Menu fechado

Estudantes simulam reunião interna da ONU,com representações e debates

Calendário dos vestibulares

Não perca essa!

O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

O programa ajuda a desenvolver a oratória e a habilidade em argumentação e a ampliar a visão sobre os problemas que atingem a sociedade.

Alunos da 3ª série do Ensino Médio dos Colégios São Luís e São Francisco Xavier realizam a 8ª edição da Simulação Interna das Nações Unidas – SINU. O evento ocorre de 12 a 14 de setembro, e terá a participação de 150 alunos, que assumem o papel de diplomatas, juízes e jornalistas, representando alguns dos 193 países membros da Organização das Nações Unidas – ONU.

A SINU será realizada no Colégio São Luís (rua Haddock Lobo, 400) e visa desenvolver a oratória e a habilidade argumentativa dos participantes, além de proporcionar aos alunos a chance de discutir temas importantes e polêmicos de âmbito internacional. Serão discutidos temas como conflito na Ucrânia, Cooperação Econômica pelo Desenvolvimento Mundial e a igualdade entre os sexos.

Conflito na Ucrânia, Cooperação Econômica pelo Desenvolvimento Mundial e a igualdade entre os sexos são alguns dos temas que serão discutidos na 8ª edição da Simulação Interna das Nações Unidas – SINU, programa desenvolvido pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio dos Colégios São Luís e São Francisco Xavier. O evento ocorre de 12 a 14 de setembro, e terá a participação de 150 alunos, que assumem o papel de diplomatas, juízes e jornalistas, representando alguns dos 193 países membros da Organização das Nações Unidas – ONU.

A SINU será realizada no Colégio São Luís (rua Haddock Lobo, 400) e visa desenvolver a oratória e a habilidade argumentativa dos participantes, além de proporcionar aos alunos a chance de discutir temas importantes e polêmicos de âmbito internacional. Segundo Giovanna Rosa, aluna do Colégio São Luís, Secretária Geral do evento, “a ação abre espaço para que os participantes tenham uma visão de mundo mais ampla e crítica. E estimula a tomada de decisões, desenvolvendo o espírito de liderança e cidadania”.

Nesta edição, os comitês fixos são: Grupo dos 20 de Economia (G-20), Conselho de Direitos Humanos – CDH, Conselho de Segurança das Nações Unidas – CSNU que levantarão discussões que dizem respeito ao desenvolvimento econômico de cada país membro, informações sobre as metas para a redução da mortalidade infantil e a educação básica de qualidade para todos, além da crise interna da Ucrânia, respectivamente. E o Comitê de Imprensa – CI, responsável pela cobertura jornalística do evento.

Este ano haverá, ainda, o comitê Tribunal de Nuremberg, realizado pela Corte Internacional de Justiça, principal órgão judicial da ONU. Nele serão julgadas as atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial, a fim de buscar a melhor resolução possível para o problema. “Esse comitê é uma grande novidade na SINU, por ter cunho histórico. E envolver tanto diplomacia quanto direito, considerado a menina dos olhos dos delegados que pretendem seguir esta carreira”, afirma Giovanna.

A SINU surgiu há oito anos no Colégio São Luís, a partir da iniciativa dos próprios alunos, responsáveis pela organização geral, com orientação dos coordenadores pedagógicos e professores do colégio. Nas discussões, cada participante deverá se inteirar das características gerais do país que representa e de sua política externa, se comportar de maneira diplomática, respeitar as regras de conduta. Além de trajar roupas formais compatíveis com a situação simulada e representar a posição oficial de seus países, defendendo seus interesses. O evento espera atrair aproximadamente 500 pessoas, entre alunos, pais, ex-alunos, professores e visitantes.

Sobre o Colégio São Luís

Fundado em 1867, o Colégio integra a Rede Jesuíta de Educação. Tem como pilares de seu projeto pedagógico o aprendizado acadêmico e a formação cristã. Atualmente tem 2.500 alunos, entre crianças e adolescentes, do maternal ao terceiro ano do Ensino Médio (nos períodos diurno e noturno). Há, também, opção de período integral até o 5º ano e Período Estendido até o 9º ano do Ensino Fundamental. Mais informações www.saoluis.org

Calendário de vestibulares completo – Visite a seção!

Principais datas de Agosto

Principais datas de Setembro

Bolsas da Puc-Rio

Pré vestibular do Inatel

SOS Talentos

Talento Unicamp

Influencias no aprendizado

Estudantes premiados

Inscrições Unicamp

Conheça o CineFei

Comentários usuários

Inscrições para FGV

Voluntário do Bem

EaD Cruzeiro do Sul

Agenda de Vestibular

Comentários Vestibular1

Vestibular do Ceunsp

Matérias básicas

Depoimentos sobre nós

Vestibular do ITA

Vestibulares com Bolsas

Vagas gratuitas

Cursinho Popular

Desigualdade Social

Medicina com as mãos

Depoimentos do site

Extensão a distância

Vestibular da FGV

Vontade de estudar

Vestibular UniSant’Anna

Comentários sobre nós

Novas Universidades

Vestibular da Faap

Vestibular da Unimonte

Vestibular da FEI

Otimize tempo

Veja também:

ENEM deste ano

Sinopse do Guia de Carreiras e Profissões

Definindo a Profissão

Dúvidas na inscrição do Enem?

Profissão: uma decisão de vida

Dicas de Redação para o Enem

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página do Especial ProUni

Conheça o Exclusivo Guia de Como Escolher onde Estudar

Estude com nossas Vídeo Aulas

Apostilas Selecionadas

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também