Menu fechado
Como fazer uma boa Redação por Vestibular1

Como fazer uma boa Redação

Como fazer uma boa Redação

Redação
Escrever… escrever… escrever…

Como fazer uma boa Redação – Boas Práticas

Para saber Como fazer uma boa Redação não é muito simples, mas também não é tão difícil que você não possa fazer. O principal é iniciar com informações e conteúdos que serão a base para a sua revisão em Redação.

Esta nossa seção de Redação lhe proporciona os meios necessários para vencer obstáculos, e seguindo as Boas Práticas certamente vai conseguir produzir seus textos com eficácia e terá boas notas.

Assim, neste artigo vamos abordar os cinco pecados capitais da Redação, aquilo que você não deve de forma alguma cometer. As dicas abaixo servem para vestibulares, Enem e concursos.

Fique ligado!
Os equívocos abaixo foram apontados por organizadores de concursos e vestibulares como os mais comumente cometidos pelos candidatos.

1 – Ordenação das idéias
A falta de ordenação é um erro comum e indica, segundo os organizadores de vestibulares, que o candidato não tem o hábito de escrever. O texto fica sem encadeamento e, às vezes, incompreensível, partindo de uma ideia para outra sem critério, sem elo de ligação.

2 – Coerência e coesão
Em muitas redações, fica patente a falta de coerência: o candidato apresenta um argumento para contradizê-lo mais adiante. Já a redundância denuncia outro erro bastante comum: falta de coesão. O candidado fica dando voltas num assunto, sem acrescentar dado novo. É típico de quem não tem informação suficiente para compor o texto.

3 – Inadequação
A inadequação é um tipo de erro capaz de aparecer inclusive em redações corretas na gramática e ortografia e coerentes na estrutura. Nesse caso, os candidatos costumam fugir ao tema proposto, escolhendo outro argumento, com o qual tenham maior afinidade. O distanciamento do assunto pode custar pontos importantes na avaliação.

4 – Estrutura dos parágrafos
Muitos dos candidatos têm demonstrado dificuldade em separar o texto em parágrafos. Sem a definição de uma ideia em cada parágrafo, a redação fica mal estruturada, capenga. Um erro muito comum, nesse caso, é cortar a ideia em um parágrafo para concluí-la no seguinte. Ou, então, deixar o pensamento sem conclusão.

5 – Estrutura das frases
Erros de concordância nos tempos verbais, fragmentação da frase, separando sujeito de predicado, utilização incorreta de verbos no gerúndio e particípio são algumas das falhas mais comuns nas redações. Esses erros comprometem a estrutura das frases e prejudicam a compreensão do texto.

 

Depois de conferir Como fazer uma boa Redação, veja mais modelos em nossa seção especial Modelos de Redação. Ou se quer mais dicas e informações para redações veja: Especialistas dão dicas de como fazer, A diferença entre a língua falada e a escrita, Significados e sentidos das palavras e Como escrever bem. Veja em novidades: Como enfrentar o dia “D”, Um segredo básico para passar no vestibular e  Não deixem aumentarem sua ansiedade. Visite Enem e Vestibular, dois canais que todo estudante nesta fase deve visitar! Como fazer uma boa Redação.

Publicado em:Boas Práticas,Redação

Você pode gostar também