Menu fechado

UFV modifica seu processo seletivo e reserva 80% das vagas para candidatos do Sisu

Calendário dos vestibulares

Não perca essa!

O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

A Universidade Federal de Viçosa promoveu mudanças em seu processo seletivo: a partir de agora, 80% das vagas nos cursos de graduação oferecidos nos três campi – Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba – serão preenchidos por intermédio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do MEC, ficando os 20% restantes reservados aos candidatos que participam do Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior (Pases), que já vem sendo utilizado pela UFV.

As mudanças foram aprovadas nesta quarta-feira, pelo Conselho Universitário e pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anteriormente, as vagas destinadas aos candidatos que optavam pelo Sisu eram apenas 20% do total.

A reitora da UFV, professora Nilda de Fátima Ferreira Soares, considera que a decisão dos conselhos foi muito sábia e representa um passo importante para a democratização do acesso ao ensino superior, ampliando as opções de ingresso para candidatos de vários pontos do País. Ao mesmo tempo, disse, contempla a regionalização, com a manutenção do Pases. Outro aspecto importante da discussão das mudanças no processo seletivo foi a permanência do estudante no curso, no que a Universidade conta com o apoio do MEC, viabilizada pela política de assistência estudantil, disse a reitora.

O Sisu utiliza as notas obtidas pelo candidato nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Depois de conhecer sua pontuação, o candidato entra no sistema Sisu do Ministério de Ministério da Educação e escolhe, com base em sua nota, a instituição e o curso pretendido.

O sistema fica aberto durante um período determinado e oferece as opções para que o candidato possa ir modificando sua demanda. É fundamental, entretanto, que o candidato se apresente para matrícula em caso de seu nome constar na primeira chamada, caso contrário o mesmo estará excluído do processo.

Como informa o pró-reitor de Ensino, professor Vicente de Paula Lelis, as modificações aprovadas resultaram de discussões e análises realizadas em reuniões e eventos que contaram com significativa participação da comunidade acadêmica.

No caso de o candidato estar buscando o ingresso por intermédio do Pases, o professor Vicente Lelis informa que para a terceira etapa do processo, que equivalia a prova do vestibular, passa a ser utilizada a nota obtida pelo candidato no Enem. Estudos indicam que não existem diferenças significativas no desempenho do candidato na prova do exame seriado e a do Enem. O Pases é realizado no transcorrer do ensino médio, em três avaliações e, no entender do pró-reitor, traz algumas vantagens, já que possibilita ao candidato a oportunidade de conhecer melhor a universidade e de familiarizar-se com os processos seletivos, evitando situações de estresse.

Mais informações da UFV – Universidade Federal de Viçosa – MG no site: www.ufv.br

Notícias Enem V1

Datas da Fuvest

Datas da Unesp

Datas do vestibular (SP)

Calendário de Junho

Calendário de Julho

Vestibular da Unopar

Vestibular da Fipen

Vestibular da UniBrasil

Vestibular da Fapec

Vestibular Unificado

Vestibular da Católica SC

Vestibular para Direito

Vestibular Unicid

Vestibular Ibmec/DF

Vestibular Unipli

Vestibular do IFMG

Passe Fácil no Enem

Continuado Policamp

Últimos dias da EDB

Curso de Gastronomia

Gestão de Eventos

Graduação FGV Online

Ciências Contábeis Esamc

Gincana TV Tribuna

Atleta da UniBrasil

Jornada de História

Simpósio internacional

Mestrado em Administração

Biologia Marinha

Esamc leva alunos

Incubadora do Inatel

Palestras na Unifal

Últimas do Vestibular

Tags Vestibular1

Notícias Enem V1

Vídeo Aulas grátis no Vestibular1

Vibrações Positivas para vestibulandos

Depoimentos sobre o Vestibular1 – Deixe o seu também!

Conheça e leia o livro: Humanidade Revisitada

Conheça o Projeto Jovens Escritores

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página do Especial ProUni Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Fuvest – Vencendo a 1ª Fase

Passe na Fuvest

Fuvest – 2ª Fase Descomplicada

Passe na 2ª fase Fuvest

Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis!

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também