Menu fechado
Notícia de vestibular e vestibulares

Vestibular UFMG

UFMG recebe inscrições para Vestibular

Calendário dos vestibulares

Não perca essa!

O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

As inscrições, conforme edital da Copeve (www.ufmg.br/copeve), poderão ser feitas de 12 de agosto a 9 de setembro, no valor de R$ 95.

O prazo para inscrições para o Vestibular UFMG vai até às 17 horas do dia 9 de setembro. O edital está disponível na página da Comissão Permanente do Vestibular. Com taxa de R$ 95, as inscrições devem ser feitas somente pela internet.

Conforme edital publicado dia 2 de junho no site da Comissão Permanente do Vestibular da UFMG (Copeve – www.ufmg.br/copeve) as provas serão realizadas de 3 a 10 de janeiro.

Para esta edição do concurso, que envolve 76 cursos e 6.670 vagas, será considerada apenas a pontuação obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) deste ano, cujas provas acontecem dias 22 e 23 de outubro, de acordo com o MEC. A segunda etapa do Vestibular UFMG será realizada de 3 a 10 de janeiro.

O candidato poderá usar as notas dos Enem anteriores ou apenas do Enem. O uso da nota do Enem apenas deste ano será necessário para equalizar, da melhor forma possível, a situação de todos os candidatos. O objetivo é oferecer a todos os candidatos as mesmas condições.

As provas do Enem acontecem dias 22 e 23 de outubro, de acordo com o MEC. O candidato ao Vestibular UFMG precisa ter o número de inscrição no Enem para fazer a inscrição no Vestibular da UFMG.

Só pode concorrer ao Vestibular UFMG o candidato que se inscreveu no Enem. Segundo a pró-reitora de graduação, Antônia Vitória Aranha, o processo seletivo deste ano apresenta diferenças em relação ao anterior, por isso, o uso da nota do Enem apenas deste ano, para “equalizar, da melhor forma possível, a situação de todos os candidatos.

Uma das diferenças do processo seletivo é a contabilização da nota obtida na redação do Enem na pontuação da segunda etapa e não mais na primeira. A prova de redação, aplicada pelo exame nacional, compunha a nota final da primeira etapa e equivalia a 8% do total de 40%.

No Vestibular UFMG, os 16 pontos da prova de redação serão contabilizados na segunda etapa, e somados aos 80 das provas específicas. Segundo Antonia Vitória Aranha, essa mudança ocorreu porque o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFMG concluiu que “o perfil discursivo da prova de redação a torna mais adequada para ser considerada junto com as avaliações da segunda etapa, que também são discursivas”.

Outro fator que contribuiu para essa alteração foi a necessidade de agilizar a realização das provas de segunda etapa. “Do ponto de vista do Enem, a correção da redação é a que demanda mais tempo, impactando a entrega do resultado. Por isso, incluir a nota da redação do Enem na segunda etapa acelera o nosso processo de seleção”, destacou.

Sobre a aplicação de uma nova prova de português – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira A – a 44 dos 75 cursos de graduação – outra mudança no Vestibular UFMG – a pró-reitora de graduação esclareceu que a decisão foi tomada tendo em vista a mensuração da capacidade de interpretação e de produção de textos dos candidatos. “A demanda partiu de diversos colegiados e órgãos da própria Universidade, como a Câmara de Graduação, que julgaram que é necessário aprimorar as habilidades dos alunos que ingressam na Universidade”, destaca.

Livros

Para os candidatos dos 44 cursos que farão prova de Português e Literatura Brasileira não será exigida a leitura dos livros indicados para o concurso. A mudança está contida no edital dos programas das provas.

O edital define também que a prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira B será aplicada aos alunos dos cursos de Letras, Comunicação, Teatro e Dança, que deverão ler os livros Espumas flutuantes, de Castro Alves; Dom Casmurro, de Machado de Assis; Joias de família, de Zulmira Ribeiro Tavares; e Infância; de Graciliano Ramos. A obra Mar absoluto, de Cecília Meireles, foi excluída da lista, por estar esgotada.

Outra alteração do edital é específica para os alunos do curso de Gestão de Serviços de Saúde que, além da prova de História, farão as de Matemática A e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira A.

Informações sobre os cursos da UFMG estão no site da Mostra das Profissões.

Notícias Enem V1

Calendário de Setembro

Calendário de Outubro

Calendário de Novembro

Calendário de Dezembro

Vestibular da UEL

Vestibular do Infnet

Cursos Gratuitos Senac

Vestibular das Fatecs

Processo seletivo Univix

Google Android

Nova escola: EMAp

Dia do Nutricionista

Vestibular Unicid

Fatec de Carapicuíba

Novos cursos ISE Sion

Bolsas na FGV

Ceusnp de Setembro

Aulão Unicamp

Veris Portas Abertas

Provas na UFMG

Visitação da PUC

Cursos 4 estrelas PUC

Semana Jurídica

Inatel Notícias

Gestão Hospitalar

Concurso Cultural Fai

Copa de Handball

Palestras gratuitas

Semana de Administração

Jornada Científica

Notícias de parceiros

Passar no vestibular

Tags Vestibular1

Notícias Enem V1

Vídeo Aulas grátis no Vestibular1

Veja sobre o Especial Fuvest

Vibrações Positivas para vestibulandos

Depoimentos sobre o Vestibular1 – Deixe o seu também!

PROMOÇÃO: Ganhe um E-Book

da Coleção Passe Fácil no Enem!

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página do Especial ProUni Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Fuvest – Vencendo a 1ª Fase

Passe na Fuvest

Fuvest – 2ª Fase Descomplicada

Passe na 2ª fase Fuvest

Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis!

Publicado em:Notícias,Notícias de Vestibular

Você pode gostar também