Menu fechado

Reitor da UEPG participa de seminário em Foz do Iguaçu

Não perca essa!

O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa. João Carlos Gomes. acompanhado dos coordenadores dos programas de pós-graduação da UEPG. participa nesta segunda-feira (23) e na terça-feira (24) do seminário “As possibilidades para a pesquisa brasileira no 7º Programa Quadro da União Europeia”. no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI). em Foz do Iguaçu.

Numa promoção da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e da Embaixada da Itália. o seminário tem agenda. ainda. em São Paulo. nos dias 26 e 27 de agosto; em Recife (PE). nos dias 30 e 31 de agosto.

Na realização dos seminários. os organizadores têm o apoio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp) e da Universidade de Pernambuco (UPE).

Conta. ainda. com a participação de representantes da União Europeia. Embaixada Italiana. APRE. EFB e CNR. Os eventos se voltam para reitores. pró-reitores. professores. pesquisadores. coordenadores de projetos de pós-graduação e interessados em geral.

Programa do Seminário

Na programação de 23/8 (Conferência geral sobre a cooperação internacional no 7º Programa – Quadro da União Europeia). o seminário abriu com a recepção aos participantes por autoridades de Foz do Iguaçu. pelo reitor da UEPG e vice-presidente da Abruem. João Carlos Gomes; e por Alcibíades Luiz Orlando. reitor da Unioeste e presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp).

As atividades do seminário iniciam com o tema “A cooperação internacional no 7º PQ – Comissão Europeia”. com a presença de Angel Landabaso – delegação da EU no Brasil. “A pesquisa na cooperação bilateral Itália Brasil” é o tema da palestra de Roberto Spandre – Embaixada da Itália no Brasil.

O primeiro dia do seminário conta. ainda. com a participação de Gian Luca Rossi – APRE – “A experiência da APRE como NPC (ponto de Contato Nacional) italiano para a cooperação internacional no 7º PQ; Juan Carlos Sotuyo (PTI); representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Gian Maria Zuppi – CNR – Diretor IGAG/CNR; e Paulo Egler – Bureau Brasileiro para a Cooperação Internacional com a União Europeia (BB.BICE).

Para o dia 24/8 está previsto o workshop sobre as possibilidades de pesquisadores brasileiros no 7º Programa – Quadro da União Europeia. das 9h30 às 13h30. entram em discussão os Editais do 7PQ abertos – Iniciativas da União Europeia; participação ao ICPC (com foco na América Latina). e as oportunidades (SICA. abrindo-alvo. etc.) nas chamadas futuras e atuais; exemplos de projetos de investigação europeus; exemplos de cooperação bilateral; discussão e conclusão.

Na tarde (14h30 às 17h30). o programa traz Gian Luca Rossi da APRE (Agência para a Promoção da Pesquisa Europeia); Leonardo Piccinetti – EFB Limited – Managing Director; Gian Maria Zuppi – IGAP/CNR – diretor; a cooperação Internacional no 7º PQ. novos convites e oportunidades; como participar do 7º PQ Projetos de Investigação; os papeis dos parceiros durante a preparação de propostas e gestão de projetos; consórcio de construção e busca de parceiros; histórias de sucesso; debate e conclusão.

Comitiva da UEPG

Francisco Carlos Serbena (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências/Física); Adriana Scoton Antonio Chinelatto (coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências dos Materiais). Jarem Raul Garcia (representante do Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada). Egon Schnitzler (coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos). Alaine Margarete Guimarães (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada). Silvia Méri Carvalho (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia/Gestão do Território). Marcos Pileggi (representante do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas/Biologia Evolutiva). Osnara Mongruel Gomes (coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia); Marly Catarina Soares (representante do Programa de Pós-Graduação em Linguagem. Identidade e Subjetividade). David de Souza Jaccoud Filho (Programa de Pós-Graduação em Agronomia). Benjamim de Melo Carvalho (pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação). Márcia Eurich Belinski (Divisão de Pós-Graduação – Propesp). e Carlos Roberto Ferreira (chefe de Gabinete/Secretario Executivo da Abruem).

Vestibular Unicamp

Vestibular Esamc Santos

UEPG divulga resultado

Novos cursos na FMU

Maratona do Enem

Mostra QI Novo Hamburgo

Mostra Tecnológica QI Alvorada

Cursos de pós na Ufla

Cinema para todos

Anglo Vila São Francisco

Chat online da Unisal

Semear, cultivar e colher

Política sem atos secretos

Estude No Exterior

Curso sobre Política

Curso Êxito Proordem

Retenções na Fonte

Vídeo Aulas grátis no Vestibular1

Preparação e conteúdos para provas de vestibular

O Código de Ética para Vestibulando

Conheça o Exclusivo

Guia de Como Escolher a Profissão

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também