Menu fechado
Resumos de Livros por Vestibular1

A Luneta Mágica de Joaquim Manuel de Macedo

 

A Luneta Mágica de Joaquim Manuel de Macedo

A Luneta Mágica de Joaquim Manuel de Macedo, obra escrita em 1869, é um clássico da literatura brasileira e pouco conhecida de Joaquim Manuel de Macedo, famoso por seu romance A moreninha.

A Luneta Mágica de Joaquim Manuel de Macedo é uma obra que se afasta do romance ligeiro de complicações amorosas e desenlaces piegas, não se aproxima de nada.
Paira indecisa entre a fábula, o conto de fadas, e a historieta, tudo entremeado de digressões pseudo-filosóficas.
As frequentes e nem sempre oportunas especulações sobre o Bem e o Mal se conduzem através de um discurso em que predomina o lugar-comum romântico, enunciado por um narrador que proclama sua miopia física e moral desde a primeira página.
Em primeira pessoa, Simplício, o narrador, conta-nos suas desventuras de “míope moral e fisicamente” que a duas polegadas dos olhos não distingue um girassol de uma violeta. Simplício ficou órfão aos 12 anos de idade e mora com usa tia Domingas, mulher religiosa e devotada, Américo, que administra sua herança e com sua prima Anica.
Convidado a participar de um júri onde conhece Nunes, quem o apresenta ao Senhor Reis, o qual lhe indica um mágico armênio.
Com ele Simplício consegue uma luneta com a qual pode ver perfeitamente, inclusive além das aparências.
Assim, Simplício poderá enxergar o lado bom e ruim de cada pessoa. Após grandes enganos e confusões ganha do armênio a Luneta do bom senso, encontrando assim uma maneira de enxergar as pessoas e viver bem com a sociedade.

Apostilas de todas as matérias para download grátis. Resumos, revisão de matérias, trabalhos prontos, exercícios resolvidos, simulados e muito mais! Vestibular e Enem.

Contribua com o nosso conteúdo, Dividir experiências e dar sugestões. Quer enviar uma colaboração? Ajude entrando em contato, clique aqui!

Além da vontade de entrar no ensino superior, saiba o que fazer para conseguir passar no vestibular. Acesse: Para passar no Vestibular! Não deixe para depois treine: Acesse agora a seção de Simulados

A Luneta Mágica de Joaquim Manuel de Macedo

Publicado em:Resumos de livros

Você pode gostar também