Encontros de Abismos - Vestibular1

Encontros de Abismos

Encontros de Abismos

 

Resumo Encontros de Abismos de Julio de Queiroz

A herança literária ampla e variada da Bíblia, deu origem a Encontros de Abismos.
O autor se parece com um dos representantes das gerações humanistas, de nossos dias, que tentam unir o espírito, a palavra e o conhecimento, na tentativa de compreender e explicar o homem, como um irmão de grandeza e sofrimento, desprendimento e mesquinharia, fraternidade e solidão. Há nele uma religiosidade que transcende rituais.
• Três Contos: religiosidade
• Literatura Catarinense

Encontros de Abismos – Escuridão no meio-dia
Monsenhor Lustosa: Amarido. È Monsenhor na Cúria Diocesana de Traína.
Monsenhor é um posto na administração da Santa Igreja.
Sacerdote é a autorização para realizar os atos da Santa Liturgia.
Fora encaminhado ao Seminário Diocesano de Alagoas do mesmo modo que Quinzinho, seu irmão mais velho, entrara em Campanha política para vereador, e Manito o mais velho de todos tinha sido mandado para a Escola Militar de Recife, havia ainda três moças. Os outros irmãos foram distribuídos ao estudo de Economia e Direito.
O Cardeal convidou Lustosa para participar do encontro sobre O Jesus Histórico, em Florianópolis. Ele ficou em um hotel e aproveitou para visitar seu ex-colega Flávio, casado com Marta.
Monsenhor tinha sido padre.
Manoel Derranges, pastor da Igreja Mundial foi procurar Monsenhor para conversar, foi perguntar se ele poderia se confessar com Amarildo e se ele manteria sigilo. E contou que há 8 meses, ele foi para uma praia descansar e que lá passou por uma experiência de se sentir como se fosse uma criança de 7 anos, ele estava em casa com um menino que parecia ser seu irmão e uma ama-seca. Quando a ama berra que o dique rebentou, quando Manoel foi para a janela ainda aberta para ver a correnteza da água e foi atirado contra os moveis e a parede, ele concluiu então que foi assim que ele morreu na ultima vida.
Lustosa ouviu a confissão de Manoel e disse poucas palavras para ele, que era para ele acreditar em Deus e ter fé que a verdade apareceria.

Encontros de Abismos: outro dia no hotel a camareira foi pedir oração para o bebê de sua irmã, que nasceu aleijado, mas foi pedir para orar para que o bebê morresse, pois o mesmo daria muito trabalho, Monsenhor disse que se ele fizesse isso estaria cometendo um assassinato e mandou a camareira se retirar.
Monsenhor encontra o professor Roriz; discutem sobre Jesus Cristo e também sobre a época da Inquisição, depois o dois vão para a rodoviária pegar o ônibus para viajarem rumo ao próximo encontro e encontram Pastor Nivaldo que também irá, eles vão para o encontro teológico que durara uma semana.
No ônibus Monsenhor senta-se ao lado de um marceneiro, que era bastante prestativo e ajudou uma criança, uma mulher grávida e no restaurante dividiu o pouco de sua comida com uma família humilde. Isso chamou a atenção do Monsenhor e de seus colegas.
Depois do jantar, o ônibus seguiu viagem, todos adormeceram e acordaram em SP, cada um deles já tem alguém a sua espera.

Encontros de Abismos – Enigma do Entardecer
Nasceu espartano, deixou sua cidade, para entrar em Roma. Com 10 anos trancado nos porões como escravo foi comprado por uma mulher feia, velha e pesada, chamada Aspia, uma prostituta.
Eudoxis ficou encarregado de ensinar o menino culturalmente. Por 4 anos o menino trabalhou na cozinha, tardes e noites, e pela manha Eudoxis ensinava a ele musica, gramática, canto e a tocar lira. Depois começou a servir banquetes. Mais tarde o arrumaram, o perfumaram para servir um hospede de honra, Junio Valério, orador máximo do senado, que passou a ter relações com o menino e assim ele começou a ser bem tratado quando Juno vinha até a casa visita-lo. Juno apaixonou-se pelo menino e pagou uma quantia em dinheiro a Aspia para que ela tirasse o menino da cozinha e o tratasse como hospede, agora já com 17 anos.
O menino que se chamava Demétrio Grego, certa noite ouve uma menina Cloé a escrava do chiqueiro chorando e vai até ela para consolá-la, e prometeu comprar a liberdade da menina, tinha um soldado que espionava o menino e contava tudo a Áspia.
Até que certo dia deixou de ser protegido de Juno e voltou a ser escravo. Depois foi levado para um acampamento, onde foi dado como presente de Juno, e marcharia para Judéia.
Serviço Militar, aprendiz na Guarda das Insígnias, se tornou um soldado.
No Monte das Oliveiras, Demétrio, mantinha relações com outros homens e cobrava por isso, assim juntava dinheiro.
Encontros de Abismos: o Messias chega e o rapaz sente-se atraído por ele e quer encontrá-lo a sós, pois acredita que o messias também se interessou, por ter lançado um olhar a ele. O povo acredita que o messias veio para libertar Israel.
Havia começado a comemoração da Páscoa em Jerusalém. O Rabi (messias) e mais três soldados subiram o horto e Demetrio os seguiu, imaginando que o rabi sabia que estava sendo seguido por ele, e queria ter relações com ele.
Alguns dias depois o rabi Nazareno foi posto na cruz, para assim ser morto. Demetrio arrancou a lança das mãos de um guarda espantado.
Um ano depois exoneraram Demetrio no Exercito Imperial, de Jerusalém ele volta para Roma, então ele compra a liberdade da menina Cloé da casa de Aspásia e vira seu amigo.

Encontros de Abismos – Fugor na Noite
De Betânia minha cidade até Jerusalém a viagem não é longa.

Hebreu Consultou-se com médico que disse que não era lepra, mas nada escapa dos vizinhos. Eu não era mais o Lázaro, o fazedor de cordas, mas sim o Lazaro leproso. Porém era apenas um apelido. Assim vivi anos. Quando veio a febre.Então Lazaro morre de febre e não de lepra.
Rabi Nazareno a quem minhas irmãs tanto agradavam.
Quatro dias morto… Ressurreição… Milagre feito pelo rabi.
Elohim.
Raquel a viúva com quem Lazaro passou a encontrar-se a noite às escondidas.
Reib do Conselho dos Sacerdotes manda chamar Lazaro para saber que milagre o fez ressuscitar e o que ele tinha com o rabi. Lazaro disse que nada sabia, que era apenas um milagre do qual ele não sabia como aconteceu.

Encontros de Abismos: crucificaram o rabi nazareno.
Lazaro foi para o alto de uma montanha para suicidar-se, mas antes de fazê-lo ele foi assaltado por dois ladrões que depois que o assaltaram, jogaram-no lá de cima, sem ser preciso Lazaro suicidar-se. Então ele morre, e vê a mesma Luz que viu quando morreu pela primeira vez.

Resumo: Ana Paula Raichaski

Saiba Como se preparar para o Enem e Vestibular, Simulados, provas, inscrições,  e muito mais. Para obter uma boa nota no Enem, estude e faça uma revisão em nosso site. Inicie sua revisão com as provas de anos anteriores e os gabaritos completos: Prova e gabarito de anos anteriores.

Encontros de Abismos

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta