Menu fechado
Noticias de faculdades e UNiversidades

SIAI avalia rendimento do corpo discente da FAI. Exame agrega conceitos de qualidade para a instituição.

Não perca essa!

O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

Na última quinta-feira, 12 de agosto, alunos dos cursos de Administração, Sistemas de Informação e Pedagogia da FAI foram submetidos ao Sistema Integrado de Avaliação Institucional (SIAI).

O SIAI é um exame institucional aplicado anualmente pela comissão acadêmica e tem por objetivo analisar o rendimento dos alunos, como também, a participação dos professores na propagação do ensino em suas disciplinas.

Incluso há sete anos no cronograma de atividades acadêmicas, o SIAI ocorre sempre no 2°semestre e os resultados obtidos nessa avaliação interna são aplicados diretamente na melhoria contínua do ensino pela instituição, representando uma importante vertente para o diferencial e a boa qualificação geral da FAI.

O coordenador e professor do curso de Administração, José Cláudio Pereira, comenta que a importância do SIAI está no fato de apurar o conhecimento dos alunos em cada área da profissão, sendo também uma oportunidade para eles se avaliarem em relação ao desempenho que possam ter em concursos públicos e no ENADE.

A elaboração das provas do SIAI fica sob a responsabilidade dos coordenadores de curso, que exploram os conteúdos relacionados com conhecimentos gerais e conhecimentos específicos das áreas de gestão, tecnologia da informação e educação.

“O objetivo do aluno é capacitar-se não somente para obter boas notas nas avaliações formais das disciplinas, mas para ser vitorioso nos desafios impostos pelo mercado”, explica o professor José Cláudio.

De acordo com a coordenadora do curso de Sistemas de Informação, Eunice Gomes de Siqueira, no SIAI, assim como se observa nas avaliações do que acontecem em outros níveis de ensino, do básico à pós-graduação, o estudante precisa relacionar e interpretar dados e informações mostrados de diferentes formas. “Trata-se de um exame que também avalia o conhecimento e a compreensão do mundo por parte do aluno, além das competências técnicas de cada curso”, diz.

A participação do aluno na avaliação é relevante e obrigatória, e em cada turma, para aqueles que obtêm as três maiores notas, é feita uma premiação com certificados válidos como horas de atividades complementares.

Na visão do aluno do curso de Sistemas de Informação, Leandro Costa, primeiro colocado no último SIAI, esta avaliação estimula os acadêmicos a trabalhar ainda mais para manter os conceitos adquiridos no curso. “É um referencial de avaliação do desempenho alcançado pelo aluno, conhecimentos adquiridos e pontos a melhorar”.

A aluna do curso de Pedagogia, Stefânia Rocha Amaral, primeira colocada da turma em 2009, diz que o segredo para sair bem nessa avaliação é ler todas as questões com muita atenção. “O SIAI é um ótimo exercício de aprendizagem que nos prepara para a concorrência em concursos fora da faculdade”.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia, Valéria Paduan Silva, o SIAI visa avaliar o ensinoaprendizagem, com o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade do ensino na instituição. “Os resultados das avaliações do SIAI têm sido de grande valia para a reavaliação do curso e vão contribuir para preparar os alunos para realizar a prova do Exame Nacional para professores iniciantes”.

Ela destaca que este exame está sendo produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e será aplicado a partir de, em âmbito nacional, para os educadores que pretendem ingressar na carreira do magistério da educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental.

Ana Flávia Guerzoni, aluna do curso de Administração e também classificada em primeiro lugar no ano passado, esclarece que o SIAI possibilita ao acadêmico avaliar seus avanços e o aproveitamento geral das disciplinas ao longo dos anos de faculdade. “O aluno realmente é avaliado dentro do conteúdo que retém durante o ano”, afirma.

Mais informações no site da Faculdade de Administração e Informática – www.fai-mg.br

Quem utiliza o Enem

Carreira de Computação na Fuvest

O que você quer do vestibular?

O processo de uma redação

O que estudar para o Vestibular

Modelos de Redação

Univates – Curso prepara candidatos

Vestibular de Verão da UPF

Uniso – Matrículas abertas

Uva abre inscrições

Superintensivo no Solidário

Palestras Grátis Esamc

Engenharia de Alimentos

Trem Republicano

Prisioneiros das Drogas

Folclore na Immaginare

Vestibular da Anhanguera

Transferências na Unicamp

Curso gratuito de Informática

Vídeo Aulas grátis no Vestibular1

Preparação e conteúdos para provas de vestibular

O Código de Ética para Vestibulando

Conheça o Exclusivo

Guia de Como Escolher a Profissão

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Publicado em:Notícias,Notícias das Universidades

Você pode gostar também