Menu fechado
Resumo de Livros, não substitui a leitura vestibular1

As Minas de prata de José de Alencar

 

As Minas de prata de José de Alencar

O mais longo romance de Alencar foi publicado entre 1862 e 1866. Na primeira data, foram publicados 19 capítulos, em dois volumes da Biblioteca Brasileira, de Quintino Bocaiúva.

A obra As Minas de prata de José de Alencar, foi retomada em 1864-1865 e publicada ao longo dos dois anos seguintes, em seis volumes. Na primeira publicação, o romance As Minas de prata de José de Alencar tinha por subtítulo Continuação do Guarani, que foi retirado na edição de 1865/66. A ação se passa logo a seguir à de O Guarani, em 1609.

Linhas de desenvolvimento do enredo vinculam as duas obras e uma das personagens de As Minas de prata de José de Alencar – D. Diogo de Mariz é filho de D. Antonio de Mariz e, portanto, irmão de Ceci, a heroína do romance indianista. Embora desde o título,As Minas de prata de José de Alencar, o tema do romance se anuncie como a exploração do interior em busca de riquezas, nos primeiros tempos da colonização, desempenha importante papel estruturador do livro a presença da Companhia de Jesus no Brasil – assunto a que Alencar se dedica, na mesma época da composição do romance, no drama O jesuíta.

Leia também a biografia de José de Alencar

Aproveite: Dúvidas resolvidas de estudos e outras, Dúvidas em Carreiras e Profissões e Dúvidas Sanadas de matérias e Redação. Aqui você encontra as dúvidas mais frequentes sanadas pelos professores e colaboradores do Vestibular1.

Confira o Guia de como escolher a profissão e mais informações gerais de como escolher a profissão. Descubra os Tipos de Vestibulandos existentes! Saiba com qual vai se identificar!

Conheça o Prouni, Informações sobre o Fies.

Apostilas em formato PDF para download grátis, com resumos, simulados, exercícios, revisão e muito mais.

As Minas de prata de José de Alencar

 

Publicado em:Resumos de livros

Você pode gostar também