Menu fechado
Notícias sobre vestibular e vestibulares

Vestibular na UFPR

Vestibular da UFPR tem 43,9 mil candidatos

Calendário dos vestibulares

Não perca essa!

O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

O vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem 43.892 candidatos inscritos. A informação foi divulgada ontem (5) pelo Núcleo de Concursos (NC) da instituição.

O número, que ainda pode variar em razão de eventuais registros tardios de pagamento, é superior ao registrado no ano passado, quando o vestibular da UFPR teve 43,7 mil candidatos.

A UFPR oferece neste ano 5.540 vagas, distribuídas em 95 diferentes opções de cursos de graduação – quatro a mais do que no ano anterior. O total de vagas é 35,1% superior ao ofertado até 2007, quando a universidade oferecia 4.099 vagas.

Do total de 43.892 inscritos na atual edição do vestibular, 9.417 concorrem nas chamadas cotas de inclusão social, que reservam 20% das vagas a estudantes que sempre estudaram em escolas públicas. Outros 2.079 concorrem nas cotas de inclusão racial, que destinam 20% das vagas a estudantes negros.

As provas da primeira fase estão marcadas para o dia 14 de novembro. As da segunda fase acontecem nos dias 5 e 6 de dezembro. Ambas as fases acontecem no período da tarde.

O vestibular da UFPR irá selecionar os alunos para 90% de suas vagas. O percentual restante de vagas (10%) será preenchido através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do Ministério de Educação. Como no ano passado, o Enem representará 10% da composição final da nota dos candidatos.

Sisu e Enem

O vestibular da UFPR irá selecionar os alunos para 90% de suas vagas. O percentual restante de vagas (10%) será preenchido através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do Ministério de Educação.

Como no ano passado, o Enem representará 10% da composição final da nota dos candidatos.

O vestibular irá selecionar 100% dos alunos nos casos dos cursos que exigem prova de habilidade específica (Arquitetura e Urbanismo, Design e Música) e dos cursos que contam com o processo seletivo estendido (Estatística, Matemática e Matemática Industrial).

Em cada curso da UFPR há ainda uma vaga destinada a pessoas com deficiência que se enquadrem nas categorias discriminadas no decreto federal de número 3.298/1999, em seus artigos 3º e 4º – este último com a redação dada pelo decreto 5.296/2004.

Calendário do vestibular da UFPR

– Data de realização da prova de habilidade específica (somente para os

candidatos aos cursos de Música) 10 de outubro de – período da tarde.

– Provas da 1ª fase: 14 de novembro de – período da tarde.

– Provas da 2ª fase: 5 e 6 de dezembro de – período da tarde.

PROCESSO SELETIVO UFPR

RELAÇÃO DAS OBRAS LITERÁRIAS

Lista de obras literárias indicadas para as questões de Literatura Brasileira

As questões de Literatura Brasileira versarão sobre as obras a seguir, selecionadas com o propósito de distinguir manifestações significativas no desenvolvimento de nosso processo literário.

Os textos serão abordados em função de seu momento cultural, sua situação na história da literatura brasileira e sua realização enquanto obra de arte literária.

Obra Literária Autor

Anjo Negro Nelson Rodrigues

Dom Casmurro Machado de Assis

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Inocência Visconde de Taunay (Alfredo d’Escragnolle Taunay)

Leão de Chácara João Antônio

Muitas Vozes Ferreira Gullar

O pagador de promessas Dias Gomes

Romanceiro da Inconfidência Cecília Meireles

São Bernardo Graciliano Ramos

Urupês Monteiro Lobato

PROVA ESPECÍFICA DE SOCIOLOGIA – PROCESSO SELETIVO/2011

Lista de obras indicadas para a prova discursiva de Sociologia

ARAUJO, Silvia M. P.; BRIDi, Maria A.

Publicado em:Notícias,Notícias de Vestibular

Você pode gostar também