Biografia Álvares de Azevedo - Vestibular1

Biografia Álvares de Azevedo

Biografia Álvares de Azevedo

 

Biografia Álvares de Azevedo – Introdução

Manuel Antônio Álvares de Azevedo nasceu em 12 de setembro de 1831 na cidade de São Paulo, de pai fluminense, estudante de Direito, e mãe goiana ambos de gente importante. Bacharelou-se em Letras no Colégio Pedro II em fins de 1847.

De 1844 a 1845 passou seis meses e fez alguns preparatórios em São Paulo, para onde foi morar no começo de 1848. Matriculou-se na Faculdade de Direito.
Mas nas férias de 1851-2 adoeceu no Rio, onde as passava sempre e depois de dolorosa operação para extrair um tumor na fossa ilíaca, morreu quando a cursava o 5° ano, no dia 25 de abril de 1852. Tinha vinte anos e sete meses.
Apesar de muito jovem, era muito culto e, além do francês sabia bem inglês. o que lhe permitiu ler no original alguns dos grandes clássicos românticos, como Shakespeare que a maioria dos seus contemporâneos brasileiros lia em traduções.
Além deles, conhecia os clássicos latinos e portugueses. Sem falar na paixão, em especial por Victor Hugo.

Biografia Álvares de Azevedo: Segundo Antonio Cândido, a sua personalidade bem marcada pode ser aferida pelo cunho singular vista em algumas opiniões criticas nos seus ensaios.
Conhecido como o poeta macabro do romantismo, previu a morte de dois amigos que efetivamente desapareceram sem deixar rastro, sua vida pessoal é tema de grande confusão entre os críticos, pois uns bendizem-no como um santo franzino e virginal, outros pinçam-lhe a alcunha de depravado e demoníaco.
É o principal representante no Brasil da influência byroniana (ultrarromântica) dos ingleses e alemães como todo escritor da paulista capital teve fim trágico bem a gosto burguês dos acadêmicos do Largo de São Francisco do século XIX.

Fonte: Setanet

Leia o resumo das obras de Alvares de Azevedo:
Lira dos Vinte Anos
Noite na Taverna

Leia sobre a escola literária Romantismo
Curso Rápido de Redação Clique aqui

Se você está querendo se preparar para o Enem e vestibulares neste ano, o Vestibular1 é o lugar certo! As seções de Revisão OnLine e de Vestibular vão fazer a diferença na busca por uma boa nota, saiba tudo de vestibulares e do Enem, conteúdos relevantes e dicas exclusivas só pra você. Outra seção imperdível é o de Redação, que também tem conteúdo inédito saiba fazer uma Redação Nota 10!
Biografia Álvares de Azevedo

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta