Menu fechado

Campanha do uso consciente do jaleco ganha destaque nacional

Calendário dos vestibulares

Não perca essa!

O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

A campanha da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG que destaca sobre “o uso consciente do jaleco” teve repercussão nacional na mídia e se espalhou rapidamente pelos mais diversos meios de comunicação. A iniciativa da UNIFAL-MG foi divulgada inicialmente pelo blog Vida de Dentista, ganhando grande destaque os leitores do blog aprovaram a iniciativa e deflagraram a divulgação maciça do cartaz nas redes sociais Facebook e Twitter. A campanha contra o uso de jaleco na rua também foi divulgada pelo site: www.odonto1.com.br.

O objetivo desta campanha é conscientizar e sensibilizar os acadêmicos e profissionais da área da saúde sobre a importância de usar o jaleco exclusivamente em ambiente de contaminação onde servirá de proteção para o profissional. O jaleco utilizado dentro de consultórios médicos, odontológicos, ambulatórios e hospitais é fonte de bactérias multirresistentes que podem provocar doenças como a faringite, otite, pneumonia, tuberculose e até mesmo a morte. Essas bactérias são carregadas para lugares públicos e retornam das ruas para os consultórios e hospitais nos jalecos dos mais diversos profissionais de saúde.

A coordenadora da campanha, a Prof. Dra. Ana Cláudia Pedreira de Almeida colocou em prática seu projeto quando percebeu, que os alunos e profissionais da área da saúde utilizavam o jaleco ou avental de maneira inadequada, fazendo o uso impróprio do mesmo.

Muitos profissionais consideram andar com o avental ou com o jaleco como status. Por isso, queremos conscientizar a todos, desenvolvendo cartazes e folders que estão disponíveis no portal da UNIFAL-MG e em diversos pontos da cidade. A receptividade da comunidade alfenense ao projeto tem se mostrado favorável, muitos se queixam da falta de higiene dos profissionais que chegam com os jalecos nos restaurantes e apoiam a iniciativa dos alunos do projeto. , complementou a coordenadora da campanha.

A iniciativa da campanha despertou interesse geral, principalmente nos restaurantes da cidade. “Todo profissional deveria ter a consciência do quanto é prejudicial aos demais o contato com suas vestimentas que foram utilizadas dentro de um centro cirúrgico. Ainda mais se tratando de um profissional da área da saúde, é preciso ter essa consciência. Aqui no restaurante também temos um cuidado extra com a aproximação dos jalecos nos alimentos.” explicou a proprietária de um restaurante que tem uma grande clientela de universitários.

O PUCA SAÚDE – Projeto do uso consciente do avental frisou que é de suma importância a educação profissional para a formação dos acadêmicos que refletirá no comportamento dos futuros profissionais trazendo benefícios para à saúde pública.

Em alguns municípios já foram aprovadas leis que proíbem os trabalhadores da saúde de usarem jaleco e uniforme fora do ambiente de trabalho. A partir disso, os profissionais que forem flagrados com a vestimenta fora do ambiente hospitalar serão multados em R$ 174,50. Na segunda vez, o valor cobrado será o dobro.

Essa lei, que foi aprovada na semana passada, segundo o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), apenas reforça uma exigência do Ministério da Saúde, que fala que as roupas utilizadas dentro dos hospitais devem permanecer lá.

A sensibilização dos acadêmicos e profissionais de saúde sobre o uso adequado dos jalecos como equipamento de proteção individual continua através da Palestra confirmada para o dia 23 de agosto, a realizar-se no Auditório Dr. Leão de Faria, anfiteatro da UNIFAL-MG.

VISTA ESTA IDEIA!

Prêmio ao Vestibular1

Notícias Enem V1

Passe Fácil no Enem

Vai cair no Enem!

Agenda de Junho

Agenda de Julho

Agenda de Agosto

Mudanças da Fuvest

Datas da Fuvest

Datas da Unesp

Passe Fácil no Enem

Escolha da Carreira

Unip de Junho

Vestibular da Opet

Vestibular da Evangélica

Vestibular da FEI

Inscrições da FEI

Administração na AIEC

Vestibular da FASE

UFV utiliza Enem

Simulado da Fuvest

Aprovados na Esmac

Vestibular PUC Minas

Vestibular Ratio

A química do amor

Engenharia Elétrica

Últimos dias Inatel

Transferência na Evangélica

Educação Alimentar

Desafio Sebrae

Atividades do Carmo

Mostra de Engenharia

Entrega de Premiações

Copa TV Tribuna

Capacitação para Copa

Gestão da Qualidade

Direito Marítimo

Planejamento Tributário

Notícias sobre Vestibular

Tags Vestibular1

Notícias Enem V1

Vídeo Aulas grátis no Vestibular1

Veja sobre o Especial Fuvest

Vibrações Positivas para vestibulandos

Depoimentos sobre o Vestibular1 – Deixe o seu também!

Conheça e leia o livro: Humanidade Revisitada

Conheça o Projeto Jovens Escritores

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página do Especial ProUni Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Fuvest – Vencendo a 1ª Fase

Passe na Fuvest

Fuvest – 2ª Fase Descomplicada

Passe na 2ª fase Fuvest

Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis!

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também