Menu fechado
Resumos de Livros para vestibular e Enem por Vestibular1

Dona Guidinha do Poço de Manuel de Oliveira Paiva

 

Dona Guidinha do Poço de Manuel de Oliveira Paiva

Sua única obra importante, Dona Guidinha do Poço, ficou ignorada até 1952 ,quando foi editada, sessenta anos após a morte do autor. Coube a Lúcia Miguel Pereira redescobri-la, fazendo na primeira Edição uma elogiosa (e merecida) apresentação.
Obra de profundidade, psicológica e sociológica, vale-se de um estilo vivo, onde se fundem poesia, reflexão, senso de humor, a presença do falar regional nordestino, além do aproveitamento das tradições orais e das narrativas dos contadores de história.
Baseado em uma história real, a qual foi pesquisada por Ismael Pordeus, historiador, que teve acesso ao processo em que a poderosa fazendeira Marica Lessa respondeu pelo assassinato de seu marido o Coronel Domingos d´Abreu e Vasconcelos por volta de 1853.
A fazendeira amasiou-se com Senhorinho Pereira, o sobrinho do marido, e contratou um executante do crime contra seu cônjuge.
Descoberta a trama, a fazendeira foi condenada à prisão, cumprindo pena na cadeia pública de Fortaleza.
A fazendeira morreu como indigente, depois de ser solta, semi enlouquecida e pobre.

Dona Guidinha do Poço divide-se em cinco livros:
Livro I – o amor despontando
Livro II – o amor se consuma em posse
Livro III – a paixão cega
Livro IV – o drama e
Livro V – o desenlace

Narra à história da poderosa Margarida Reginaldo de Oliveira Barros, dona de cinco fazendas, prédios, gado, prataria e muitos escravos. Mulher bravia e apaixonada envolve-se com um sobrinho de seu marido, soldado elegante e vaidoso.
Este, acusado de homicídio, esconde-se na casa do tio, que desconfiado de seus amores com a mulher, Dona Guidinha resolve entregá-lo à polícia.
Como vingança, Dona Guidinha, manda um caboclo matar o marido, e, como sempre altaneira, é conduzida a prisão, sob as vaias da população.

Assista vídeo-aulas de Literatura! Clique Aqui!
Saiba mais sobre o Prouni

Dona Guidinha do Poço de Manuel de Oliveira Paiva

Publicado em:Resumos de livros

Você pode gostar também