Menu fechado

Calendário dos vestibulares

Não perca essa!

O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

A tensão parece ser algo inevitável na prática de um vestibular, Enem ou concursos. Os olhos frequentemente se cansam com a leitura das apostilas, às vezes tem-se a impressão de um leve tremor no corpo, as mãos suam e você acaba tendo aquele famoso branco.

Há pessoas que se queixam de não conseguirem permanecer em um lugar fechado por muito tempo, sem logo sentir sono. Costumeiramente, isso é causado pela tensão. Ela é efetivamente danosa, mas pode ser controlada. Para conseguir isso, é preciso aprender como relaxar.

Muitas pessoas leem ou estudam por um curto período e ficam sonolentas, seus olhos se tornam cansados. Isso é usualmente chamado cansaço visual ou tensão, resultante de luz insuficiente, posição inadequada para leitura, circulação de luz reduzida e hábitos defeituosos de visão.

A melhor posição para ler ou estudar é sentado numa cadeira firme, tendo o livro apoiado sobre a mesa, em ângulo. A sala deve estar bem iluminada, tendo uma luz extra sobre a área de leitura.

Esta prática pode ser usada nos últimos dias antes do vestibular ou do Enem.

Para que o cansaço não ponha a perder tudo o que você está estudando, não é aconselhável que você estude deitado ou em posições incômodas. Estudar rápido, sem tentar ver e compreender, também produz tensão. É muito importante que toda a tensão possível seja eliminada.

A tensão bloqueia a agilidade de entendimento, assim como os processos mentais. Existem dois tipos de relaxamento: dinâmico e passivo.

Relaxamento passivo ocorre quando os músculos estão preparados para um relax completo e largado.

O relaxamento dinâmico ocorre quando a ação muscular é livre e sem esforço. Não há tensão para bloquear a ação dos músculos. Um atleta habituado a fazer corridas de fundo, calmamente correndo, com os músculos relaxados, é um exemplo de relaxamento dinâmico em ação.

O relaxamento dinâmico deve funcionar durante a leitura e outras atividades visuais. Não deve haver tensão ou esforço enquanto se vê.

Os exercícios práticos durante este relax levam a uma ação natural e relaxada dos olhos, se forem praticados regular e corretamente.

Aprender a relaxar é como aprender a ler – uma aptidão – e como tal, deve ser praticada. Exercícios de relaxamento passivo são necessários a fim de que você esteja pronto para a função, com a prática do relaxamento dinâmico.

PREVENÇÃO CONTRA A TENSÃO

Um sentido de alerta contra a tensão é requerido para que você se sinta apto a relaxar.

Geralmente, você nem tem consciência de que está tenso. Na verdade, é possível dormir toda a noite com os olhos tensos e esbugalhados. Ao acordar, pela manhã, seus olhos estão cansados. Quando aprender a relaxar, não só estará apto a ler melhor, como também seu sono será mais repousante.

A cabeça será usada para uma demonstração de relaxamento, uma vez que esta é a área mais relacionada com a leitura. Isso será feito através da contração das diferentes partes da cabeça, tornando-o consciente da tensão produzida e levando-o a aprender a sensação de relaxamento dos músculos tensos. Então, vamos aos exercícios.

TESTA E COURO CABELUDO

* Levante as sobrancelhas e enrugue a testa. Mantenha-a enrugada por alguns momentos. Sinta a tensão na fronte e na área das sobrancelhas.

* A tensão na fronte também se estende ao couro cabeludo; assim, você estará relaxando o couro cabeludo ao mesmo tempo.

* Deixe as sobrancelhas voltarem ao normal e a fronte desenrugar suavemente.

* Vagarosamente volte as sobrancelhas para baixo e relaxe. Sinta a tensão ir embora.

* Leve a fronte e as sobrancelhas a fazerem uma carranca. Sinta a tensão sobre o cavalete do nariz e através da área das sobrancelhas.

* Vagarosamente relaxe o semblante e deixe as sobrancelhas relaxarem.

OLHOS E FACES

* Abra os olhos bem abertos. Você pode levantar as sobrancelhas e a fronte, mas preste particular atenção aos olhos. Abra-os bem! Relaxe vagarosamente. Deixe as sobrancelhas descerem bem devagar e os olhos voltarem ao normal. Perceba que a tensão vai embora.

* Feche os olhos bem apertados e envolva toda a face numa careta. Feche a boca e repuxe os cantos para cima, enquanto aperta as maçãs do rosto. Repuxe-as em direção aos olhos. A face inteira deve estar repuxada.

* Vagarosamente, deixe a face relaxar; a boca também, depois os músculos da face e os músculos ao redor dos olhos. Deixe as pálpebras relaxarem.

* Preste atenção à sensação, à medida que as pálpebras e os músculos ao redor dos olhos relaxarem. Você deve sentir a tensão deixando esses músculos.

* Mantenha os olhos fechados durante o resto do exercício – é mais fácil dirigir toda sua atenção para as áreas específicas pedidas, quando eles estão fechados.

MANDÍBULA E LÍNGUA

* Aperte os músculos da mandíbula e cerre os dentes bem forte. Sinta a tensão tomar conta de todo o queixo. Procure relaxar bem lentamente.

* Deixe os dentes se separarem e os lábios entreabrirem levemente, fazendo, em seguida, o queixo pender. Sinta o relaxamento envolver a mandíbula, conforme a for liberando da tensão.

* Levante a língua e pressione-a fortemente contra o céu da boca. Sinta a tensão. Lentamente deixe-a relaxar e voltar à posição normal. Sinta o relaxamento.

GARGANTA E PESCOÇO

* É muito importante relaxar a garganta e o pescoço. Os músculos da nuca são frequentemente envolvidos pela tensão nervosa, causando dores de cabeça.

* Puxe o queixo para baixo, formando uma papada. Aperte os músculos do pescoço e área da garganta. Aguente por um instante e sinta a tensão.

* Vagarosamente, libere a tensão e deixe os músculos do pescoço relaxarem.

* Aperte os músculos do pescoço novamente e fique atento para a tensão atrás do pescoço. Vagarosamente, deixe os músculos relaxarem e sinta o alívio na nuca. Quando os músculos do pescoço relaxarem, a cabeça cairá como uma boneca de pano.

* Será de grande ajuda se você praticar frequentemente este processo de relaxamento. Exercite-se na prática de livrar-se da tensão: você consegue relaxar corretamente.

RELAXAMENTO GERAL

O exercício de relax é muito importante para obter tranquilidade na hora da prova. Se não puder relaxar, sentirá dificuldade para concentrar-se, memorizar e aprender. Quando se habituar a relaxar, vai sentir melhora em todos os aspectos de sua vida.

Siga à risca as instruções e, em poucos dias, estará apto a relaxar com facilidade, controlando a tensão todas as vezes que ela ocorrer.

As primeiras vezes que você relaxar, de acordo com as instruções, os resultados serão mais efetivos se você contrair os músculos das áreas em questão, exatamente conforme foi mencionado, relaxando-os depois , aos poucos.

Esteja atento à sensação de tensão e de relaxamento em cada parte do corpo. Logo você se tornará prevenido contra a tensão e será capaz de relaxar apenas por pensamentos elevados.

Esse exercício de relaxamento deverá ser praticado sempre. É importante aprender que não existe relaxamento quando há tensão excessiva. As habilidades em concentrar-se, estudar e memorizar são diretamente afetadas pela tensão. Só quando você relaxa é que está apto a aliviar a tensão.

Os exercícios de relaxamento podem ser feitos enquanto você estiver deitado ou sentado. Será de maior proveito se aprender a relaxar enquanto está sentado numa cadeira reta. Aí, então, estará apto a relaxar, quando for necessário, sob qualquer condição.

Sente-se numa cadeira reta. Os pés devem estar totalmente assentados no chão, as mãos sobre as coxas ou pousadas levemente no colo. Elas não deverão estar cruzadas. Roupa justa deverá ser afrouxada; se possível, óculos e relógios devem ser removidos.

A luz deve ser bem fraca ou apagada de vez. Em outras palavras, reduza ao máximo todas as distrações. O ambiente deve estar calmo e quieto enquanto você estiver fazendo esse exercício.

Melhores resultados serão obtidos se você cooperar totalmente com as instruções. Assim, você estará capacitado a controlar sua tensão durante o dia.

As primeiras vezes que fizer o exercício, é conveniente contrair realmente cada parte de seu corpo. Breve, aprenderá a perceber instantaneamente a tensão logo que ela comece a atingi-lo, e será capaz de livrar-se dela, apenas em pensamentos.

Aulões de Revisão para o Enem

Onde vai ser o Enem?

Agenda de Outubro

Agenda de Novembro

Calendário Outubro

Calendário Novembro

Inscrições Outubro

Vestibular FGV

Vestibular Fumec

Vestibular Ceunsp

Engenharia UTFPR

Vestibular USCS

Vestibular da UnB

Seletivo Newton Paiva

Agendado AIEC

Vestibular Unipli

Inscrições em Outubro

Inscrições em Novembro

Calendário de Dezembro

Vestibular da UEPG

Cursos Gratuitos

Motivos para estudar

Seletivo Cruzeiro do Sul

Aulão ENEM

Vestibular Unicid

Vestibular FAAP

Prepare-se para as provas

Como se preparar para o Enem e vestibular

CONFIRA OS CURSOS GRÁTIS VESTIBULAR1!

Notícias Enem V1

Vídeo Aulas grátis no Vestibular1

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página do Especial ProUni

Conheça o Exclusivo Guia de Como Escolher onde Estudar

Estude com nossas Vídeo Aulas

Apostilas Selecionadas

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também