Unisulvirtual no Guide Workshop - Vestibular1

Unisulvirtual no Guide Workshop

Unisulvirtual REPRESENTA O BRASIL EM EVENTOS INTERNACIONAIS VITRINES EM EAD

Não perca essa!

Em março, instituição de ensino brasileira leva seu expertise e pioneirismo em educação a distância aos movimentados Guide Workshop 2010 e OER 10

A UnisulVirtual, universidade líder em número de cursos de graduação de Ensino a Distância (EaD) do País, foi convocada para compartilhar sua experiência em REA – Recursos Educacionais Abertos – em dois eventos internacionais que movimentam a troca de experiência entre instituições de ensino ao redor do mundo.

Murilo Mendonça, assessor de assuntos internacionais da UnisulVirtual, está em Londres participando da OER 10, um congresso internacional sobre Open Educational Resources (REA), na Universidade de Cambridge, até 24 de março.

Ele integra o projeto OLnet (Open Learning Network),da Open University, maior referência mundial em EaD, e vai debater o artigo Imperialismo Cultural ou Mix Multicultural? Promovendo a reutilização de REA através da colaboração, redigido em parceria com Andreia Inamorato dos Santos e Patrick McAndrew, da Open University.

De acordo com Mendonça, a tendência mais atual na área da educação a distância é a disponibilização de Recursos Educacionais Abertos. A UnisulVirtual já utiliza os Recursos Educacionais Abertos do OpenLearn, projeto da Open University, nos seus cursos. Materiais da universidade também foram traduzidos para o inglês e disponibilizados para o mundo anglófono, de modo que possam ser remixados, reutilizados, adaptados às realidades locais, transformados e compartilhados.

O Guide Workshop 2010, realizado em Roma nos dias 18 e 19 de março, teve como tema novos desafios mundiais do e-learning no desenvolvimento cultural, científico e sócio-econômico. No evento, Mendonça apresentou o artigo “Destrancando portas: o papel das instituições de ensino superior na criação de uma cultura dos recursos educacionais abertos (REA)”.

Desenvolvido em co-autoria com a Open University, o trabalho artigo aborda a experiência de colaboração entre a instituição de ensino brasileira e a inglesa no projeto OpenLearn, de REA, da própria Open University, que promove ações e idealiza estratégias para criar uma cultura de uso de recursos educacionais abertos, de forma ampla e eficaz.

Segundo Jucimara Roesler, a diretora do Campus universitário da UnisulVirtual, os estudantes e os profissionais brasileiros estão se rendendo cada vez mais ao alto nível dos cursos oferecidos pela educação a distância. O mercado de EaD cresce de forma meteórica: em 2002, foram registradas 40 mil matrículas e, hoje em dia, são mais de um milhão.

Evolução do número de matrículas em EaD

“A evolução do processo de ensino a distância nos últimos seis anos está relacionada com o desenvolvimento das tecnologias de informação e da comunicação, que alteraram as formas de ensinar e de aprender”, afirma. A UnisulVirtual, que já formou cerca de cinco mil alunos, conta atualmente com cerca de 12 mil estudantes matriculados.

E esse crescimento só tende a aumentar. “O desenvolvimento de novas pesquisas no âmbito das telecomunicações e da informática, tornará cada vez mais diversificado os ambientes virtuais e os serviços de aprendizagem.

Se outrora era necessário acessar a rede por um computador conectado a uma infra-estrutura mínima de hardware e softwares, hoje basta ter um telefone celular para acessar os mesmos ambientes e todos os recursos disponíveis na rede”, finaliza a diretora.

Sobre a UnisulVirtual

A UnisulVirtual é o campus virtual da Universidade do Rio de Santa Catarina (UNISUL). Uma das pioneiras no mercado de ensino a distância, com seis anos de fundação, é a única reconhecida pela Open University e possui o maior portfólio de cursos de graduação da modalidade no Brasil. Seu modelo pedagógico está entre os melhores do País e garante flexibilidade total aos alunos, que atualmente somam mais de nove mil, permitindo a escolha dos horários e locais de estudo, com o acompanhamento de professores (doutores, mestres ou especialistas), que realizam o atendimento via internet.

Além disso, a instituição mantém convênio de intercâmbios internacionais que permitem aos alunos fazer estágios no exterior. Os cursos superiores são reconhecidos pelo MEC e válidos para todo território nacional. A UnisulVirtual oferece 41 cursos superiores, 23 de graduação e 15 de pós-graduação e três cursos de complementação. Já formou mais de 4,5 mil alunos.

Vestibular da Fapec

Abertas as inscrições da FGV

Kit Concursos Públicos grátis

Curso a Distância de Química

Curso de Medicina da UFV

Educação Corporativa Brasil

Festival de Curitiba

Gestalt Terapia

Oitava chamada Unicamp

Fumec prorroga inscrições

Término das inscrições UniBrasil

Novo prêmio recebido pelo Vestibular1

Conheça o Exclusivo

Guia de Como Escolher a Profissão

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta