Menu fechado

Torneio Estadual de Robótica reúne jovens em Santa Rita do Sapucaí

Calendário dos vestibulares

Não perca essa!

O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

Neste final de semana, dias 23 e 24, estudantes de vários municípios mineiros estarão reunidos em Santa Rita do Sapucaí para um dos principais torneios de robótica do mundo, a First Lego League. É a primeira vez que uma etapa da competição será realizada em Minas Gerais.

O torneio foi criado pela fundação norte-americana First com o objetivo de tornar a ciência mais agradável para as crianças e fazer com que elas sintam-se motivadas a seguir por este caminho no futuro profissional. Em 2003, a Lego entrou como parceira da competição, que hoje é toda voltada para a base educacional da empresa.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia de Santa Rita do Sapucaí, Pedro Sérgio Monti, as negociações para trazer o torneio a Santa Rita do Sapucaí começaram no ano passado, quando os organizadores do evento procuraram a prefeitura para promover o campeonato em uma iniciativa conjunta. O município que reúne tanto desenvolvimento tecnológico como Santa Rita do Sapucaí ter sido escolhido para sediar um grande campeonato de robótica como o First Lego League é motivo de orgulho para todos.

O torneio deste ano tem como tema Transportes – Smart Move e além dos desafios de robótica, os alunos devem fazer uma pesquisa sobre os problemas relacionados aos transportes e propor uma solução. As equipes inscritas receberam os kits da Lego para montagem e programação do robô e participaram de uma capacitação do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICT) durante quatro finais de semanas. O treinamento é um programa extracurricular da Lego Educacional e foi ministrado pelos alunos do Inatel, que também foram capacitados para serem monitores. O estudante do quinto período de Engenharia Elétrica, Lineu de Lima Reis, afirma que foi um desafio orientar os adolescentes. Procurei mostrar aos jovens participantes tudo o que a engenharia pode proporcionar porque muitos podem se tornar profissionais desta área a partir do contato que tiveram com este tecnologia durante a preparação do torneio.

Todos os inscritos ganham medalha de participação e 20% das equipes da etapa estadual vão para a final nacional da First Lego League, que será em dezembro, em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Os melhores classificados no torneio nacional irão para o mundial em Atlanta, nos Estados Unidos, e também para os abertos da Europa e Ásia. A aluna do projeto Cas@Viva, Rafaela Neves de Paula, integra uma das equipes que vão participar do torneio. Aprendi muito durante os treinamentos e estou desenvolvendo a criatividade. Agora a expectativa é grande pelo início da competição.

Alunos da Cas@Viva estarão em treinamento para FLL

Intalel – Instituto Nacional de Telecomunicações:www.inatel.br

Vestibular IBRM

Medicina da Unicid

Ajudas dos Testes

Vestibular da UPIS

Vestibular Unitau

Bolsas de Estudos

Você sabia? Parte 1

Você sabia? Parte 2

Você sabia? Parte 3

Novos vídeo Aqui!

Vestibular da Unerj

Vestibular Jangada

Ufla prorroga inscrição

Prova da MAUÁ

Fase única UFSJ

Últimos dias UFSJ

Recorde na Unicamp

FGV Online é Top

Mega Play Box

Psicologia do Consumidor

Psicologia Organizacional

Curso: Pilotos de ROV

Simpósio de Engenharia

Inauguração na Unifal

Vestibular1 apoia Teleton

Notícias sobre Enem

Mais Notícias sobre Enem

Guia de Estudos para a prova da Fuvest

Vídeo Aulas grátis no Vestibular1

Preparação e conteúdos para provas de vestibular

Depoimentos sobre o Vestibular1 – Deixe o seu também!

Fuvest – Vencendo a 1ª Fase

Passe na Fuvest

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis!

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também