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Biografia dos Autores literários

Biografia Mário de Andrade

 

Biografia Mário de Andrade

“Por esse tempo eu sofria de um complexo de inferioridade orgulhosíssimo. Não vê que pouco menos de um ano antes, eu escolhera no amontoado milionário dos meus versos o que considerava melhor, uns quinze sonetos, e mandara a Vicente de Carvalho. Com uma carta assombrada de idolatria e servidão. E lhe pedia humildemente que me dissesse qualquer coisa, um ‘não’ que fosse, para esclarecer as minhas dúvidas sobre mim. É quase absolutamente certo que Vicente de Carvalho recebeu a minha carta, entregue quase que às mãos dele, num dia em que ele se achava em casa. O que eu sofri de angústia, de despeito, de humilhação, de revolta, nem se conta! E comecei a cultivar um complexo de inferioridade prodigiosamente feliz, que me deixava solto, livre, irresponsável, desligado dos meus ídolos parnasianos, curiosos de todas as inovações, sequaz incondicional de todas as revoltas”.
Mário de Andrade

Biografia Mário de Andrade – Introdução

Mário Raul de Morais Andrade, o chamado papa do Modernismo, nasceu em São Paulo, na Rua Aurora, em 9 de outubro de 1893. Na capital paulista, após o grupo escolar e o ginásio, matriculou-se na Escola de Comércio Álvares Penteado, abandonando 0 curso depois de uma briga com seu professor de Português. No ano seguinte, 1911, ingressa no Conservatório Musical de São Paulo, onde se forma em piano. Jovem ainda, inicia suas críticas de arte escrevendo para jornais e revistas. Em 1917, ano em que trava amizade com Oswald de Andrade, publica seu primeiro livro e descobre Anita Malfatti, transformando-se numa das figuras mais importantes de nossa vida cultural. Foi diretor do Departamento de Cultura do Município de São Paulo e professor de História da Música no Conservatório Dramático de São Paulo. Lecionou História e Filosofia da Arte na Universidade do Distrito Federal (Rio de Janeiro). Voltando a São Paulo, trabalhou no Serviço de Patrimônio Histórico. Morreu em sua casa, em São Paulo, na Rua Lopes Chaves, em 25 de fevereiro de 1945.

O volume de estreia de Mário de Andrade – Há uma gota de sangue em cada poema – retrata a I Guerra Mundial e mostra o autor ainda influenciado pelas escolas literárias anteriores à Semana, com poesias que obedecem a normas de estética, como a metrificação e a rima, de nítida influência parnasiana. O próprio poeta afirma que, ao visitar a exposição de Anita Malfatti, em 1917, ficou tão maravilhado com suas pinturas modernas, revolucionárias, inovadoras, que lhe dedicou um… Soneto parnasiano!

Sua poesia manifesta-se modernista a partir do livro Pauliceia desvairada, que rompe com todas as estruturas ligadas ao passado. O livro tem como musa inspiradora, ou melhor, como objeto de análise e constatação, a cidade de São Paulo e seu provincianismo, o rio Tietê, o largo do Arouche, o Anhangabaú, a burguesia, a aristocracia, o proletariado; uma cidade multifacetada, uma colcha de retalhos, uma roupa de arlequim – uma cidade arlequinal.

Biografia Mário de Andrade – Inicia-se com os seguintes versos, do poema:
Inspiração

São Paulo! comoção de minha vida…
Os meus amores são flores feitas de original…
Arlequinal!… Traje de losangos… Cinza e ouro…
Luz e bruma… Forno e inverno morno…
Elegâncias sutis sem escândalos, sem ciúmes…
Perfumes de Paris… Arys!
Bofetadas líricas no Trianon… Algodoal!…
São Paulo! comoção de minha vida…
Galicismo a berrar nos desertos da América!

Demonstrando não ter sofrido influência alguma, Mário de Andrade dedica Pauliceia desvairada a seu grande mestre, seu Guia, seu Senhor: ele mesmo, Mário de Andrade!

Em toda a sua obra, Mário de Andrade lutou por uma língua brasileira, que estivesse mais próxima do falar do povo, sendo comum iniciar frases com pronomes oblíquos e empregar as formas si, quasi, guspe em vez de se, quase, cuspe. Os brasileirismos e o folclore tiveram máxima importância para o poeta, como bem atestam os livros Clã do jabuti e Remate de males. Ao lado disso, suas poesias, romances e contos revestem-se de uma nítida crítica social, tendo como alvo a alta burguesia e a aristocracia.

Biografia Mário de Andrade: Amar, verbo intransitivo é um romance que penetra fundo na estrutura familiar da burguesia paulistana, sua moral e seus preconceitos, ao mesmo tempo em que trata, em várias passagens, dos sonhos e da adaptação dos imigrantes à agitada Pauliceia. A estudiosa da obra andradiana Telê Porto Ancona Lopez assim aborda, de forma global, o romance:

Amar, verbo intransitivo conta uma lição de amar, ou a iniciação amorosa do adolescente Carlos, da burguesia paulistana, de novos ricos, apresentada como burguesia industrial urbana, tipicamente brasileira. A professora de amor- contratada para instrutora de sexo pelo pai do rapaz, Souza Costa, em combinação que, para ele, excluía a participação de Laura, a esposa – é Frãulein Elza, governanta alemã, também professora de línguas e piano na família. Sua profissão não a impedia de acalentar, aos 35 anos, um romântico ideal de amor. (…) O núcleo da narrativa é o idílio, a história de amor: a descoberta do amor, sua prática pelo jovem aluno e Frãulein revisitando sua pedagogia e seu sonho, afeiçoando-se, mais do que desejava, a Carlos, sem esquecer, entretanto, a intransitividade do verbo amar…

Biografia Mário de Andrade: Em Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, temos, talvez, a criação máxima de Mário de Andrade: a partir desse anti-herói, o autor enfoca o choque do índio amazônico (que nasceu preto e virou branco – síntese do povo brasileiro) com a tradição e a cultura europeia na cidade de São Paulo, valendo-se para tanto de profundos estudos de folclore. E Macunaíma, no seu pensamento selvagem, faz as transformações que ele quer: um inglês vira o London Bank, a cidade de São Paulo vira uma preguiça (animal), e assim por diante, colocando todas as estruturas de pernas para o ar. Macunaíma é o próprio herói de nossa gente, como faz questão de afirmar o autor logo na primeira linha do romance, para reiterar a ideia na última linha, procedimento contrário ao dos autores românticos, que jamais declaram a condição de herói de seus personagens, apesar de os criarem com essa finalidade.

Por: José de Nicola, por Esquina da Literatura

 

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