Curso de Licitações

Programa educacional Dell

Sala de Aula Conectada

Locais de prova Unicamp

Pedidos de transferências Ftec

Projeto educacional pioneiro

O Poder da Gentileza

Aluno da Unaerp é finalista

Congresso cientifico no Paraná

Rede de TI com FDM

Avaliação Institucional

Bastidores do Metrô

Top brasileira no curso de moda

Mais um prêmio para o Vestibular1

Conheça o Exclusivo

Guia de Como Escolher a Profissão

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis!

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta