Menu fechado
Redações Selecionadas no Concurso Editora Campus e Vestibular1

Redação de Sarita

Redação de Sarita

Redação de Sarita selecionada do Concurso Editora Campus

Esta é uma das redações selecionadas do Concurso Editora Campus com o Vestibular1.

Embora não premiadas, escolhemos sempre algumas redações enviadas por estudantes para nossos concursos de redação com a finalidade de oferecer as bases para uma boa leitura e interpretação, com conteúdos relevantes, além de oferecer pelo canal de Redação Nota 10 informações importantes e dicas que desenvolverão suas habilidades nesta área. Os estudantes terão oportunidades de construirem textos e redações passo a passo, parte por parte com nossas orientações.

A redação é de autoria de Sarita G. de Souza

Conhecimento: quesito em desuso

Sou contra a essa medida adotada pelas universidades, já que ao invés de eliminar a diferença racial apenas a aumenta, transformando-se em utopia. Comparo as cotas ao discurso eleitoral,pois elas representam uma ilusão no Brasil, onde a elite negra conquistou seu espaço mediante a esforços individuais.

Além de ser uma frustração, o sistema de cotas é uma gravidez mal planejada pelo Executivo, na qual não cessará o preconceito, tampouco igualará os salários entre brancos e negros. Esta medida social oferece ao candidato a ideia de vitória negra, mas isso reflete em pontos negativos.

Primeiro,nem todos os vestibulandos beneficiados alcançarão a média no curso de odontologia, por exemplo; segundo, as cotas selecionam candidatos por tipo de raça, excluindo o conhecimento desses; a verdadeira arma contra a desigualdade. Associar este sistema cotista à igualdade é utopia, porque ainda há presente nesta sociedade a ideia de ligar o negro a profissões simples, bem como à raça inferior; fatores que me levam a descrer dos reais sentimentos humanos.

Taís Araújo, Tatau, ex-Araketu, Alexandre Pires; jóias raras da cultura brasileira graças à luta incessante vencer profissionalmente, quebrando tabus em uma mídia, cuja atenção era voltada a talentos brancos. m ano eleitoral, todo candidato sempre repete as mesmas propostas com poucas soluções quando eleitos. A política cotista tampouco difere disso. Na teoria, ela diz ”concretizar” a igualdade racial a longo prazo enquanto na prática há o outro lado da moeda: desigualdade e preconceito; duas heranças coloniais enraizadas nesta sociedade que se ilude por medidas de cunho eleitoral.

Logo, as cotas sociais são uma política ainda prematura no Brasil, onde pouco se investe em educação básica, cujo aprendizado é essencial às crianças. Aquelas tampouco despertam minha esperança de igualdade racial, já que essa só será presente quando haver atitude inteligente.

 

Este nosso concurso é destinado aos alunos de todos os anos do Ensino Médio, com nossa revisão para o quesito Redação, pretendemos ser mais um polimento final de toda uma programação já feita nos colégios e cursinhos, nas semanas que antecedem os vestibulares mais concorridos, bem como a prova do Enem.

Seguidamente após ler e conhecer a Redação de Sarita, visite outras redações de Concursos de Redação do Vestibular1. Redações selecionadas, escolhidas pela mensagem e conteúdo, que já realizamos em parceria com editoras de notoriedade comprovada. Tudo para Vestibular e tudo para Enem só pra você! Redação de Sarita

Publicado em:Concurso Editora Campus

Você pode gostar também