Menu fechado
Redações premiadas no Concurso Editora campus e Vestibular1

Redação de Carmen

Redação de Carmen premiada do Concurso Editora Campus

Esta seção contém redações premiadas do Concurso Editora Campus com o Vestibular1.

Examine e avalie a Redação de Carmen. Para quem gosta de ler redação ou apreciar textos para ter como exemplo, como modelo, ou ainda como referência para produzir futuras dissertações para exames vestibulares ou mesmo para o Enem, é uma oportunidade para melhorar o padrão exigido pelos examinadores e um exemplo de conteúdo relevante, pertinente e essencial sobre o tema proposto.

Nota 10 Vestibular1 merecido
Nota 10 Vestibular1

Esta redação é de autoria de Carmen L. G. Costa, 45 anos, que recebeu o livro de nosso portal em parceria com a Editora Campus: Cartas a um Jovem Escritor

Como você se vê daqui a 10 anos? 

Daqui dez anos, será o ano! Parece um tempo razoável, porem, depende muito da idade que se tem hoje e de como se enxerga o mundo.

Se me fizessem esta pergunta aos meus 20 anos, eu diria com certeza, “daqui a 10 anos, meu filho estará com 11 anos, terei terminado minha faculdade e estarei trabalhando em meu consultório de Psicologia. Estarei numa bela casa, com carro novo, e viajando muito nas férias.”

Já, se essa pergunta me tivesse sido feita aos meus 30 anos, eu responderia que, “daqui a 10 anos, meus filhos estarão na faculdade, eles terminarão o que eu não consegui. Vejo-me na minha casa tão sonhada, dentro daquele carro importado vermelho cereja e com certeza em um emprego bem melhor”.

Agora neste ano, aos 45 anos, recebo esta pergunta e paro diante do espelho, vejo refletido nele toda uma vida e me pergunto: “Daqui a 10 anos…???”

Bom… Muitas coisas mudaram principalmente as prioridades. De que adianta uma bela casa? Para chamar atenção de ladrões? E um bom carro? Para ser abalroada em ruas de uma cidade, onde bêbados no volante matam no transito e não existe respeito pela vida do semelhante? Para que me preocupar em terminar uma faculdade de Psicologia?

As pessoas que precisaremos daqui a 10 anos, são aquelas que não vivem para escutar sobre seus problemas, mas para trazer a solução sobre o problema de todos. Aquelas que saibam, por exemplo, como controlar a poluição, ou que entendam de preservação do meio ambiente, reciclagem, clonagem de órgãos, etc. Estamos ficando ser água e ar para vivermos e isso não é para daqui a 10 anos somente, é urgente.

A resposta não é “Como eu me vejo daqui a 10 anos, mas como eu quero poder me ver daqui a 10 anos. Os meus filhos? Eles estão muito bem, já sou até avó… AVÓ!!! Tenho um neto, o primeiro deles para me preocupar, e não é com as peçinhas de tricô ou bolinhos no fim de tarde. Preciso ter a certeza que, daqui a 10 anos, quando ele completar 10 anos, tenham jardins onde possa correr, existam praias limpas onde possa nadar, que ainda vivam muitos pássaros para apreciarmos seu canto. Quero e preciso me ver andando de barco, lá no velho Mogi, e encontrar peixes, onde eu possa ensiná- lo a pescar.

Daqui a 10 anos, me vejo falando a um grupo de jovens, como foi importante ter colaborado para a exclusão definitiva das queimadas antes de 2040, das atitudes que ajudaram a conscientizar as pessoas sobre o aquecimento global. Vejo-me a frente de um grande movimento, onde as pessoas preguem o amor, a harmonia e a honestidade e não as competições desvalidas para conquistar sempre o primeiro lugar. Daqui a 10 anos não vejo rugas em meu rosto, vejo as marcas de uma grande batalha. A felicidade por poder estar viva, por fazer parte disso tudo, por ter acreditado que seria possível, por não ter desistido só porque a casa não veio como esperada, nem o carro é o importado e a faculdade…, bem, essa eu terei ainda mais 10 anos, caso não tenha dado tempo.

Afinal, se é verdade que a vida começa aos 40, eu ainda serei uma adolescente, pensando no futuro daqui a 10 anos… Me pergunte de novo quando eu chegar lá.

 

Quem tem intenção ou precisa compor um texto, formular uma redação ou escrever sobre um assunto qualquer oferecemos nosso canal de Redação Nota 10 com instruções, orientações, dados importantes e dicas que ampliará, e vai incrementar suas habilidades, seu discurso, linguagem, mensagem escrita e vocabulário.

Continue visitando redações de Concursos de Redação do Vestibular1, após conhecer a Redação de Carmen. Veja mais redações premiadas, pelas mensagens e conteúdos substanciais, expressivo e pertinente. Tudo para Vestibular e tudo para Enem, só pra você! Redação de Carmen.

Publicado em:Concurso Editora Campus

Você pode gostar também