Menu fechado

Como Ganhar Eficácia na Área de Tecnologia da Informação ( TI ) por Meio da TI Verde

Não perca essa!

O conceito de sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável surgiu a partir de um manifesto da ONU sobre o rumo do mundo desenvolvido, principalmente no que remetia ao modelo de desenvolvimento econômico adotado.

Hoje, este termo está associado à preservação do meio ambiente, o que por si só não assegura sustentabilidade. Na verdade, a busca pela sustentabilidade agrega outras variáveis nos âmbitos econômico, social e ambiental.

Dentro deste contexto, a área de Tecnologia de Informação exerce preponderante papel, uma vez que tem participação estratégica no desenvolvimento das organizações, disponibilizando informação e conhecimento de forma ágil e segura. Por outro lado, esta atuação demanda continuamente e progressivamente mais recursos naturais, maior consumo de energia e novos produtos e equipamentos, gerando um grande volume de recursos obsoletos.

Em um cenário ambiental, cada vez mais caótico, a TI Verde vem ganhando espaço a cada dia, mostrando-se como tendência inovadora e capaz de utilizar ações e soluções de hardware e software na diminuição do impacto dessas tecnologias no meio ambiente.

Segundo pesquisa realizada pelo IDC junto a empresas brasileiras, 80% dizem que as iniciativas de TI verde estão crescendo em importância e 43% ressaltam que na hora de escolher um fornecedor já prestam atenção em suas ações de preservação ambiental.

A sustentabilidade em TI e a adoção da TI Verde não são somente um apelo para a empresa melhorar a sua imagem corporativa. Trata-se também da capacidade da organização em gerir seus ativos tecnológicos de forma eficiente, gastando menos com infraestrutura e manutenção, e mantendo o equilíbrio com o meio ambiente.

Objetivo

Discutir com os participantes como as áreas de TI podem se posicionar frente ao movimento de sustentabilidade ambiental da TI Verde e como obter retorno em termos de redução de custos e aumento de produtividade, economizando recursos e diminuindo gastos com energia.

Conteúdo

– Aspectos legais e regulatórios;

– Conceito de TI Verde;

– ISO 14.401 e TI Verde;

– Panorama atual no Brasil e perspectivas;

– Plano de Tecnologia da Informação Verde;

– Governança de TI em um mundo verde;

– IT Green Scorecard;

– Redução de custos e consumo de energia com a TI Verde;

– Utilizando a virtualização para otimizar a infraestrutura de TI;

– Contribuição para a TI Verde:

Cloud Computing

Thin Client

SaaS

Outsourcing

– Fornecedores de TI e a TI Verde.

Coordenador: IVAN LUIZIO R. G. MAGALHÃES

Professor, palestrante e pesquisador na Área de Engenharia de Desempenho. Professor dos cursos de extensão e MBA da FIPT (IPT – SP), FIA, FIPE e Instituto de Engenharia MAUÁ. Coordenador e palestrante de eventos da RECRIANDO, IBC e IIR. Especialista em Arquitetura de Sistemas da Telecomunicações de São Paulo S. A. – TELESP. É autor do livro Gerenciamento de Serviços de TI na Prática – Uma abordagem com base na ITIL, publicado pela NOVATEC Editora.

Data, horário e local

12 de Maio – terça-feira

Horário: das 19h30min às 22h

Local: IMAM – Inovação e Melhoramento na Administração Moderna

Rua Loefgreen, 1.400 – Vila Mariana – São Paulo – SP

Enem

Conheça o Novo Enem

O que muda com o Novo Enem

Vantagens do Novo Enem

Vestibular Senac-RS

Vestibular UPIS

Fábricas de Software

GUIA DE TURISMO

Cursos de Extensão FTEC

Cursoà distância (On-Line)

Destino China

Mais uma Faculdade Gratuita

Conheça o Exclusivo

Guia de Como Escolher a Profissão

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis!

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também