V Defencil - Vestibular1

V Defencil

Lançamento do Seminário Internacional de Defesa Civil (V Defencil)

Não perca essa!

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC), do Ministério da Integração Nacional, organiza uma mobilização em todo o país para discutir estratégias de prevenção de desastres, minimização de riscos e assistência humanitária aos afetados. O objetivo é engajar todos os setores da sociedade envolvidos com a Defesa Civil para definir ações que possam evitar a ocorrência (ou pelo menos reduzir a intensidade) de desastres ocasionados por fenômenos da natureza, como enchentes, deslizamentos e secas.

Para isso, a SEDEC prepara uma série de eventos que envolvem desde representantes comunitários até líderes internacionais. Entre eles estão conferências estaduais e municipais que debaterão propostas a serem apresentadas em março de 2010 na Conferência Nacional de Defesa Civil, onde será formada uma política nacional de Defesa Civil com sustentabilidade social.

Neste processo para elaborar as bases desta política é que está inserido o V Defencil (Seminário Internacional de Defesa Civil), que ocorre entre 18 e 19 de novembro em SP. O evento será lançado oficialmente nesta terça-feira (15) em teleconferência online com a secretária Nacional de Defesa Civil, Ivone Valente.

Participe da coletiva de imprensa no dia 15 de setembro, às 14h horas, pelo link webaovivo.streambrasil.com/ceped

Secretaria Nacional da Defesa Civil quer prevenir desastres e humanizar atendimento aos afetados

Evento discutirá o papel da Defesa Civil na sociedade e apresentará propostas para prevenção de desastres, minimização de riscos e assistência humanitária a afetados

A reunião dos saberes civil, militar, científico e popular em prol de novas práticas de preparação e resgate aos afetados por desastres em todo o país será o foco do V Defencil – Seminário Internacional de Defesa Civil – que ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro no Parque Anhembi, em São Paulo. O lançamento oficial do evento será no dia 15 de setembro em conferência nacional via internet para todos os coordenadores municipais de Defesa Civil.

Tendo em vista a intensificação dos fenômenos naturais em função das mudanças climáticas, um dos objetivos do encontro é elaborar as bases para a construção e fortalecimento de uma política pública com sustentabilidade social. A iniciativa trará uma maior estruturação do setor e servirá para impedir que tragédias como as ocorridas nos últimos meses na cidade de Cocal da Estação, no Piauí (com rompimento de barragem); na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina (com enchentes e deslizamentos); e no estado do Maranhão (com chuvas e enchentes) se repitam com as mesmas proporções.

“Minimizar desastre consiste em produzir condições que reduzam o sofrimento humano. Para isso precisamos trabalhar a qualidade da assistência prestada aos afetados no momento do desastre; mas acima de tudo, precisamos adotar iniciativas de prevenção”, afirma a secretária nacional de Defesa Civil, Ivone Valente. “Quanto mais organizada e mobilizada a sociedade estiver para antecipar os acontecimentos, menor será esse sofrimento”, acrescenta.

Ivone Valente defende a capacitação da sociedade e dos profissionais envolvidos para que se consiga planejar um atendimento adequando a partir da previsão das calamidades. “Hoje, o que se verifica no Brasil é a ausência de uma cultura de defesa civil, sendo que essa área acaba gerida exclusivamente pela ótica do resgate e salvamento”, critica. A secretária explica que, para fortalecer o sistema, é necessário um engajamento dos diversos setores da sociedade e uma ênfase na assistência humanitária, seguindo ao princípio da integralidade no atendimento das necessidades da população. “É importante incrementar o trabalho de acolhimento às famílias atingidas”, defende.

O Seminário Internacional de Defesa Civil será um espaço para reunir os diversos setores da sociedade para trocar experiências; discutir as melhores práticas de prevenção de desastres; debater a construção de políticas públicas sustentáveis e organizar as entidades envolvidas com Defesa Civil no país.

Dentre as atividades programadas estão seminários temáticos e conferências livres preparatórias para a Conferência Nacional de Defesa Civil (que ocorrerá em março de 2010, em Brasília); palestras com representantes da ONU e do Unicef; mini-cursos; exposições fotográficas; mostras de documentários; apresentações artísticas; assinaturas de acordos e demonstrações (de abrigos-modelo, de resgate e salvamento, de massagem cardíaca), entre muitas outras.

Um dos destaques para o público será a apresentação dos procedimentos da Defesa Civil e Assistência Humanitária. Uma estrutura será montada para a realização de uma simulação de desastre (incêndio em um hospital) em que socorristas apresentarão na prática os procedimentos adequados para uma situação de risco.

O V Defencil é um evento organizado por uma comissão formada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil e pelas Coordenadorias Estadual e Municipal de Defesa Civil de São Paulo. A execução é realizada pelo Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (Ceped/UFSC).

A programação do evento está aberta à participação da sociedade. Até o dia 15 de setembro é possível apresentar propostas para a comissão organizadora com sugestões de atividades a serem incluídas no evento. Mais informações no site www.seminariodefencil.com.br.

Serviço: V Defencil – Seminário Internacional de Defesa Civil

Quando: 18 e 19 de novembro de 2009

Onde: Parque Anhembi, em São Paulo

Informações: www.seminariodefencil.com.br

Acesso: pelo endereço webaovivo.streambrasil.com/ceped

Instituições públicas de São Paulo divulgam simultaneamente calendário dos vestibulares, os candidatos que pretendem participar das provas da Fuvest, Unesp, Unicamp, UFSCar, Unifesp, ITA, PUC-SP e PUC-Campinas, já podem conferir as datas dos exames. Veja o calendário:

Fuvest Unicamp Unesp Unifesp PUC-São Paulo

Vestibular FGV

Vagas Remanescentes Unicamp

Extensão em Psicologia na Uva

V Congresso Educarede

Inovando na Cozinha

Contratação de Cooperativas

Pedagogia na Singularidades

Vestibular 2010 Ibmec

Última semana Ceusnp

Mais uma Faculdade Gratuita

Conheça o Exclusivo

Guia de Como Escolher a Profissão

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis!

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta